Andando Sozinho – Fernando Moraes - Tomo Literário

Andando Sozinho – Fernando Moraes

Compartilhe


Andando Sozinho, livro de Fernando Moraes, foi publicado pela Luva Editora em 2017 (192 páginas).

Carlos Montenegro teve sua namorada Amanda Marcondes assassinada. Ele partiu da cidade em que morava  – Santana – e foi viver em outro local. O tempo passou e Montenegro recebeu uma misteriosa carta, cujo conteúdo clama por socorro. Esse evento mexe com a sua vida, mas não por tratar-se apenas de uma simples correspondência com um pedido de ajuda, mas pelo fato de a referida carta ser assinada por Amanda. O que há de misterioso na morte dela? Como ela escreveu uma carta? Ela ainda está viva?

“Preciso de você, Carlos. Preciso tanto! Me tire daqui, ou acabarei cometendo uma loucura.”

Tais elementos intrigam Montenegro e o assassinato de Amanda ainda não havia sido solucionado. Carlos volta para Santana, tentando manter-se fora do cena para que pudesse conduzir suas próprias investigações. É lá, em Santana, que o passado do personagem vem à tona, passando pela sua vida ao lado dos amigos e pela relação com o pai, bem como toda a história que permeia a vida e a morte de Amanda. Há muito a ser descortinado.

O autor utiliza o recurso de alternar o tempo (presente e passado), reconstruindo a vida pregressa de Carlos e dos outros personagens. Por vezes, em descrições ou diálogos somos interrompidos pela fala cortada do personagem, um elemento que deixa o suspense no ar, criando mistério. De certo que é um convite para o leitor imaginar o que seria contado pelo personagem. Eis aí um artifício empregado para criar enigmas e algumas armadilhas da trama que levam o leitor a concluir um dado evento que, logo adiante, será apresentado de outra forma.

Andando Sozinho é um thriller que nos deixa preso à trama. Queremos descobrir o que aconteceu com Amanda e elucidar os mistérios que vão sendo lançados ao leitor ao longo da narrativa. Não somente o assassinato de Amanda demanda algo oculto, como também toda a história que ocorre em torno da misteriosa morte e as suspeitas de Montenegro em relação ao que aconteceu. A cidade de Santana guarda segredos, os moradores da cidade também guardam segredos. Por trás da aparente tranquilidade de uma pequena cidade há muitas histórias que saltarão ao leitor.

A presença de uma seita na trama, com seus rituais, dá um toque de sobrenatural aos eventos que aparecem e também despertam a atenção para o modo como os personagens agem, em função de suas crenças pessoais (ou pela manipulação de outros que conseguem convencer um grupo a agir de acordo com os seus objetivos individuais – ainda que respaldado num evento que poderia ser questionado).

O ser humano conduzido por outro ser humano, influenciado pelo seu desejo particular e, porque não dizer, pela sua sede de poder sobre os outros. Conseguimos sentir muito bem essa sensação quando, notadamente, temos a percepção dos fatos que são apresentados ao leitor e que podem induzi-los a pensar numa continuidade diferente. Aguardem surpresas e reviravoltas ao longo do livro. São muitas e garantem uma leitura instigante.

No decurso temporal, passamos por doze anos da vida de Carlos Montenegro até a revelação dos fatos, num compor de imagens e fatos fragmentados que vão se enlaçando e se encaixando perfeitamente para dar o desfecho da trama.

Andando Sozinho é um convite ao poder investigativo do leitor. Recomendo a leitura.

Foto: Reprodução
Sobre o autor:

Fernando Moraes é natural de Itajaí – SC. Fã de games e filmes de terror dos anos 80, desde a juventude foi tragado para esse mundo sombrio do suspense e horror. Influenciado por esse medo que o fascinava, começou a criar histórias focadas na tensão e obscuridade da vida humana.

Ficha Técnica

Título: Andando Sozinho
Escritor: Fernando Moraes
Editora: Luva
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-9335-003-0
Número de Páginas: 192
Ano: 2017
Assunto: Literatura brasileira

2 comentários:

  1. Sou fã de Fernando Moraes!!Li Andando Sozinho e Bem vindo à Escuridão, amei!!...Torcendo por outras obras em breve!! S2

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages