[Entrevista] Gisele Lemos - Tomo Literário


Gisele Lemos é psicóloga, poeta, diretora do Conto & Cena e Editora da Poesia Revista. É ainda membro da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ), das Academias Literária Internacional (ALPAS 21),  de Letras e Artes Buziana  (ALAB), de Letras e Artes de Fortaleza e da Academia Virtual dos Poetas de Língua Portuguesa.

Participa de 15 Coletâneas nacionais e internacionais como escritora.  Publicou os livros “O signo do amor”, “Cometa” (Livro CD gravado em áudio), “Verdes e Perfeitos amores” e “Se par ação de Mer cú rio”.

Confira a entrevista que a poeta concedeu ao Tomo Literário.

Tomo Literário: Como foi o seu primeiro contato com a literatura?

Gisele Lemos: Na adolescência escrevia muito, e lia os livros de literatura da Escola. Por declamar poemas no Colégio Marista São José, ganhei o 2° Lugar em concurso.Comecei a escolher as boas leituras depois dos 25 anos com Gabriel Garcia Marquez, que me encantava com seus textos em espanhol, e após vieram: Cecília Meireles, Clarice Lispector, Simone de Beauvoir, Jorge Luis Borges, Tiago de Mello, Carlos Drummond de Andrade, Mario de Andrade, e os textos teatrais como “Liberdade, Liberdade”.

Tomo Literário: Quando e como você se descobriu escritora?

Gisele Lemos: Tenho uma frase poética que explica: “Quando eu nasci, estava envolta na poesia”.  Mas foi em 2005 que comecei a jorrar poesia. 

Tomo Literário: Grave & Agudo foi publicado pela Perse Editora. As poesias da obra foram reunidas ao longo de um período ou você as produziu especificamente para a publicação? Como surgiu a ideia desse livro?

Gisele Lemos: Foram reunidas ao longo de um período, escrevi “Quarto fechado” em 2014. Esse ano, considerei que já era hora de publicar meu Segundo livro solo. Entre o grave e agudo amor, abro novas portas.

Tomo Literário: Quanto tempo levou todo o processo da escrita até a publicação do livro?

Gisele Lemos: Quatro anos.

Tomo Literário: Dia 11 de agosto o lançamento ocorrerá na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Qual a expectativa para o evento?

Gisele Lemos: Sarau, penso em receber pessoas, amigos e escritores convidados para lermos e falarmos poesias.

Tomo Literário: Como você vê atualmente o mercado literário, em especial para a poesia?

Gisele Lemos: Há aqui no Rio uns 500 poetas, e no Brasil, Portugal, muito mais. Voltamos à necessidade da palavra dita por toda a cultura através da poesia.  Todos querem se expressar através da escrita ou declamar integrando as artes: no teatro, na tv, nas mídias em geral. Pode acontecer em Saraus, ou no metrô, ônibus, em publicações de sites, em livros ou revistas físicas. O mercado editorial ficou abalado com as novas texturas e sintonias dessa “Avalanche poética”.

Tomo Literário: De modo geral o que te inspira a escrever?

Gisele Lemos: Viver.


Tomo Literário: Você está preparando algum novo projeto literário? Pode nos adiantar alguma informação?

Gisele Lemos: Sim, estou com novos projetos. Primeiro, o lançamento do infantil “O Mico Leão Dourado e as Maritacas Estridentes” com CD e estória gravada em áudio. O livro é para colorir com as ilustrações de Roney Bunn.

Segundo, vou realizar o lançamento da Coletânea de poetas em Homenagem às Estátuas de Bronze da Cidade; nova Revista “Liberdade e Civilidade” com Colunistas convidados do Rio de e São Paulo, como, por exemplo, Advogados, Jornalistas, Psicanalista, Sociólogo e Historiador. O tema será Justiça. No próximo ano, teremos a publicação “Poesia Revista”. Vamos escrever sobre Solidariedade.

Tomo Literário: Quais são os autores que você admira ou que de alguma forma influenciaram o seu trabalho como escritora?

Gisele Lemos: Clarice Lispector, Simone de Beauvoir, Jorge Luis Borges, Tiago de Mello, Carlos Drummond de Andrade, Mario de Andrade.

Tomo Literário: Que livros, de quaisquer gêneros, você recomendaria aos leitores? Está lendo algum atualmente?

Gisele Lemos: Sim, estou relendo Michel Foucault, História da Loucura e lendo os poetas: Mario Quintana, Jorge Ventura, Márcio Catunda, dentre outros.

Tomo Literário: Além da escrita, quais são suas outras paixões?

Gisele Lemos: Teatro e música.

Tomo Literário: Gostaria de deixar algum comentário para os leitores do blog?

Gisele Lemos: Agradecer a gentil entrevista e dispor os sites www.dianabalis.blogtok.com e a Poesia Revista para leituras www.poesiarevista.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages