A Idade Média Narrada Por Um Vampiro – Márcia Medeiros - Tomo Literário

A Idade Média Narrada Por Um Vampiro – Márcia Medeiros

Compartilhe


Os vampiros exercem fascínio em leitores e cinéfilos. Presente em muitas obras literárias, a figura do vampiro como ser imortal e que suga o sangue das pessoas transita pelo terror ou leva ao leitor uma mescla de mistérios e romance. Drácula, de Bram Stoker, continua sendo um livro que abarca uma legião de leitores apaixonados. Anne Rice, com o seu marcante Lestat, continua se aproximando de novos leitores que se aventuram por seus livros.

Na obra A Idade Média Narrada Por Um Vampiro, de Márcia Medeiros, livro que foi publicado pela Luva Editora em 2017 (148 páginas) temos um protagonista vampiro: Demétrius. O protagonista reúne as características básicas dos sugadores de sangue, mas vai além disso. Tem uma história esmerada que se apresenta ao leitor, trazendo-nos um livro nacional (friso o nacional para dar destaque à nossa literatura) de qualidade.

O livro é narrado por esse homem que inicia a obra apresentando-se ao leitor: “Demétrius somente. Esqueci o resto do meu nome nas areias de um tempo muito antigo.” É a partir dessa antiguidade mencionada pelo narrador que a história parte. Isso possibilita à narrativa passar por tempos históricos e personagens instigantes. Tal conteúdo histórico e rico em informações ao leitor foi muito bem explorado pela autora para traçar a trajetória de Demétrius.

O protagonista é um vampiro que foi abraçado e instruído por Silvanus, ou Pratinius, ou Ascarius. Isso mesmo, ele tem três nomes. Silvanus (vamos usar apenas um de seus nomes) é o responsável pela transformação de Demétrius e aquele que se encarrega de oferecer a ele as primeiras orientações em sua nova vida.

Se você imaginou que toda a orientação em relação ao vampirismo é apenas dar a Demétrius o conhecimento sobre como se alimentar (sugando sangue de presas) e como se prevenir do raiar do sol, está enganado. Em A Idade Média Narrada Por Um Vampiro, há outros elementos que tornam a obra bastante interessante. O primeiro deles que ressalto é o fato de que os vampiros, com o avançar do tempo, vão sendo tomados por uma espécie de demência. Em decorrência disso, alguns preferem se lançar ao sol, para morrerem antes de verem-se completamente loucos. Demétrius vira vampiro e passa a carregar a loucura pela qual é acometido gradualmente.

A insanidade que vai consumindo-o garante a Demétrius uma dosagem de humor. Ora inocente, ora ardiloso, sua forma de narrar a história da Idade Média, os acontecimentos que vive e as lutas a que se lança, ficam um tanto quanto irreverentes. É impossível não se pegar rindo nos diálogos que ele tem com outros personagens. Observo em Démetrius alguma similaridade com a luta entre o real e o imaginário de Dom Quixote, criação do escritor espanhol Miguel de Cervantes Saavedra. Um fidalgo que, de tanto ler os livros de cavalaria, fica louco e vê o mundo de uma maneira singular.

Demétrius vai do esquecimento de algumas informações à troca de nomes, se apega a um suíno anão que ganha o nome de Porconius a quem ele atribui dotada inteligência e constrói teses interessantes, mesmo quando parece completamente alheio ao que seus interlocutores falam. Comete trapalhadas como usar documento importante para limpar o traseiro de seu animalzinho de estimação e se lança numa jornada contra quem pode causar mal aos seus. Ainda que haja essa aparente distorção da realidade ele estuda os acontecimentos e as figuras lendárias com quem vai tratar.

O mentor de Demétrius – aquele que lhe instruiu inicialmente - não pode segui-lo dado um acontecimento das páginas iniciais da obra. O vampiro protagonista, aprofundando seus estudos e vangloriando-se de sua inteligência, é acompanhado por outro personagem (Aquitanius) que o auxilia. Um dos desejos de Demétrius é ter um castiçal (entenda-se: serviçal).

O estudo, na obra, tem fundamental importância para o desenrolar da história e desperta a curiosidade para além das páginas do livro. Demétrius fala, por exemplo, da peste negra, sobre heresia e outras questões que atingiam a igreja naquela época, sobre o eremita Bento de Núrsia, sobre os hunos e Átila. Outras figuras e fatos históricos aparecem na trama.

O personagem nos conta sua própria história, entremeada pela História da Idade Média e em meio aos estudos que faz sobre seus personagens. Aqui ressalto outro ponto de destaque do livro, o pano de fundo histórico, fixado no período que dá nome ao livro e que nos conduz por um trajeto que aguça a curiosidade.

Os personagens do livro são bem construídos e estão na obra com papel necessário dentro da composição da narrativa que se constrói. Nada de personagens para povoar as páginas e deixar subtramas em aberto. Demétrius é cativante, engraçado, atrapalhado. Chama a atenção por fugir do estereótipo de vampiros que vemos retratados na literatura. Ao mesmo tempo que se coloca como um homem de grande inteligência age com um ar infantil (mas não no sentido da imaturidade, mas sim da simplicidade e da inocência em lidar com as coisas). Poderia dizer que ele tem a praticidade das crianças para resolver as questões que se apresentam a ele.

A narrativa de Márcia Medeiros é fluída e os diálogos são bem elaborados. As falas de Demétrius garantem uma boa dosagem de humor que torna a leitura leve e prende a atenção.

Quando do desfecho o leitor perceberá e será avisado que o livro tem continuação. E para quem viveu a experiência de ler sobre a Idade Média, contada por Demétrirus, decerto vai querer ler o segundo livro. Aguardo ansioso pela publicação para ver como vai se desenrolar os fatos apresentados pelo vampiro e como ele vai se sair.

A Idade Média Narrada por um Vampiro é um ótimo livro. Vale a leitura!

Sobre a autora:


Márcia Medeiros tem graduação e mestrado em História; e cursou o doutorado em Letras para resolver dilemas que a História não resolvia. Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul e professora permanente do programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde, tem experiência na área de História, sendo sua área de estudo a História Cultural, estabelecendo relações entre a literatura e outras áreas do conhecimento como a História e a Saúde.

Ficha Técnica

Título: A Idade Média Narrada Por Um Vampiro
Escritor: Márcia Medeiros
Editora: Luva
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-9335-006-1
Número de Páginas:148
Ano: 2017
Assunto: Literatura brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages