Contos de Amor, Ódio & Sacanagem - Tomo Literário

Contos de Amor, Ódio & Sacanagem

Compartilhe


Em seu novo livro o escritor Furio Lonza apresenta enredos que têm as mulheres como o centro das narrativas.

Mais conhecido como colunista e co-editor da emblemática revista de humor Chiclete com Banana (ao lado de Angeli, Chico Caruso e Laerte), Furio Lonza comemora quarenta anos de literatura lançando um livro de histórias onde a mulher ocupa o lugar central.

Os 18 contos que compõem esta antologia são fruto de obsessões recorrentes. Em todas as suas configurações, a mulher está presente e atua de maneira orgânica e autônoma. É ela quem dá as cartas e estipula os limites. Mesmo levando em conta que um relacionamento afetivo é sempre balizado por arbitrariedades, caprichos ou mal-entendidos, não há nas narrativas nem vencedores nem vítimas.

Tem um pouco de tudo: uma atriz que não se conforma com sua estonteante beleza e quer ter uma cicatriz no rosto; um marido que pretende envenenar a esposa por ela ser dócil e cordata em excesso; um senhor que dá em cima da filha de catorze anos do amigo e tem uma surpresa; uma senhora casada que não consegue dormir; um estudante negro que sofre um bullying cruel de uma colega de olhos verdes. Há adultérios, misoginia, ciúmes, bruxaria, suspeitas, crimes, o cardápio todo.

Mesmo que elíptico e por vezes amargo, há humor. Como escreve na orelha Gustavo Bernardo, professor de Teoria da Literatura da UERJ, Furio Lonza filia-se ao seleto grupo dos melhores escritores sarcásticos de todos os tempos.


A capa é um trabalho do fotógrafo Thiago Sacramento (o mesmo que fez a capa do disco de Simone Mazzer, ambas censuradas no facebook) que flagrou instantes sensuais das mais importantes atrizes, diretoras de teatro, preparadoras vocais e designers da atualidade, caso de Lydia del Picchia (Grupo Galpão), Clara Santhana, Naara Barros, Flávia Fafiães e Catarina Saibro, entre outras.

Furio Lonza é escritor, dramaturgo e jornalista e tem vinte livros publicados pelas melhores editoras do país: Companhia das Letras [Eric com o Pé na Estrada, 2002], Editora 34 [Crossroads, 2011, e As Mil Taturanas Douradas, 1995, prêmio de melhor livro infanto-juvenil da FNLJ] e Relume Dumará [O que é isso, Maconheiro?, 1998].

Contos de Amor, Ódio & Sacanagem é uma publicação da Editora Penalux e será lançado no dia 6 de março no CCJF – Centro Cultural Justiça Federal, av. Rio de Branco, 241, Cinelândia, tel.: 3261.2550, a partir das 18 h.

Sobre o autor:

Furio Lonza é escritor, dramaturgo e jornalista. Entre romances, contos e ensaios, tem duas dezenas de livros publicados e completa este ano quarenta anos de literatura. Foi co-editor da lendária revista Chiclete com Banana e mora no Rio de Janeiro.

Serviço:

Título: Contos de Amor, Ódio & Sacanagem.
Autor: Furio Lonza
Especificações: 14x21, 292 p., 1ª edição – Editora Penalux, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages