Mulheres que Amam Psicopatas – Sara L. Brown - Tomo Literário


“Os homens saudáveis não se dedicam à completa e deliberada destruição das mulheres. O simples prazer de destruição que esses homens sentem é anormal. Embora o conflito possa fazer parte dos relacionamentos saudáveis, os homens saudáveis não destroem emocional, psicológica, sexual, financeira e/ou fisicamente as mulheres.”

Segundo dados da OMS - Organização Mundial de Saúde, estima-se que pelo menos 35% das mulheres do mundo já teriam sofrido violência física e/ou sexual praticada por um parceiro. Os índices de violência contra a mulher são alarmantes. E, no Brasil, o percentual aumenta, posto que a estimativa é de que 70% das mulheres sofreram violência física ou sexual de parceiros. Um dado alarmante.

O livro Mulheres que Amam Psicopatas, tem como subtítulo: Como identificar homens com distúrbios de personalidade e se livrar de um relacionamento abusivo. A obra foi escrita por Sandra L. Brown, M. A. e publicada no Brasil pela Editora Cultrix (Grupo Editorial Pensamento) com tradução realizada por Claudia Gerpe Duarte e Eduardo Gerpe Duarte.

Importante começarmos mencionando o que está em nota na obra. O livro não é um manual de aconselhamento ou que substitua os serviços profissionais. Se você se encontra numa situação de relacionamento abusivo ou necessite de amparo de um profissional de saúde mental, procure ajuda.

A autora da obra é psicóloga clínica, psicopatologista, palestrante, escritora premiada e CEO do Instituto para Redução de Danos Relacionais e Educação Pública em Patologia (The Institute for Relational Harm Reduction & Public Pathology Education). Sua pesquisa intitulada Mulheres que Amam Psicopatas – que se tornou o livro em questão – tem sido apresentada em palestras e institutos e em programas para aqueles que atuam com violência doméstica e na intervenção para agressores.

No livro Sandra aborda de maneira ampla a sua pesquisa e, portanto, faz uma análise depurada de informações extraídas de relatos de mulheres pesquisadas.

A obra tem início abordando os nomes relacionados com a psicopatia, tanto a patologia em si (tratando de grupos de transtornos de personalidade), quanto do nome psicopata – adotado para classificar o comportamento desses homens que vivem esse tipo de relacionamento. Sandra faz um relato minucioso de características da psicopatia. Um ponto que ela ressalta é: “Transtornos da personalidade antissocial, narcisista, bordeline/borderpata, psicopatia, sociopatia e qualquer combinação desses transtornos são problemas mentais. Não são problemas relacionados com o gênero.”

A causa da psicopatologia é traçada pela autora no capítulo dois. Fala ainda sobre o fato de que os psicopatas agem de maneira com que as mulheres não identifiquem os indícios. Até a neurociência entra em cena para explicar as diferenças na função cerebral do psicopata.

E, se você já se sentiu desequilibrada (o) ao se comunicar com um psicopata, isso é natural. A comunicação para os psicopatas não funciona adequadamente. Problemas biológicos, diferenças de linguagem, motivação enganosa, contradições, interações enlouquecedoras propiciam esse ruído na comunicação.

A autora passa ainda pelos apontamentos sobre os traços de temperamento da mulher versus os traços de temperamento deles (os psicopatas). E, em outro capítulo, fala sobre a intensa atração que é sentida no início do relacionamento, bem como o apego que se cria quando a mulher acredita que construiu a intimidade e o vínculo afetivo – estágio em que o psicopata quer garantir profunda conexão com a parceira.

O sexo, nos relacionamentos com psicopatas, é apresentado como intenso e frequente, chegando ao desvio e abuso, incluindo a relação com meio de dominância e manipulação.

Em outra parte da obra, Sandra L. Brown, aborda o transe, a hipnose e a sugestionabilidade. Fatores para os quais afirma a necessidade de um estudo com mais detalhes.

Os diferentes estágios que formam o relacionamento abusivo são citados pela autora e podem ser uma forma de identificação das ações de psicopatas, rompendo a visão de que a mulher é incapaz de detectar a psicopatia do parceiro. Esses estágios permitem também ilustrar, por meio do círculo de relacionamento, como é a direção estratégica do psicopata.

“Os psicopatas raramente renunciam ao seu poder e controle sem lugar – inclusive o poder de terminar os relacionamentos. Essa é outra razão por que é necessário que se busque apoio, planos de segurança, a proteção da polícia e toda a ajuda que consiga aceitar.”

Resta, por óbvio, que o rompimento da relação também é tratado no livro, dando ciência sobre a completude de abordagens e possibilitando aprender mais sobre o tema e como identificar homens com distúrbios de personalidade.

E, sempre que um relacionamento acaba, sobretudo quando falamos de um relacionamento abusivo, as mulheres sofrem danos. Elas precisam se recuperar e a autora apresenta pontos que podem ser usados para ajudar o exame dos elementos que são necessários para iniciar o processo de restabelecimento ou “cura” (como denomina Sandra).

Os filhos de relacionamentos com psicopatas acabam sendo expostos à relação tóxica. Enfaticamente a autora rebate a máxima que diz: “Todas as crianças precisam de pai.” Ela afirma que “nenhuma criança precisa, ou merece, um psicopata”.

Sandra L. Brown nos dá um livro surpreendente por seu conteúdo, pois usualmente vemos livros que demonstram apenas e tão somente o comportamento do psicopata e não versam sobre o comportamento das vítimas. Em Mulheres Que Amam Psicopatas a autora fala de relacionamentos e sobre as consequências que tais relações acarretam para as mulheres.

A análise que consta na obra foi realizada com base em estudos que levaram mais de vinte anos de atuação da autora. Traz de forma clara e contundente quem são as mulheres que se envolvem com psicopatas, como elas podem identifica-los, as consequências que restam em suas vidas após uma relação tóxica e como é possível se recuperar de relacionamentos desvastadores.

É preciso saber! O livro cumpre a missão de informar, tanto leigos quanto especialistas. O amplo panorama sobre os relacionamentos abusivos é apresentado pela autora, com nuances psicológicas do psicopata e da vítima. Um trabalho primoroso que nos permite conhecer os aspectos que permeiam tais relações, como as mulheres podem identificar um psicopata e as razões que podem leva-las a amá-los.

Para finalizar, uma frase da autora é o melhor desfecho que se pode apresentar para que dê a noção da necessidade do livro:

“As mulheres não são capazes de evitar o que não entendem. Os psicoterapeutas não são capazes de diagnosticar o que não conhecem. Os tribunais não podem decidir de uma maneira diferente enquanto não compreenderem (e acreditarem!) a permanência da patologia. Os adolescentes não podem escolher melhor os parceiros se não souberem como reconhecer o distúrbio. As vítimas não podem se recuperar se não conseguirem encontrar ajuda bem-informada.”

Sobre a autora:

Sandra L. Brown | Foto: Reprodução

Sandra L. Brown, M. A., é especialista em relacionamentos amorosos patológicos e na implementação de treinamento e atendimento clínico para vítimas desse tipo de relacionamento. É fundadora do The Institute for Relational Harm Reduction & Public Pathology Education, um programa de apoio e tratamento para vítimas de relacionamentos com portadores de transtornos de personalidade bordeline, narcisistas, sociopatas e psicopatas. Conhecida por ser a primeira profissional a pesquisar os efeitos da psicopatia sobre as vítimas, Sandra apresentou suas pesquisas em instituições do mundo todo e suas teorias já foram colocadas em prática em dezenas de programas para reabilitação de mulheres que tiveram relacionamentos abusivos. Ela já foi entrevistada por centenas de programas de TV e rádio e tem sido destaque de vários documentários sobre psicopatas, sociopatas e seus efeitos sobre seus parceiros e filhos. É autora premiada de centenas de artigos, documentário e sete livros sobre relacionamentos patológicos, vários deles best-sellers.

Ficha Técnica

Título: Mulheres que Amam Psicopatas
Subtítulo: Como identificar homens com distúrbios de personalidade e se livrar de um relacionamento abusivo
Escritor: Sandra L. Brown, M. A.
Editora: Cultrix
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-316-1459-0
Número de Páginas: 318
Ano: 2018
Assunto: Psicopatia





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages