Tordesilhas lança “Eu e não outra”, o primeiro perfil biográfico de Hilda Hilst – a homenageada da Flip 2018 - Tomo Literário

Tordesilhas lança “Eu e não outra”, o primeiro perfil biográfico de Hilda Hilst – a homenageada da Flip 2018

Compartilhe


A obra Eu e não outra – A vida intensa de Hilda Hilst nos permite um vislumbre da personalidade e da vida de Hilda Hilst. O livro foi elaborado por  Laura Folgueira e Luisa Destri. As pesquisas se iniciaram logo após a morte de Hilda Hilst, em 2004. Foram entrevistadas pessoalmente 40 pessoas.

A publicação traça um panorama do nascimento e da história de sua família em Jaú, no interior de São Paulo, até sua morte na Casa do Sol, numa série de episódios fascinantes – da juventude glamurosa na capital à decisão de se recolher num sítio, dos livros pornográficos à fantasia de se tornar freira, ou à vontade de ser reconhecida como grande que foi, ser amada e amar muitos homens. Seria possível pensar que procura retratar a pessoa por trás da escritora, se em Hilda essas duas faces não fossem, justamente pela consciência com que construía sua imagem, a mesma coisa. Nunca houve uma mulher como Hilda.

Confira a sinopse:

Eu e não outra: a vida intensa de Hilda Hilst é o primeiro perfil biográfico da autora lançado no mercado editorial. Com episódios relatados por fontes próximas a Hilda Hilst durante toda a vida, além de documentos históricos, o livro traz um panorama da vida da escritora desde seu nascimento e a história de sua família, em Jaú, até sua morte, na Casa do Sol, Campinas, em 2004. A pesquisa foi realizada durante dois anos, e contou com cerca de quarenta entrevistas feitas pessoalmente pelas autoras – formadas em jornalismo e especializadas em literatura e na obra de Hilda Hilst. No percurso de pesquisa e escrita do livro, Laura Folgueira e Luisa Destri conversaram com familiares das famílias de Apolônio Hilst (o pai) e Bedecilda Vaz Cardoso (a mãe) – incluindo o irmão, Ruy Vaz Cardoso –; com Dante Casarini, ex-marido de Hilda; com amigos, editores, ex-namorados. Dentre outros depoimentos importantíssimos, destacam-se aqueles dados por figuras muito próximas a ela e, hoje, falecidas, como o editor Massao Ohno; o amigo e escritor José Luiz Mora Fuentes; o também amigo e jornalista J. Toledo; o músico Almeida Prado, primo de Hilda. A pesquisa, porém, não parou por aí: as autoras realizaram inúmeras visitas à Casa do Sol (antes da criação do Instituto Hilda Hilst) e ao arquivo de Hilda Hilst no Cedae, da Unicamp. Lá, vasculharam os diários da escritora, que fornecem informações fundamentais para os episódios narrados em Eu e não outra. Também foram fontes valiosas as inúmeras entrevistas concedidas por Hilda durante sua vida, bem como críticas e notícias pertinentes – todas detalhadas na bibliografia, cobrindo um período de 1949 a 2006. Por fim, as autoras do livro fizeram, ainda, uma viagem a Jaú – cidade natal da personagem –, reunindo elementos como certidões de nascimento, histórias sobre a família Almeida Prado, escrituras de fazenda.  Para a publicação agora, anos depois da pesquisa original, o livro foi revisto e atualizado, tendo em vista especialmente a repercussão que a obra de Hilda Hilst ganhou após sua morte. Por isso, conta com um posfácio em que as autoras abordam não apenas como se deu a criação da narrativa, mas também como se desenvolveu, depois disso, sua relação profissional com a biografia e a obra de Hilda Hilst. Eu e não outra é, portanto, um mosaico de fontes e reconstituições de cenas, episódios, momentos da vida de Hilda Hilst. Ao fim, a personagem revela-se intensa e ousada, como a conhece a maioria de seus leitores, mas, também, profundamente humana em seus questionamentos e relações.

Sobre as autoras:

Laura Folgueira é tradutora e pesquisadora de literatura brasileira. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, em 2006, é pós-graduada pela PUC-SP, onde estudou o livro A Obscena Senhora D, de Hilda Hilst, na monografia intitulada Construção da Personagem e Derreliação na Linguagem. Em 20178, conclui mestrado em Lestras, também dedicado a pesquisar a obra de Hilda. Criou o projeto #KDMulheres, dedicado a promover a visibilidade das mulheres escritoras em publicações e eventos.

Luisa Destri é pesquisadora, professora e coautora de Por que ler Hilda Hilst (Globo, 2010) e organizadora da antologia Uma Superfície de Gelo Ancorada no Riso, com escritos da mesma autora. Autou como consultora da Ocupação Hilda Hilst, organizada pelo Itaú Cultural em 2015. Jornalista formada pela Casper Líbero, é mestre em Teoria Literária pela Unicamp, com a dissertação De Tua Sábia Ausência – A Poesia de Hilda Hilst e a Tradição Lírica Amorosa (2010), e Doutora em Literatura Brasileira pela USP.


Onde adquirir o livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages