Sexta-Feira 13 e 13 livros nacionais de terror que li e recomendo - Tomo Literário

Sexta-Feira 13 e 13 livros nacionais de terror que li e recomendo

Compartilhe


Hoje é sexta-feira 13, então preparei uma lista de 13 livros nacionais de terror que li e indico para quem quer se arrepiar.

Quando o mal tem um nome
Autora: Glau Kemp
Publicação independente


O leitor conhecerá a história de Marta.  Ela é uma mulher que já tendo dois filhos homens e grávida; deseja agora dar a luz a uma menina. Acompanhamos ainda a história de Maria Clara. Envolta em rituais, pactos e acontecimentos misteriosos, Maria Clara tem uma vida difícil. As duas personagens mexem com o leitor. Ora podemos nos sentir tocados por suas qualidades e até por frustrações e em momentos que se seguem podemos mudar o sentimento, dado os atos que elas cometem e as decisões que tomam. É um livro impactante.

Horror na Colina de Darrington
Autor: Marcos Barcelos
Faro Editorial


O livro foi publicado pela Faro Editorial e tinha conquistado sucesso no Wattpad. A obra conta a história de Ben, um jovem órfão que vive num orfanato, mas que é convidado a morar com seus tios numa casa que fica na Colina de Darrington para cuidar de sua prima pequena. O tio tem que se manter ausente em função do trabalho e a tia dele está acamada. Na casa ele passa por situações sobrenaturais que o atemorizam. Sugiro ainda que leiam, na sequência, Dança da Escuridão, continuação do livro.

A casa dos pesadelos
Autor: Marcos DeBrito
Faro Editorial


Um jovem volta à casa dos avós depois de dez anos. Ali naquela casa ele havia vivenciado momentos aterrorizantes com uma figura sinistra que o espreitava no quarto, do batente da porta. Agora a misteriosa figura quer perseguir o seu irmão mais novo. Num ambiente que proporciona arrepio e com uma narrativa fluída e que prende a atenção, o leitor é convidado a adentrar os pesadelos do garoto. O desfecho do livro é surpreendente.

Tânatos – contos sobre a morte e o oculto
Autor: Vitor Abdala
Editora Giostri


Na mitologia grega Tânatos era a personificação da morte e representado por uma nuvem prateada que arrebatava a vida dos mortais. Podia ser representado também por um homem de cabelos e olhos prateados. Em psicanálise trata-se da pulsão da morte. Pulsão é um conceito extenso, sobre o qual teríamos que muito discorrer para explicá-lo amiúde, mas de modo geral, podemos dizer que é algo que impulsiona o organismo a agir em uma determinada direção. Obra de estrei de Vitor Abdala no mundo da ficção, o autor traz uma reunião de nove contos que levam o leitor para dentro do universo sombrio. Soterramento, poder, denúncia de crimes, corrupção, desaparecimento, pesquisas em acampamento indígena, tecnologia, missão militar, despertar para o crime, são alguns dos assuntos que o leitor verá envolto em mistério e suspense, em que o oculto se manifesta.

Narrativas do medo
Autores: Vários
Bile Negra (Editora Autografia)


Narrativas do Medo é uma antologia de horror que reúne dezoito contos de grandes nomes do terror nacional. Cada um traz o seu estilo e o seu método de contar histórias, surpreendendo o leitor a cada página. Fica claro, outrossim, o estilo próprio de cada um dos autores em sua narrativa. Alguns apresentam um contorno de viés psicológico, outros escancaram o medo e o terror com muito sangue e corpos dilacerados, outros trabalham com a imaginação do leitor em deixar no ar alguns aspectos sombrios. Os contos presentes no livro são tenebrosos e trazem o cerne da proposta que é o medo. Ele está presente de distintas formas e rondando os personagens da obra. 

Diário de uma escrava
Autora: Rô Mierling
DarkSide Books


O terror presente nesse livro é muito mais pautado no real, do que no sobrenatural. Conta a história de Laura, uma jovem que é mantida em cativeiro por um maníaco que abusa dela diariamente. Laura definha num cenário de violência e agressividade por parte de seu abusador. O livro assusta, mas serve de grito de alerta para pessoas que somem e são aprisionadas como escravas sexuais. Inspirado em casos reais o livro mostra como o ser humano pode cometer atos atrozes.

Ultra carnem
Autor: Cesar Bravo
DarkSide Books


Ultra Carnem é composto de quatro partes. Em cada uma delas, um personagem assume o protagonismo. No entanto, elas tem elementos, referências, acontecimentos, personagens que se cruzam formando assim uma narrativa única. A ambição, a ganância e o desejo são sentimentos que movem os personagens. Neles reside a vontade de se dar bem, ter mais dinheiro, atingir sucesso ou fama, se satisfazer. E esse desejo deixa de lado o esforço e a conquista, quando eles se deparam com a sobrenaturalidade que é tratada na obra. Como diz a sinopse: o leitor fica com a sensação de que nós, humanos, não devemos bancar o esperto. E que não existe a possibilidade de enganarmos o céu e o inferno.

Bile negra
Autor: Oscar Nestarez
Editora Empíreo


Vex, um tradutor, é o protagonista e também narrador da história. O jovem é convidado para trasladar um livro chamado Bile Negra (Bible of the Black Bile), escrito por Grigora – um autor que mantém sua identidade sob sigilo. O livro trata da teoria humoral: “uma antiga teoria médica segundo a qual a nossa saúde se mantinha pelo equilíbrio entre quatro humores: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra.” Os humores que são mencionados estariam ligados ao coração, sistema respiratório, fígado e baço, respectivamente. Alguns sinais estranhos começam a aparecer e a mente das pessoas se perde quando essa substância escura os toma, deixa seus olhos totalmente negros e recruta o que há de mais assustador na profundeza de suas mentes. O livro tem uma série de simbolismos e de nuances que ficam abertas para a interpretação do leitor e um texto narrado em primeira pessoa que nos leva ao clima de melancolia – tema central da obra. Surpreendente.

Poker com o diabo
Autor: Italo Guimarães
Garcia Edizioni


O livro apresenta o diabo jogando poker com alguns residentes do inferno que ele selecionou. Se alguém o vencer, será libertado do sofrimento eterno. A cada rodada vamos descobrindo os segredos nefastos dos personagens. Livro de leitura rápida e com uma história intrigante.

Alameda dos pesadelos
Autora: Karen Alvares
Publicação independente


O livro conta a história de Vivian. Tudo que se sabe de imediato é que ela é uma mulher de trinta e quatro anos, que mora com o pai e seu filho Lucas, além de trabalhar. Com o decorrer da história vamos tomando conhecimento sobre a personalidade da personagem e sobre acontecimentos relacionados com sua vida, o que inclui, por exemplo, o relacionamento com Joshua e o relacionamento que teve depois, com um homem chamado Gabriel. Na obra vamos ver retratado o relacionamento abusivo, a sede de vingança, a relação familiar, a culpa, as preocupações da personagem para com os seus, o sobrenatural, o espiritualismo. Tudo isso envolto em mistérios que prendem a atenção de quem lê.

A capela
Autor: Jhefferson Passos
Publicação independente


Anna e Marcelo estão numa capela abandonada, localizada no meio de um canavial, há três dias. Lá fora "Ele" quer pegá-los, pelo menos é o que supõem. Lídia, Lucas e Brad são amigos dos dois e foram levados por “Ele”. Ali dentro sentem-se mais seguros, mas até quando? O clima de tensão e a sombra do medo que paira no ar são bem detalhados pelo autor. E a tensão existe não só em relação ao que está fora da capela, mas também se instala entre Anna e Marcelo. A Capela tem uma história bem amarrada, tensa, aterrorizante e ao mesmo tempo misteriosa, não só pela figura que ronda a capela abandonada, mas pela própria vida dos personagens que vai sendo apresentada ao leitor e colocando mais pitadas de suspense na trama.

Twittando com o vampiro
Autor: Aislan Coulter
Publicação independente


Em Rancho Oeste um vampiro ataca as pessoas e os jornais tratam do assunto em matérias que falam do “assassino mutilador de pescoços”.  Kelvin Malon é um piloto conhecido, um homem que carrega um ar de sedução e provoca admiração, mas que mantém sua essência como um vampiro voraz. Aline Brein é uma personagem que vai narrando suas memórias e em paralelo temos ainda a contratação de um assassino da Deep Web. As histórias se entrelaçam numa narrativa ágil, bem construída e que garante uma boa leitura.


King, Poe, Lovecraft – do terror ao horror
Autores: Vários
Editora Illuminare


Esse eu estou concluindo, mas já dá pra recomendar. Livro de contos publicado pela Editora Illuminare, a obra traz vários autores que se inspiraram em três grandes autores do terror para produzir os seus contos. A obra conta ainda com participação de Rô Mierling (autora de Diário de uma escrava), Cesar Bravo (autor de Ultra carnem) e também de Jhefferson Passos (autor de A capela).

Um comentário:

  1. Olá
    Eu passo longe de terror. Medrosa no último. Alguns dos livros eu já tinha ouvido falar e me chamam atenção. Eu prefiro o suspense do que o terror escancarado.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages