A Casa dos Pesadelos – Marcos DeBrito - Tomo Literário

A Casa dos Pesadelos – Marcos DeBrito

Compartilhe


A Casa dos Pesadelos, do escritor Marcos DeBrito, foi publicado pela Faro Editorial em 2018 (139 páginas).
“Após tantos anos tolerando mazelas de ter uma personalidade desequilibrada, fora levado a crer que a única maneira de livrar-se do abalo era através da comprovação de que o imaginário infantil havia sido o responsável por fazê-lo carregar um trauma por toda a vida.”

Seu medo de escuro veio da infância e está associado a visão de uma figura impactante e de rosto deformado? Tiago, agora adolescente, retorna à casa de seus avós. Lembranças da infância o atormentaram por dez anos e estão ligadas a eventos apavorantes relacionados a aparição de uma assombração, quando era menino. Foi na casa dos avós que vivenciou momentos de pavor com aquela figura horripilante que ainda paira em seus pensamentos.

O trauma persiste e o garoto buscou na terapia uma forma de enfrentar a assombração que sempre o espreitou. Qual a origem do trauma? O que o deixa tão abalado? Nessa visita à casa da avó, acompanhada de sua mãe Laura e seu irmão mais novo, chamado Bruno, o protagonista se depara com um cômodo intocável. Naquele quarto fechado e tido como proibido parece dormitar o monstro que o assombra desde a tenra idade. Dez anos se passaram, mas os resquícios daquela figura fantasmagórica que caminha pela casa até chegar ao ponto de querer devorá-lo, ainda retumba.

O medo de Tiago se manifesta claramente em seu modo de se portar e na sua falta de traquejo social. É um adolescente recluso, que mantém-se distante daqueles que buscam alguma aproximação, é introspectivo e parece pouco afeito a demonstrações afetivas. A terapia pela qual passou o fez criar métodos para lidar com a incógnita que o apavora, e isso o ajuda quando o irmão pergunta do que se trata, mas não o fez se esquecer dos tormentos que deixaram marcas profundas.

Bruno, o irmão caçula, começa a ouvir ruídos que, tal qual como acontecera com Tiago, trazem de volta ao local a figura da assombração. O jovem Tiago quer impedir que seu irmão passe pelo mesmo trauma, ainda que ele não saiba ao certo a origem dessas marcas que estão gravadas em sua memória, tampouco de onde vem a assombração que transita pela casa e o espera no batente da porta, pronta para devorá-lo.


Marcos DeBrito, em seu quarto livro publicado, traz uma trama envolvente que mexe com o leitor. Os personagens são bem construídos e demonstram ares críveis, cujas personalidades podem ser compreendidas até mesmo pelo diálogo que travam nas cenas. As características de cada um deles são bem claras.

A forma com que as questões da psique desses personagens são tratadas na trama é bastante interessante. Temos o jovem traumatizado em busca de respostas às suas inquietações, uma mãe que se faz presente, mas que sente algum desconforto em relação aos problemas do filho (buscando negá-los), uma avó que alterna seu estado emocional de devotada a enraivecida, um avô falecido, cuja imagem nos parece obscura, uma vizinha jovem que tem problemas familiares e que cria um laço de aproximação com Tiago – um espelho do garoto para reconhecer seus fantasmas? E temos ainda a figura da assombração que aterroriza, que se faz presente e que ganha amplitude na mente do protagonista..

O terror presente no livro nos faz especular a mente do jovem Tiago e os fatos relacionados à casa. Por que eles aconteciam ali? O que há de misterioso naquele quarto trancado, que desperta a ira da avó quando o garoto se aproxima? Quais são os sentimentos que Laura, a mãe de Tiago, carrega ao sentir que não deu atenção ao filho quando ele precisou, dez anos passados? Por que a assombração, de novo, transita pela casa em busca do pequeno Bruno?

Essas são questões que vão surgir durante a leitura de A Casa dos Pesadelos. E o leitor encontrará as respostas, nessa trama que se desenrola de maneira fluída pelo autor, e que nos traz um desfecho excepcional. Quando tudo parece concluído e que nós, leitores, já sabemos do que se trata, há reviravoltas que nos deixam atordoados. Tem um final impressionante.

A Casa dos Pesadelos tem um belo projeto gráfico da Faro Editorial. Alguns capítulos são apresentados em páginas alaranjadas, que referem-se ao passado de Tiago. As ilustrações de Ricardo Chagas complementam o texto, provocando ainda mais o imaginário de quem lê.

O livro é curto, fácil de ler e com uma narrativa que nos prende na trama. É começar para não querer largar.

Marcos DeBrito | Foto: Juliano Andreani
Sobre o autor

Cineasta premiado, Marcos DeBrito vem sendo considerado a grande renovação da produção de filmes de suspense e terror no Brasil. Começou a escrever histórias que lhe vinham à cabeça apenas para lidar com seus próprios medos, na esperança de esconjurar seus demônios e calar as vozes que não o deixavam em paz. O destaque de sua produção está na crueza como retrata as diferentes faces do mal, mas não é apenas isso. Todas as suas histórias contêm elementos de mistério e surpresas que desafiam o público a desvendar a mente dos personagens. Diretor, roteirista e escritor, A Casa dos Pesadelos é seu quarto livro publicado. Condado Macabro, seu primeiro longa-metragem foi lançado nas salas comerciais em 2015 e vem mostrando a força de sua narrativa em festivais por todo o país e no exterior.

Ficha Técnica

Título: A Casa dos Pesadelos
Escritor: Marcos DeBrito
Editora: Faro Editorial
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-9581-009-9
Número de Páginas: 139
Ano: 2018
Assunto: Literatura brasileira


3 comentários:

  1. Pow meu brother demorei mas passei...bela resenha e falou tudo...aquele final foi sensacional...estava ali o tempo todo na nossa cara, mas a narrativa do Marcos te leva para outro caminho e no fim somos pegos de surpresa com aquela cena...livrão

    Abraços
    Hqbierman

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages