Dança da Escuridão – Marcus Barcelos - Tomo Literário

Dança da Escuridão – Marcus Barcelos

Compartilhe


Dança da Escuridão, de Marcus Barcelos, foi publicado pela Faro Editorial em 2018. Trata-se da continuação do livro Horror na Colina de Darrington, sucesso no Wattpad – atingindo a marca de mais de 1 milhão de leituras –, que foi vencedor do Prêmio Internacional Wattys (na plataforma) e que também foi publicado pela Faro Editorial em 2016.

O livro começa com o protagonista Benjamin Simons num local escuro, preso a uma cadeira de metal. “Não fazia ideia de onde me encontrava, nem como havia ido parar ali, mas eu estava só. E era quando eu ficava sozinho que a minha mente funcionava de maneira mais torturante...” – narra o personagem. Uma voz misteriosa, mas aparentemente conhecida, de alguém que não tem escrúpulos e que não poupa nenhuma ação para confirmar o mal presente no jovem, o atormenta.

Dali Benjamin, ou Ben, como é chamado, retoma suas lembranças que tem conexão com a parte final do livro anterior.

“Não podemos fugir do nosso passado para sempre... Por pior que ele seja, sempre há espaço para aprendizado.”

Benjamin é o narrador da história e vai nos revelar, numa trama ágil, repleta de reviravoltas e surpresas, todos os mistérios que cercam a misteriosa casa na Colina de Darrington, bem como a vida dos personagens que por lá passaram e a própria vida dele (o protagonista).

Dança da Escuridão é um livro cheio de tensão, não há como negar. A narrativa fluída prende a atenção e não faltam bons elementos que foram bem utilizados ao longo da narrativa: há dubiedade em relação à sua sanidade, as vozes que invadem sua mente dão um ar de mistério, a Colina reserva um passado sombrio, o tempo que Ben passou no sanatório e sua vida no orfanato vem a tona. Esses elementos constituíram um panorama muito bem detalhado pelo autor ao longo do livro.

Acrescente-se a tudo isso as descobertas em relação a família de Benjamin, os mistérios que cercam a Organização e seus membros, o enfretamento que o personagem tem com o sobrenatural. A sobranaturalidade, ressalto, está ainda mais forte nesse segundo livro, gerando boas passagens com uma dosagem de calafrios, rituais e simbolismos.

Vale menciona ainda que a obra também tem como tema o resgate de Benjamin ao seu passado. É preciso conhecer a sua origem, que ele vai descortinando ao longo da trama, para compreender eventos que se sucederam na Colina de Darrington e que ainda pairam sobre ele, sobretudo com o fato de uma seita persegui-lo. Qual é o real interesse que seus membros tem em Ben? O que há por trás daquela organização?

Marcus Barcelos manteve a boa construção dos personagens que passaram pelo primeiro livro e trouxe novas abordagens a eles sem, no entanto, perder a essência da personalidade destes personagens que já conhecemos. O leitor vai se fascinar com as descobertas sobre o passado da vida deles. Mistérios não faltam.

Além dos personagens já conhecidos em Horror na Colina de Darrington outros aparecem. O melhor de tudo é que eles tem forte ligação com o desenrolar da história e tornam-se peças fundamentais para que o leitor adentre a vida de Benjamin e os enfrentamentos que ele tem ao longo da obra. Portanto, não são personagens que apareceram somente para preencher lacunas e estender a trama. São necessários e cumprem seu papel a contento.

É notadamente perceptível o amadurecimento no estilo do escritor. Senti em Dança da Escuridão um escritor mais ciente e ousado, e que construiu uma trama bem arquitetada. Outro ponto primordial a ser citado é que o livro não se distancia do primeiro, o que garante unicidade e não gera desconforto ao leitor que leu o primeiro volume.

Tudo que temos no livro está presente na trama com uma ligação direta e explica a origem da história, o passado dos personagens, a existência dos acontecimentos sobrenaturais que se revelam ao longo do livro, os relatos das experiências na Colina de Darrington. Isso tudo dá consistência à história de Dança da Escuridão.

Sobre o autor:

Marcus Barcelos | Foto: Sérgio Santonian

Marcus Barcelos nasceu no Rio de Janeiro. É escritor, roteirista e apaixonado por literatura, principalmente de terror. Cresceu lendo os grandes mestres do gênero como Stephen King, Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft e R. F. Luchetti. Nos clássicos, encontrou sua paixão por contar histórias. Começou a escrever seu livro Horror na Colina de Darrington, ainda em 2014, na plataforma Wattpad. Logo ganhou notoriedade na internet, atingindo posição de destaque no gênero e milhares de seguidores, o que resultou no convite a ser um dos embaixadores da plataforma no Brasil. Horror na Colina de Darrington conta com quase dois milhões de leituras no Wattpad e, em 2016, ganhou uma edição definitiva publicada pela Faro Editorial. Marcus continua morando no Rio de Janeiro, onde trabalha em suas histórias e atua como roteirista em produtoras e canais de TV.

Ficha Técnica

Título: Dança da Escuridão
Escritor: Marcus Barcelos
Editora: Faro Editorial
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-9581-019-8
Número de Páginas: 254
Ano: 2018
Assunto: Literatura brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages