Faro Editorial vai publicar um dos finalistas do Prêmio São Paulo Literatura - Tomo Literário

Faro Editorial vai publicar um dos finalistas do Prêmio São Paulo Literatura

Compartilhe


A Faro Editorial fechou a contratação do novo livro de José Almeida Júnior, um dos finalistas do Prêmio São Paulo Literatura, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura com o livro “Última Hora”.  A obra se chama, “O homem que odiava Machado de Assis”, que mistura história e ficção em torno da vida de um dos gênios da nossa literatura.

Nela, o autor nos apresenta a história de Pedro Junqueira. Aos seis anos de idade e após a morte de sua mãe, Pedro chega à casa-grande no Morro do Livramento para morar com sua tia materna D. Maria José. Logo o garoto se envolve em desavenças com um agregado chamado Joaquim Maria Machado de Assis.

Pedro vai estudar em Portugal, onde conhece Carolina. Depois de um breve relacionamento Carolina fica grávida e Pedro a abandona. Desiludida, ela perde o filho e viaja ao Brasil. Algum tempo depois, ele volta à terra natal e, num Sarau de comemoração à aprovação da Lei do Ventre Livre, Pedro reencontra Carolina, e a descobre casada com seu desafeto de infância, Machado de Assis.  

O livro traz inúmeras personagens da literatura brasileira, afetos e desafetos de Machado. E recria, a partir de uma extensa pesquisa histórica, cenas da época, e um curioso e intrincado duelo entre dois homens que lutam pelo amor de uma mulher. Em meio a essa briga tem origem duas das maiores obras do bruxo do Cosme Velho.

O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2019.

Nota: foto de Kênia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages