Movimentos Perigosos – Vincento Hughes - Tomo Literário

Movimentos Perigosos – Vincento Hughes

Compartilhe


“Capturar a rainha nos primeiros movimentos de uma partida de xadrez representa um grande passo para ampliar do domínio sobre o seu adversário.”

Movimentos Perigosos, do escritor Vincento Hughes, foi publicado pela Asè Editorial em 2015 (1ª edição, 235 páginas).

O livro conta uma história policial narrada em primeira pessoa pelo personagem Lorenzo Rondelli. O personagem é um escritor e enxadrista italiano que está em Roma em busca de inspiração para seu novo livro. Seu editor, Roy Salvatore, deseja que ele faça uma obra abordando o jogo de xadrez como esporte. Certa feita, num restaurante, ele presencia o desentendimento entre um casal e, posteriormente tem a notícia sobre a morte de um homem: Stefano Castini.

Manchete exibida na capa de um jornal declara: “Mistério ronda morte de homem encontrado à beira do Tibre. Investigadores suspeitam de suicídio, mas não conseguem explicar o que uma peça de xadrez fazia no bolso da vítima.”

Começa então o mistério que envolve aquela morte e que permeia toda a obra de Vincento Hughes. A peça de xadrez, encontrada no bolso da vítima e uma carta anônima encontrada em seu endereço, levantam outras suspeitas. Lorenzo, que tem cinquenta e sete anos e há mais de vinte faz parte da Federação Italiana de Xadrez, acaba sendo convidado para ajudar nas investigações, posto que trata-se de um profundo conhecedor do jogo. Como escritor, ele também demonstra ao longo da obra o dilema de escrever um livro de romance policial ou atender ao pleito de seu editor.

E o livro não centra-se apenas em um crime. Como num jogo de xadrez, outros mortes acontecem e tem conexão com uma peça do jogo. A ocorrência dos crimes e as peças de xadrez formam uma trama aparentemente confusa e desconexa. Lorenzo, destemidamente, se lança a desatar os nós que existem. Movimentos Perigosos é um romance policial que aguça a curiosidade do leitor, no estilo dos livros da Rainha do Crime – a escritora inglesa Agatha Christie. O autor tem forte inspiração nas tramas elaboradas pela escritora.

Vincento Hughes nos dá uma ótima trama que mescla romance, segredos familiares, possível envolvimento com a máfia, personagem com esquizofrenia, edição de livros, suspense, crimes, farsas, armações, muito mistério e um intrigante e inteligente jogo com o leitor, que se põe a querer desvendar quem foi o causador dos crimes.


Os personagens são bem construídos e revelam facetas múltiplas que podem nos induzir a caminhos diversos pela investigação. Segredos hão de ser revelados para que tudo possa se conectar. O protagonista é bastante crível, um homem maduro, com aguçada capacidade de investigação e observação e que também encara seus desafios pessoais. Mesmo os personagens secundários não transitam pela história apenas para ocupar espaço. Revelam-se, de algum modo, ligados ao contexto em que a trama se desenrola.

O suspense está presente em cada um dos capítulos numa gostosa e fluída narrativa que nos conduz com naturalidade pela história e envolve o leitor. A presença das peças de xadrez e alusões ao jogo deixam tudo ainda mais enigmático e envolvente. Cada movimento dos personagens é analisado pelos leitores que ficam em busca de evidências, de deslizes, de uma fala que possa entregar algo de errado ou que esteja conectado com o crime. Quem é o assassino? Qual é a sua motivação?

Movimentos Perigosos é, sem dúvida, um ótimo romance policial, que prende a atenção até a última página e que revela um desfecho surpreendente.

Foto: Reprodução
Sobre o autor

Vincento Hughes é o pseudônimo do autor, cujos romances policiais são inspirados no estilo literário da autora Agatha Christie. Escreveu também “A equação imperfeita”, “O deslize”, “Reféns da Ilusão”, “O peso de uma decisão” e “As Quatro Amigas”, além de um livro de humor chamado “Crônicas e cômicas 28 e 1/2 “, sob o subpseudônimo de Rudligo.

Ficha Técnica

Título: Movimentos Perigosos
Escritor: Vincento Hughes
Editora: Asè Editorial
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-69448-63-1
Número de Páginas: 235
Ano: 2015
Assunto: Romance policial brasileiro

2 comentários:

  1. Adorei a resenha!Até eu mesmo fiquei com vontade de ler novamente meu próprio livro. ����

    Agradeço ao blog e à ABERST pela oportunidade de divulgar minha obra.

    Vincento Hughes.

    ResponderExcluir
  2. Grande Vincento!!!
    Adorei a resenha. Este é o próximo livro seu que lerei!
    #ABERST fazendo a diferença!!!
    Parabéns ao autor. E ao blog!
    A resenha está maravilhosa! <3

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages