Porque sim não é resposta! - Tomo Literário


Teimosia, empatia e a importância de se abrir ao diálogo são questões abordadas no livro A Grande Ideia, de Telma Guimarães, lançado pela Editora do Brasil

Desenvolver habilidades socioemocionais é uma etapa importante na vida das crianças e um aprendizado que ocorre frente a conflitos cotidianos. Esse é um dos focos de atenção no enredo de A Grande Ideia, da escritora Telma Guimarães, com ilustração de Bruna Assis Brasil, um lançamento da Editora do Brasil.

Uma das protagonistas é Raquel que se orgulha de ser a garota mais alta da classe. Por conta disso, no primeiro dia da escola, ela achou que tinha todo o direito de escolher o lugar que queria sentar e foi logo se acomodando na carteira da frente.

Já Luiza era baixinha e, sentada na carteira de trás, não conseguia enxergar a lousa com aquela meninona enorme logo a sua frente.  Então pediu para trocar de carteira com Raquel. “Não. Eu vi esse lugar primeiro. Olha o meu tamanho!” Foi a resposta de poucos amigos da garota grandona. Estava instaurado o conflito. Luiza não desistiu e cravou uma pergunta insistente: “Por quê?”. A outra não se fez de rogada: “Porque sim!” E Luiza insistiu: “Porque sim não é resposta. Por quê?” A insistência de Luiz acabou levando Raquel a pensar, colocar-se no lugar da colega e abrir-se para o diálogo, condição necessária para a convivência e a resolução de conflitos. Uma lição que a garota alta acabou levando para casa e aplicando com a família, em um final surpreendente.

De uma forma bem-humorada, Telma Guimarães apresenta uma situação ideal para abordar temas como teimosia, empatia e desenvolvimento de pensamento crítico. Como desta a autora: “Menores na frente, maiores atrás. Será que isso funciona todo dia? Às vezes ninguém respeita tamanho, idade, fila. Falta ao mundo aquele olhar carinho como o próximo, concorda?” E a história de Raquel e Luiza mostra que, na vida, em vez de encarar conflitos como um caso de “vencedor e perdedor”, devemos buscar o respeito e a tolerância.

Indicado para crianças entre seis e sete anos, o livro faz parte da coleção De Todo Mundo, que foi criada para trotar com leveza e humor temas importantes para o desenvolvimento humano. Como ilustrações atrativas, de brinde, cada livro da coleção traz, no final, uma HQ que complementa de forma divertida o tema abordado.

Sobre a autora:

Paulista nascida em Marília, Telma Guimarães cursou Letras Vernáculas e Inglês na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília, da Unesp. Estreou como escritora em 1987, com o livro Cara de Pai, para crianças. O primeiro livro juvenil, Rita está Crescendo, veio em 1990, depois que Telma recebeu da mãe os diários que escrevia quando jovem. Desde então já publicou 170 livros, entre infantis em Português e Inglês, Juvenis em Português e Inglês, didáticos de Inglês, um dicionário bilíngue, além de juvenis em Espanhol.

Sobre a ilustradora:

Curitibana, Bruna Assis Brasil nasceu em 1986, e desde pequena sempre amou desenhar. Ouvia de muitos que não conseguiria ser ilustradora, mas assim como as protagonistas do livro, não aceitou o “não” como resposta. E, hoje, possui dezenas de livros ilustrados.

Sobre a Editora do Brasil:

A Editora do Brasil está há 75 anos buscando sempre renovar produtos e serviços, para levar conteúdos atuais e materiais de qualidade para milhares de educadores e alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Em todos os cantos do país, professores e gestores que trabalham com os nossos livros têm acesso a um projeto didático comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor.

Nossa missão é ser uma editora de melhor conteúdo e maior presença na educação brasileira. Isso significa que, antes de mais nada, temos compromisso com o dinamismo do conhecimento. A educação que transforma também tem que se transformar. Mais do que nunca, estamos ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso país.

Assim, fornecer o melhor conteúdo educacional é mais do que a nossa missão, é a nossa é razão de existir.

Mais informações pelo site: www.editoradobrasil.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages