Nunca desista, insista! - Tomo Literário



Em Bento que não sabia assobiar, a escritora Eliana Martins conta como o menino que queria tanto adquirir a nova habilidade consegue seu feito, destacando a importância das conquistas infantis

Para muita gente, assobiar é uma coisa corriqueira. Não para o menino Bento que, como qualquer criança, fica encantado com o que os adultos sabem fazer – e quer fazer igual. Isso acontecia até mesmo com as habilidades que outros garotos de sua idade já conquistaram. Foi assim quando ele viu um garoto brincar com seu cão: o menino assobiava e o pet corria para seus braços. Esse é o enredo de Bento que não sabia assobiar, da escritora Eliana Martins, com ilustrações de Mariângela Haddad, um lançamento da Editora do Brasil.

Bento encasquetou que queria repetir a mesma brincadeira do assobio com seu pet, o Chocolate. Tentou e tentou, mas o assobio não saía. Pensa que ele desistiu? Que nada! De tanto tentar e treinar, um fiozinho de som começou a sair de seus lábios. Com mais treino ainda, não que Bento ficou craque em assobiar?

Tanto ficou craque que parou de falar, só respondia com assobios, fosse em casa, ao cumprimentar os amigos na rua, ao responder a chamada na sala de autora... Aquilo já estava ficando chato, então seus pais tiveram que encontrar um jeito de mudar o rumo dessa história.

Com essa narrativa, Eliana retrata uma fase muito rica da infância, aquele em que as crianças adquirem habilidades socioemocionais, interagindo com o meio e com outras pessoas, testando seus limites, conquistando autonomia. Mostra ainda que nesse processo é preciso perseverança, determinação, teimosia mesmo para conquistar o que se deseja.

O livro é indicado para crianças que estão no segundo ano escolar e faz parte da coleção Mil e Uma Histórias, que reúne autores renomados, ilustrações encantadoras e narrativas cativantes. As obras dessa série refletem a cultura popular e a infância, mostrando a realidade de um jeito diferente, levando o pequeno leitor a pensar sobre suas atitudes e o mundo que o cerca.

Sobre a autora:

Formada em Psicologia, a paulistana Eliana Martins trabalhou como professora de crianças com deficiência antes de perceber que gosta mesmo era de ler e escrever. Foi assim que começou a escrever livros para crianças e jovens. Jà fez muitos livros. Também faz roteiros e peças de teatro. Por sua obra, já ganhou alguns prêmios: troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), selo Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e foi finalista do Prêmio Jabuti 2018.

Sobre a ilustradora:

Mariânglea Haddad é mineira e ilustra livros infantis desde 1982 e já produziu trabalhos para jornais, jogos infantis, cinema e até moda. Já recebeu o Prêmio de Incentivo NOMA, no Japão, em 1996.

Sobre a Editora do Brasil:

A Editora do Brasil está há 75 anos buscando sempre renovar produtos e serviços, para levar conteúdos atuais e materiais de qualidade para milhares de educadores e alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Em todos os cantos do país, professores e gestores que trabalham com os nossos livros têm acesso a um projeto didático comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor.

Nossa missão é ser uma editora de melhor conteúdo e maior presença na educação brasileira. Isso significa que, antes de mais nada, temos compromisso com o dinamismo do conhecimento. A educação que transforma também tem que se transformar. Mais do que nunca, estamos ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso país.

Assim, fornecer o melhor conteúdo educacional é mais do que a nossa missão, é a nossa é razão de existir.

Mais informações pelo site: www.editoradobrasil.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages