Faro Editorial lança “O livro de ouro das Copas”, a obra mais completa sobre todas as Copas do Mundo de Futebol - Tomo Literário

Faro Editorial lança “O livro de ouro das Copas”, a obra mais completa sobre todas as Copas do Mundo de Futebol

Compartilhe


Fruto de uma pesquisa minuciosa feita pelo jornalista Lycio Velloso Ribas, o livro conta curiosidades sobre todas as Copas do Mundo, desde 1930 no Uruguai, até os preparativos para a da Rússia.

Você sabia que o jogador mais alto que já atuou em uma Copa do Mundo foi Jan Koller, da República Tcheca? Conhece a história do cachorro que invadiu o jogo do Brasil contra a Inglaterra, em 1962, e que deu um verdadeiro baile no habilidoso Garrincha? E a do árbitro Jan Langenus, que entre suas exigências para apitar a final de 1930, estava um seguro de vida? Quem são os melhores goleiros da história? E os maiores artilheiros? Quais são as 10 maiores séries invictas? E as 10 maiores viradas? Quais pênaltis perdidos mudaram o rumo das Copas? E os gols contras? Aliás, como surgiram os cartões amarelo e vermelho no futebol? Qual a verdade sobre Ronaldo na Copa de 1998? 

Essas e outras tantas perguntas são respondidas em “O livro de ouro das Copas”, do jornalista esportivo Lycio Velloso Ribas, que a Faro Editorial lança em edição limitada.

O grande objetivo dessa obra é oferecer um histórico sobre todas as copas e suas curiosidades. São mais de 700 jogos, cada um deles com suas próprias peculiaridades e transitando num mundo em guerras, em conflitos políticos ou mesmo diante de catástrofes naturais. De 1930 até hoje já são quase 90 anos de histórias, e muito mais que disputas por medalhas o leitor vai entender por que a Copa do Mundo se firmou como o evento de um único esporte e apenas 32 seleções, mas que consegue congregar o maior número de expectadores de todo o planeta.

Começando sua pesquisa pela primeira competição, realizada em 1930 no Uruguai, quando não havia transmissão televisiva, até as previsões e expectativas para a Copa da Rússia este ano, Lycio apresenta um livro único no que diz respeito a história dos Mundiais, e uma leitura obrigatória para fãs do esporte mais amado do mundo.


Sobre o autor:

Graduado em Publicidade e em Jornalismo, Lycio Vellozo Ribas é jornalista esportivo desde 1998, ano em que começou a trabalhar no Jornal do Estado (atual Bem Paraná), em Curitiba. Era subeditor de esportes durante a Copa do Mundo de 1998. Depois, chegou aos cargos de editor e esportes e secretário de redação, que ocupou durante as Copas de 2002, 2006 , 2010 e 2014. Mas o gosto por pesquisar informações sobre futebol começou em 1982. Como tantos outros milhões de brasileiros, chorou em 1982, assim como festejou em 2002 e ficou indignado em 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages