[Entrevista] Edmac Trigueiro - Tomo Literário

Edmac Trigueiro é autor dos livros História do Universo, História da Vida e História do Homem. O escritor falou ao Tomo Literário sobre seus livros, contato com a literatura, escritores e destacou a necessidade de leitura de obras de não-ficção. Confira a entrevista.

Tomo Literário: Como foi o seu primeiro contato com a literatura?

Edmac Trigueiro: Meu primeiro contato com a literatura se deu logo que aprendi a ler, bem no início dos anos setenta, e o primeiro livro que li o tenho guardado até hoje, é um livro infantil ilustrado e se chama Deixem Papai Dormir, da Emilly Reed, da antiga coleção Pingos de Ouro.  

Tomo Literário: Quando você se descobriu escritor?

Edmac Trigueiro: Aos dez anos inventei de fazer um diário e aos onze comecei a escrevê-lo, não todo dia, mas esporadicamente e o faço até hoje, embora muito espaçadamente. Ali estava a semente do escritor! Vi-me obrigado por profissão, porém, a escrever com certa regularidade a partir de começos do ano de 1996.

Tomo Literário: Você é autor do livro História do Universo. Como surgiu a ideia de escrever sobre o universo à luz da Teoria do Big Bang?

Edmac Trigueiro: A ideia surgiu em 1997. Cursava o mestrado e tinha que estudar coisas muito técnicas e a linguagem me cansava um pouco. Fugia dos compromissos acadêmicos lendo livros de história, de que sempre gostei. Nessa época, pensava em escrever um livro sobre o Descobrimento do Brasil (ainda penso) e eis que, entrando em uma livraria, deparei-me com um livro de cosmologia e decidi comprá-lo e lê-lo. Foi amor à primeira vista! Aí uma coisa ficou martelando em minha mente. Como eu poderia contar uma história a partir de 1500 se eu não sabia nada do que se passara antes, então decidi ir fundo, radicalizar, ir ao começo do começo, à origem do Universo, e foi a melhor coisa que me aconteceu e a melhor descoberta que pude fazer!

Tomo Literário: O segundo livro, História da Vida, dialoga com a Biologia Evolucionária. Resumidamente, qual o conceito desse termo? O que os leitores podem esperar do livro?

Edmac Trigueiro:  Quando terminei o História do Universo vi que era uma caminho sem volta. Eu não conseguia mais sair daquilo, um verdadeiro buraco negro intelectual a me sugar, então o caminho natural era prosseguir com aquilo, seguir a história e descobrir e contar o que se passou depois da criação (não gosto muito desse termo) natural do Universo, então fui à história da vida! E esse caminho intelectual passa por conhecer Darwin e sua teoria, a Teoria da Evolução das Espécies pela seleção natural, a única teoria cientifica existente hoje em dia que explica a evolução das espécies e aponta caminhos para sua origem.

Tomo Literário: História do Homem – Nosso Lugar no Universo se propõe a trazer as suas respostas para questões que os homens sempre fizeram: como surgiu a vida? Como surgiu o universo? Como surgiu o homem?  Esses mistérios podem ser elucidados?

Edmac Trigueiro: Eu diria que, do ponto de vista da ciência, estamos cada vez mais próximos de oferecermos uma explicação bastante razoável acerca de todos esses mistérios e eu isso é o que eu me proponho a trazer para os leitores, contar essa história à luz da ciência em uma linguagem destinada ao leitor comum.



Tomo Literário: Você tem dois livros que tratam da ação penal: Ação Penal Privada Subsidiária e Ação Penal e Violência. A que público o livro se destina?

Edmac Trigueiro:  A um público mais especializado, da área do Direito, de onde estão minhas origens e de onde eu labuto até hoje!

Tomo Literário: Pelos temas apresentados em seus livros você deve ter feito bastantes pesquisas sobre os temas para elaborá-los. Qual deles foi o mais complexo?

Edmac Trigueiro: O primeiro é sempre mais difícil. Passei quatro longos anos quebrando a cabeça, esquentando os miolos. Minha mulher, que é psicóloga, diz que eu gosto de sofrer. Talvez seja isso, quem sabe! Como venho também do mundo dos esportes, que exige sempre muito esforço, treinamento e dor, de certa forma isso tem me acompanhado ao longo da vida, não a dor física esportiva, mas a dor intelectual, que não deixa de ser sofrida. O fato é que gosto mais de ler do que de escrever!

Tomo Literário: Você  tem algum novo projeto literário? Pode nos contar?

Edmac Trigueiro: Olhe, sinceramente, ter projeto literário no Brasil é coisa de gente maluca. Antes pensava em continuar a história e escrever uma nova trilogia - Antes do Brasil, O Descobrimento do Brasil e Depois do Brasil, mas hoje sinceramente não sei! Talvez eu me volte para uma história local, sobre a origem da minha cidade, talvez eu pare de escrever e vá aprender a cozinhar, não sei, ainda estou decidindo...  

Tomo Literário: Quais são os escritores que você admira ou que exerceram alguma influência sobre o seu trabalho como escritor?

Edmac Trigueiro: Embora tenha lido ficção durante toda a minha vida, minha paixão hoje e desde há muito é por livros de História + Ciência, por História Natural, por Ciências e por História! Para não fugir da sua pergunta, vou citar alguns nas três áreas de pesquisa relacionadas a cada um de meus livros desorganizados hierarquicamente. São alguns autores de que gostei (mas em geral gosto de quase todos). Mas vamos lá: Carl Sagan, Janet Browne, Douglas Futuyma, Richard Dawkins, Steven Weinberg, Michel Brunet, Peter Bowler, Michael Benton, Yves Coppens, Jerry Coyne, Charles Darwin, Stephen Jay Gould e Pascal Picq. Como disse são apenas alguns deles, não vou citar mais para não cansá-los, porque listas são sempre muito chatas e não significam muita coisa. Tem-se que ler de tudo! Não mencionei os brasileiros, mas todos estão na bibliografia de meus livros! 


Tomo Literário: Que livros, de quais gêneros, você recomenda aos leitores? De que forma esses livros te tocam?

Edmac Trigueiro: Olha eu acho que os leitores brasileiros estão perdendo muito tempo deixando de ler livros de não ficção. Noto que há um certo preconceito aqui no Brasil, como que se esse tipo de literatura não pudesse ser tão prazerosa quanto à de romances, mas acho que isso pode estar  mudando aos poucos. Uma maneira é encarar esse livros como quem está lendo ficção, apenas pelo prazer da estória, sem se preocupar em aprender. Talvez associemos a não ficção à obrigação escolar e a ficção ao lazer, mas não precisa ser assim. A proposta de meus livros, que a gente nunca consegue medir o resultado, claro, vai nessa linha, tenta atingir esse público e preencher essa lacuna, escrevendo para pessoas comuns, como eu e você, numa linguagem mais popular, mas sem perder o rigor técnico!

Tomo Literário: Deseja deixar algum comentário para os leitores?

Edmac Trigueiro: Desejo dizer aos leitores que querem virar escritores. Não façam isso!

Conheça os livros de Edmac Trigueiro

História do Universo

Este livro conta a História do Universo à luz da Teoria do Big Bang. Quase não existem (se é que existem) livros de história que se proponham a contar a história física do Universo, como e quando ele surgiu, como evoluiu e se estruturou até alcançar a forma com a qual o conhecemos atualmente. Durante muito tempo, esse foi um território exclusivo da religião, depois passou ao domínio da ciência. É chegada a hora da história disputar esse espaço. Percorrendo a lacuna deixada por historiadores, o autor se lança nessa aventura de trazer para o leitor a versão atual e predominante da ciência acerca da história do Universo. Seguindo a trilha dos grandes cientistas, atuais e do passado, o leitor encontrará uma obra de fácil leitura, sem perder o rigor científico que se exige de um texto como esse. Baseado em quatro anos de pesquisas e estudos, o livro ousa adentrar a uma seara antes dominada por físicos e astrônomos, que laboram muitas vezes com uma linguagem hermética, que pode afastar àqueles acostumados a leituras da área das ciências humanas. Mantendo constante diálogo com a ciência e com os seus principais representantes, o autor faz questão de ressaltar, entretanto, que esta é uma obra, sobretudo, de conteúdo histórico.

Disponível para compra na Amazon.

História da Vida

Em História do Universo, a interface predominante foi com a Física e a Cosmologia. Neste segundo livro, o diálogo constante será com a Biologia Evolucionária.

O Universo e a Vida são cheios de mistérios. O ser humano, desde a pré-história, sempre sonhou em desvendá-los. Somos muito privilegiados por vivermos no séc. XXI, época em que já estamos bastante próximos de descobrirmos os grandes mistérios da origem e da evolução da vida, cujo véu, posto pelas religiões e pela mitologia, é, agora, desvelado pela Ciência.

Disponível para compra na Amazon.

História do Homem – Nosso Lugar no Universo

Durante milênios, desde os gregos antigos e, até mesmo, antes disso, a humanidade vem procurando uma resposta para a indagação: “Como surgiu o Universo?”, “Como surgiu a vida?”, “Como surgiu o homem?”. Foi em busca das respostas para esses mistérios que o autor percorreu, durante anos, as melhores bibliotecas, livros e artigos científicos sobre o assunto. E o resultado dessa busca é o que o leitor encontrará nesta obra. A conclusão que o autor partilha com o leitor ao longo dessa instigante travessia é a de que, em pleno alvorecer do século XXI, a ciência já dispõe de algumas respostas para todo esse mistério.

Disponível para compra na Amazon.

História do Universo para nossos filhos, O Descobrimento do Brasil: A Viagem de Pinzón, Ação Penal Privada Subsidiária, Ação Penal e Violência também podem ser encontrados na Amazon.

Acompanhe o autor nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages