[Entrevista] Vincento Hughes - Tomo Literário


Vincento Hughes é o pseudônimo do autor, cujos romances policiais são inspirados no estilo literário de Agatha Christie – a Rainha do Crime. O escritor falou ao Tomo Literário sobre seus livros, o cenário literário para o gênero policial, novos projetos, além de indicar autores e livros. Confira a entrevista e boa leitura.

Tomo Literário: Como foi o seu primeiro contato com a literatura? E quando e como você decidiu se tornar escritor?

Vincento Hughes: O primeiro contato foi com uma série de livros infantis com “Os três porquinhos”, “O gato de botas” e outros livros de uma mesma coleção. Embora eu seja da área de Exatas, também gostava de escrever. Cheguei a ter um blog já extinto onde contava histórias engraçadas ocorridas com membros da família. Mas nunca tinha escrito um livro. Foi em julho de 2013 que, por incentivo da minha esposa, decidi escrever meu primeiro romance policial, “A equação imperfeita”. Como eu tinha começado a ler livros da Agatha Christie há quase um ano, acho que também houve influência da Rainha do Crime nesse início.

Tomo Literário: Seus romances policiais são inspirados no estilo literário da autora Agatha Christie – a Rainha do Crime. De onde veio essa admiração pela autora?

Vincento Hughes: Foi bem por acaso. Eu sempre tinha ouvido falar da Agatha Christie, mas até 2012 nunca tinha lido nenhum livro dela. Minha esposa insistiu em ir na livraria Saraiva porque precisava “compartilhar” o Wi-fi da cafeteria do segundo andar da loja. Enquanto ela baixava o que precisava, eu encontrei “Convite para um homicídio” na estante. Li a sinopse e o primeiro capítulo enquanto aguardava. Simplesmente adorei. E ainda levei “Cartas na mesa” de lambuja. Desde então, passei a ler todos os livros dela que eu encontrei. Li mais de sessenta. E reli quase todos. Foi quase um “convite” para vários “homicídios”.  

Tomo Literário: Movimentos Perigosos conta a história de um escritor enxadrista que ao buscar inspiração para seu novo livro se depara com um crime, em que uma peça de xadrez é achada no bolso da vítima. De onde surgiu a ideia para o livro? Você joga xadrez?

Vincento Hughes: Jogo xadrez desde os nove anos. Foi meu pai quem me ensinou a jogar. Estava em 2015 e já tinha lido muitos livros da Agatha Christie. Queria escrever sobre algum tema que ela ainda não tinha escrito. Acho que a ideia central veio durante um engarrafamento na entrada do Túnel Rebouças, no Rio de Janeiro. Havia um caminhão na minha frente com o símbolo de uma coroa, que me lembrou a rainha do xadrez. Também havia um nome escrito que me fez lembrar da Itália. Então surgiu aquela centelha: xadrez, Itália, pontos turísticos. Aos poucos fui pensando na ideia central da trama e o encaixe de cada personagem.  

Tomo Literário:  As Quatro Amigas é um livro policial em forma de poesia, que não é nada tradicional. Como foi o desafio de elaborar a trama?

Vincento Hughes: Meu bisavô materno escrevia poesias. Eu já tinha lido um livro dele há algum tempo. E eu acho que as pessoas vão até rir, mas a trama veio de repente. Existe um jogo em forma de aplicativo em que a pessoa veste manequins femininos com roupas de moda, etc. Minha esposa estava jogando e eu brinquei: “Parece amigas indo para uma festa”. Então criei o verso “ Quatro amigas vão a uma festa/ Não será, porém, uma data querida/ Haverá uma surpresa indigesta/ E uma delas sairá sem vida”. Comecei a escrever e, na outra noite, terminei. Mas, é claro, é bem curto. Apenas sete páginas.



Tomo Literário: O Deslize, Reféns da Ilusão, O Peso de uma decisão e A Equação Imperfeita, se passam em outros países. É mais complexo ambientar a história em outros locais? Como é o seu trabalho para compor a história nesses países?

Vincento Hughes: É um pouco mais complexo, sim. Porque é preciso pesquisar sobre peculiaridades e costumes daquele país. Mas eu tento inserir a trama em um ambiente mais tradicional. Em “O deslize”, por exemplo, desenvolvi a trama em um hotel fictício em Nice. Em “A equação imperfeita”, escolhi Sofia para sediar um evento internacional de matemática porque a Bulgária tinha uma localização geográfica perfeita para encaixar com a nacionalidade dos estudantes da trama. Em “Reféns da ilusão”, optei por um circo em uma aldeia na Romênia. Já em “O peso de uma decisão”, ambientei a história em uma mansão em Cracóvia. 

Tomo Literário: Você também tem um livro de humor: Crônicas e Cômicas 28 e ½. Transitar por gêneros distintos é necessário a todo escritor? Pretende lançar outras publicações de humor?

Vincento Hughes: Acho que é importante, sim. É um modo de sair da “zona de conforto”. Como eu já tinha publicado histórias engraçadas da família em um blog, não foi uma saída da zona de conforto. Neste caso, usei uma espécie de “subpseudônimo”, para diferenciar dos livros de romance policial. E, sim, pretendo lançar outras, até porque Crônicas e cômicas 28 e ½ contém histórias engraçadas ocorridas com membros da família (inclusive eu mesmo). Ainda existem muitas para até mais de um livro.

Tomo Literário: Você é uma dos escritores associados a ABERST – Associação dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror. Como você tem visto o cenário literário para os romances policiais?

Vincento Hughes: Já ouvi falar que o romance policial é uma espécie de subgênero literário. Mas acho que isso não se aplica. Acho que o romance policial tem crescido nos últimos anos, acompanhados também do suspense e do terror. Tanto no cenário internacional quanto no cenário nacional.

Tomo Literário: De modo geral o que te inspira a escrever?

Vincento Hughes: Acho que uma das coisas mais legal de escrever é saber que, em algum lugar, você pode estar entretendo ou até ajudando alguém com uma história que surgiu na sua cabeça, independente do gênero literário.



Tomo Literário: Você está trabalhando em algum novo projeto literário? Pode nos contar?

Vincento Hughes: Sim. Estou escrevendo um daqueles livros romances policiais com várias histórias curtas com um mesmo personagem. Serão mistérios “mais suaves”, podendo envolver um roubo, um desaparecimento, entre outros tipos de mistérios. Mas, à sua maneira, cada um deles será intrigante.

Tomo Literário: Quais são os escritores que você admira ou que exerceram alguma influência sobre o seu trabalho como escritor?

Vincento Hughes: Além da Agatha Christie, posso dizer que Sir Arthur Conan Doyle, com o estilo dedutivo do Sherlock Holmes, também exerceu influência no meu trabalho de escritor.

Tomo Literário: Que livros, de quaisquer gêneros, você recomenda aos leitores? De que forma esses livros te tocam?

Vincento Hughes: Essa é uma pergunta difícil. São muitos. Vou citar alguns, conforme o gênero literário:

Convite para um homicídio / Agatha Christie / Romance policial
E não sobrou nenhum / Agatha Christie / Romance policial
A casa torta / Agatha Christie / Romance policial
Assassinato no Expresso do Oriente / Agatha Christie / Romance policial
O cão de Baskerville / Arthur Conan Doyle / Romance policial
Nada é por acaso / Zibia Gasparetto / Romance espírita
O mistério do sobrado / Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho / Romance espírita
O caçador de pipas / Khaled Hosseini / Drama

E muitos outros. Acho que cada um me envolveu de uma forma diferente. Uns me deixaram intrigados, outros me fizeram refletir. Cada um tem sua particularidade.

Tomo Literário: Deseja deixar algum comentário para os leitores?

Vincento Hughes: Gostaria de agradecer aos leitores. Afinal, eles são a razão de um livro existir. E também queria convidá-los a conhecer o meu trabalho como escritor, assim como o de outros da literatura nacional. Peço também que, ao gostarem de um livro, recomendem a leitura.     

Conheça os livros do autor:


A Equação Imperfeita

A cidade de Sofia, capital da Bulgária, foi escolhida para sediar mais uma edição do Equation Awards, um tradicional concurso internacional de matemática, realizado na Europa. No entanto, mudanças inesperadas nas regras da competição criam um ambiente desconfortável em Bulgaville, o prédio construído para abrigar participantes de diversas nacionalidades. A tensão aumenta ainda mais quando um dos presentes é encontrado morto na sala principal do prédio. Dentre as pistas deixadas na cena do crime, uma folha de papel contendo uma equação matemática nitidamente absurda torna ainda mais enigmático entender o que realmente estava acontecendo em Bulgaville.

Disponível na Amazon, Clube de Autores, Wattpad e Sweek.


O Deslize

O Hotel Aquarius, situado em um ponto isolado do balneário de Nice, no sul da França, parecia o local ideal para a jovem e perspicaz detetive Jolie espairecer sua mente da rotina de desvendar crimes. No entanto, sua prima Dominique, uma jovem distraída e recatada, se encanta de modo inesperado por um belo e misterioso rapaz. Desconfiada das intenções do jovem, Jolie acende seu sinal de alerta. É quando um trágico acontecimento envolvendo diretamente sua prima Dominique mostra que as suspeitas de Jolie tinham fundamento. Porém, a própria detetive se surpreenderia com os desdobramentos do caso...

Disponível na Amazon, Clube de Autores e Sweek.


Movimentos perigosos

Lorenzo Rodanelli, um escritor e enxadrista italiano, está em Roma buscando inspiração para seu novo livro, quando a morte de um jovem é cercada por um fato inusitado: uma peça de xadrez é achada no bolso da vítima. É quando, por uma casualidade, Lorenzo se envolve na investigação e decide desvendar um mistério que se torna cada vez mais intrigante.

Disponível na Amazon, Clube de Autores e Wattpad.


Reféns da ilusão

Corina Prodan é uma jovem malabarista do circo Fantezie, o qual está se apresentando no interior da Romênia. Às vésperas de mais um espetáculo, um pequeno incidente faz com que a temperamental Corina perca seu controle emocional, deixando-se dominar pelo ciúme que sentia pelo seu namorado Dumitru, o trapezista do circo, desde que a bela Nadjine chegou para substituir a antiga trapezista que fazia par com Dumitru. A reação desproporcional de Corina traz à tona segredos que os demais integrantes do circo trancavam nas gavetas ilusórias de suas mentes.

É quando um incidente ocorrido durante o espetáculo faz com que Corina sinta que pode ter sofrido uma tentativa de assassinato. Jolie Bardot, a perspicaz detetive francesa, que assistia à apresentação dos integrantes do circo Fantezie, concorda com as suspeitas de Corina. No entanto, ao decidir investigar o caso, Jolie se surpreende com uma morte cercada de circunstâncias misteriosas.

Disponível na Amazon e Clube de Autores.


O peso de uma decisão

A jovem Agneska Gomanska, uma das filhas gêmeas do generoso milionário Olek Gomanski, desaprova a presença da madrasta e de outros parentes de seu pai na mansão onde vive em Cracóvia. É quando Agneska decide surpreender a família com uma notícia inesperada em um momento aparentemente inoportuno. Ou seria o momento mais oportuno? É uma pergunta que desafia o inspetor Musiol depois que um dos moradores é encontrado morto dentro da mansão.

Disponível na Amazon e Clubede Autores.


Crônicas e cômicas 28 e ½

Quem nunca conviveu com as piadas engraçadas de um tio brincalhão, as trapalhadas de uma tia-avó estabanada, as peripécias de um primo distraído ou as consequências hilariantes dos destemperos de casais que, embora se amem, vivem em pé-de-guerra?
Crônicas e cômicas 28 e ½ reapresenta histórias que já foram contadas em Crônicas e cômicas e acrescenta outras divertidíssimas, algumas inéditas, inclusive, perfazendo um total de 28 crônicas bem cômicas.

Disponível na Amazon e Clubede Autores.


As quatro amigas

Quatro amigas vão a uma festa
Não será, porém, uma data querida
Haverá uma surpresa indigesta
E uma delas sairá de lá sem vida

Trata-se de um romance policial
Bem curto e em forma de poesia
Não é algo muito tradicional
Mas ficou do jeito que eu queria

Disponível na Amazon.

Acompanhe o autor:


Um comentário:

  1. Boa tarde. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer ao Tomoliterário pelo espaço e pela divulgação dos autores. Quero também elogiar a entrevista e agradecer o Eudes Cruz pela atenção.

    Att,
    Vincento Hughes.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages