O início de cinco livros de Agatha Christie que causam impacto no leitor - Tomo Literário

O início de cinco livros de Agatha Christie que causam impacto no leitor

Compartilhe


O primeiro parágrafo de um livro muitas vezes desperta a atenção dos leitores. Das orações iniciais ou de uma única, o leitor pode ser provocado ou pego de surpresa. Alguns inícios são surpreendentes, outros mostram os elementos necessários para dar o mistério de uma  boa trama, ou simplesmente chamam a atenção pelo impacto que provocam.

Pensando nisso, separei cinco parágrafos iniciais de cinco livros da Rainha do Crime, Agatha Christie. Vamos conferir?


“Em meu fim está meu princípio... Eis uma citação que tenho ouvido com frequência. Soa bem, mas o que realmente significa?”

É assim que começa a narração do personagem Michael Rogers no livro Noite Sem Fim. O misterioso personagem de Agatha Christie, na trama, ignora avisos de uma cigana sobre uma antiga maldição e não imagina que, no Campo do Cigano, desafiará sua própria sorte. Com uma citação que o personagem ouve, logo no início já paira no ar o que aquela frase representará para ele e como isso vai impactar a história elaborada pela autora. Como o próprio personagem questiona, o que realmente significa essa frase?


“_Mistérios sem solução.”

Simples assim. Essa frase instiga o leitor e sai da boca do personagem Raymond West em Os Treze Problemas. Ele sopra uma nuvem de fumaça e repete as palavras, o que dá ênfase sobre mistérios não solucionados. Por que? Um grupo costuma se reunir para discutir fatos que ninguém jamais conseguiu explicar. A sagaz Miss Marple, uma das principais personagens criadas por Agatha Christie, entra em cena. A velhinha ouve os relatos dos demais personagens e a sua experiência a deixa apta para perceber as nuances humanas e resolver mistérios. A provocação dada pela frase inicial leva o leitor a querer saber quais são esses mistérios que, aparentemente, não tem solução.


“Todo  clube tem um chato. O Coronation Club não era exceção, e o fato de um ataque aéreo estar em andamento não alterava a rotina.”

No início do livro Seguindo a Correnteza temos dois elementos que chamam a atenção do leitor. O primeiro é a curiosidade despertada para saber quem é o chato em questão. A quem a narração se refere? O outro fato é que notamos claramente que não há um ambiente tranquilo, vez que um ataque aéreo está em andamento. Hercule Poirot, o célebre detetive belga, grande conhecedor das artimanhas dos criminosos, sabe que tudo é possível. Poirot recebe a visita da cunhada de um falecido, que alega ter sido avisada por espíritos. Isso, no entanto, não é o que mais intriga o detetive. Poirot suspeita do motivo que levou a mulher a procura-lo.


“_Você entende que ela tem de ser assassinada, não entende?”

Eis as palavras que Hercule Poirot ouve em sua viagem à Jerusalém. O livro Encontro com a Morte já começa com essa indagação que, além de suscitar a curiosidade de Poirot em relação ao que pode estar por trás dessa frase que foi, aparentemente, dita ao acaso, provoca o leitor. Quem entende que ela deveria ser assassinada? Quem é ela? Por que há um ar de cumplicidade em quem profere a indagação que dá início ao livro?


“Não sei por onde começar esta narrativa, mas decidi escolher um almoço numa certa quarta-feira em minha casa. A conversa, embora no geral irrelevante ao nosso assunto, conteve alguns incidentes sugestivos que influenciaram os desenrolar dos fatos.”

Note, caro leitor, que a dúvida do narrador em relação ao começo da história, traz também elementos que entendeu serem importantes para o desenrolar dos acontecimentos. Essa é a abertura do livro Assassinato na Casa do Pastor. O alvoroço acontece quando em, St. Mary Mead, na casa do pastor, acontece um crime sangrento. No pacato vilarejo não ocorria um homicídio há quinze anos. Esse é o livro de estreia da engenhosa Miss Marple. A frase inicial dá uma abertura para que o leitor atente-se aos detalhes do que será contado logo no início, pois tem ligação com fatos posteriores.

E aí, algum outro início de livro de Agatha Christie que chama atenção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages