As Sombras de Arkron – Diego Canuto - Tomo Literário

As Sombras de Arkron – Diego Canuto

Compartilhe


As Sombras de Arkron, é o livro de estreia de Diego Canuto. A obra foi publicada pela Skull Editora em 2018 (244 páginas).

“No tempo dos antigos seres de Nelim, diz a lenda, que existiam artefatos muito perigosos deixados pelos deuses. Os grandes magos batizaram-nos de Relíquias Sombrias. Dizem que existem várias delas espalhadas por toda Nelim...”

Rirk recebe uma adaga e nela há algo que não poderia ser liberado. Caso ele queira saber o que aconteceu com seu grande herói Narder Sige, ele deve invocar o demônio que há ali. No entanto, seu irmão Alon, pesquisando num antigo livro, descobre algo sobre uma lenda. Alon, que demonstra claramente ter inveja do irmão, planeja uma situação para prejudicar Rirk, que é amigo do príncipe. Rirk acaba recebendo a condenação do rei.

O garoto se junta a outras pessoas e com seus companheiros Rirk enfrenta uma jornada que inclui batalhas, fugas e numerosos percalços. Chegar à Fortaleza Flutuante, local em que ele pode encontrar um determinado artefato, não é uma tarefa das mais fáceis. A navegação em um barco e as passagens por terra firme formam o percurso feito pelos personagens.

Magia, seres fantásticos, bestas, aranhas e batalhas aparecem ao longo da narrativa. O grupo de amigos vai também construindo uma relação e, ao mesmo tempo, descobrindo segredos em uma jornada árdua. Cada um dos personagens carrega uma característica diferente de personalidades. Um é mais aguerrido, o outro mais brincalhão, outra tem notório espírito de liderança. No meio da luta ocorrem separações e reencontros entre eles, o que causa tensão no grupo.

Tomado pelo mal, Rirk quer livrar-se da maldição. A busca que o protagonista faz e a trajetória explorada na trama construída pelo autor, no entanto, não se concentra apenas nele. A narrativa de Diego Canuto detalha a vivência dos personagens secundários que o acompanham, como é o caso de Narla, Erlon, Cain, Cyara e Nola. A relação que tais personagens tem entre si também impactam o leitor. Ora em função das lutas que travam, ora pelas surpresas que são reveladas ao longo da trama.

As Sombras de Arkron tem uma história recheada de fantasia, mesclando-se com elementos medievais, magia e seres que fascinam. Os personagens jovens decerto agradarão em cheio um público mais jovem, ávido por literatura fantástica brasileira. Aqui temos uma história capaz de despertar o espírito de aventura, por meio das criações do autor. Seus personagens tem total conexão com a história e apresentam-se integralmente ao leitor, de forma a conquistar quem ler e também provocar sentimentos outros.

Em dado momento, o leitor perceberá a ausência do protagonista, causando um sentimento controverso em que os personagens coadjuvantes parecem assumir o protagonismo. No entanto, há muito a ser revelado até a conclusão do livro. A traição dos irmãos, que é o mote da obra e dá ensejo para a história se desenrolar, parece não ganhar o centro da narrativa, no entanto, caro leitor, espere por surpresas, pois elas virão. O protagonista, não toma a cena e, ouso dizer, que foi uma aposta que deu certo na composição da narrativa. Prepare-se!

A busca dos personagens por desvendar os mistérios de uma lenda e encontrar um artefato capaz de salvar Rirk do demônio, dão uma tônica de aventura e garantem batalhas épicas no trajeto que percorrem.  As pessoas e seres que cruzam o seu caminho foram bem construídos. Temos aqueles que são fascinantes pelo bom grado com que ajudam os jovens e aqueles que escarneiam e armam trapaças.

As Sombras de Arkron traz 35 capítulos com cenas ágeis e com uma narrativa dinâmica. As batalhas, mencionadas anteriormente, merecem destaque. Atentem-se aos detalhes do que há nos diálogos dos personagens que parecem usuais, dentro da dinâmica da obra, mas que revelam informações importantes para compor o enigma da trama. Diego soube também dosar os momentos de tensão com momentos leves.

Não podemos deixar de falar do trabalho gráfico da editora, que está em total consonância com a obra. Há separadores nas cenas que colocam o leitor no clima, bem como o detalhe utilizado na abertura de cada capítulo. Além disso, a capa traduz bem a essência da história.

O livro traz um desfecho impactante e que deixa um gancho ótimo para continuação. Esperamos ansiosos, caso venha outro livro por aí. Nelim é um reino fascinante, bem como os seus habitantes.

Se você procura uma boa fantasia para se aventurar, As Sombras de Arkron é ideal.

Sobre o autor:


Diego Canuto nasceu na cidade de São Paulo, onde vive até hoje. Trabalha como desenvolvedor de software e desde a infância gostava de criar mundos e histórias para se divertir com seus amigos. Após ganhar o primeiro livro de fantasia chamado Ilse, a Bruxa – do autor Terry Brooks, despertou sua paixão por literatura fantástica e o fez criar diversos textos.

Ficha Técnica

Título: As Sombras de Arkron
Escritor: Diego Canuto
Editora: Skull
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-53037-23-0
Número de Páginas: 244
Ano: 2018
Assunto: Literatura brasileira

3 comentários:

  1. Uma felicidade imensa define o que estou sentindo ao terminar de ler essa resenha, muito obrigado pela honra de ser lido pelo blog e agradeço também pela resenha maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eudes,

    Essa é a primeira resenha que eu leio desse livro, já gostei da capa logo de cara e a sinopse já tinha me chamado a atenção, sua resenha me deixou ainda mais curioso, vai para a lista de desejados.....abraço.


    http://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages