[Entrevista] Luís de Oliveira - Tomo Literário

Luís de Oliveira lançou Girassóis Femininos. O escritor conversou com Tomo Literário sobre seu contato com a literatura, projetos que participa, processo de publicação, livro infantil e muito mais. Confira a entrevista.

Tomo Literário: Como foi o seu primeiro contato com a literatura?

Luís de Oliveira: O meu primeiro contato foi nas aulas do ensino médio. Sempre fui apaixonado pela grandiosidade de algumas obras brasileiras, como as de Jorge Amado.

Tomo Literário: Quando e como você se descobriu escritor?

Luís de Oliveira: Aos quinze anos. Comecei pela poesia. Escrevi muitas poesias e guardava pra mim ou entregava para uma professora do primeiro colegial. Porém, só fui me descobrir escritor alguns anos depois. A publicação do meu primeiro romance fez com que me descobrisse como escritor.

Tomo Literário: Você lançou recentemente o livro Girassóis Femininos. Como surgiu a ideia do livro?

Luís de Oliveira: Eu queria me desafiar, sair da minha zona de conforto em escrever romances e ousar.

Tomo Literário: Quanto tempo levou o processo da escrita até a publicação? E qual foi a etapa mais complexa?

Luís de Oliveira: Demorei quase três anos. A parte mais complexa foi o período de estudo em relação ao tema central do livro. E aos poucos, fui me envolvendo no enredo e o personagem praticamente andava sozinho.



Tomo Literário: Você também escreveu Um Coração e Seus Segredos. Do que trata esse livro?

Luís de Oliveira: Ele trata de um romance do colegial que desvenda as facetas do amor e relata os melhores momentos de um sentimento recíproco que dura a vida inteira.

Tomo Literário: Seu primeiro livro foi Choro de Gratidão, publicado pela Editora Baraúna, em 2013. Trata-se de um livro de poesias. Você tem ideia de lançar novos livros com poemas?

Luís de Oliveira: Percebo que poucos tem vontade de ler poesia. Por enquanto, só escrevo poesias para participar de concursos literários.

Tomo Literário: Saraus, oficinas e palestras também são atividades que você desenvolve. Quais os temas das oficinas e palestras? E como e onde acontecem os saraus?

Luís de Oliveira: Sou autor e orientador de um projeto que incentiva crianças de dez anos a produzir poesias e ao mesmo tempo, elas desenvolvem competências leitoras e de interpretação, viram protagonistas de suas ideias. Nas palestras falo um pouco de literatura e da minha trajetória enquanto um homem que sonha, que busca e alcança uma literatura de qualidade para todos.

Tomo Literário: De modo geral o que te inspira a escrever?

Luís de Oliveira: A vida me inspira. Não há nada mais inspirador do que a arte de viver e de eternizar em versos.

Tomo Literário: Você está trabalhando em algum novo projeto literário? Pode nos contar?

Luís de Oliveira: Estou trabalhando em um livro infantil. Percebi essa necessidade de escrever algo para as crianças do projeto.
Luís de Oliveira | Foto: Reprodução

Tomo Literário: Quais são os escritores que você admira ou que exerceram alguma influência sobre o seu trabalho como escritor?

Luís de Oliveira: Li muito Nicholas Sparks quando comecei a escrever romances. Leio muito Jorge Amado, Olavo Bilac e alguns autores jovens.

Tomo Literário: Que livros, de quais gêneros, você recomenda aos leitores? De que forma esses livros te tocam?

Luís de Oliveira: Recomendo livros que possam trazer uma reflexão no ato de viver. Livros que vão além da ficção, mas que emocionam. Esses livros me tocam de tal forma que fico por muito tempo com o livro na mente.

Tomo Literário: Deseja deixar algum comentário para os leitores?

Luís de Oliveira: Os sonhos nunca estão distantes. Os sonhos sempre estão em nossos corações... e nem nós podemos desistir deles. A persistência trará a vitória.

Conheça os livros do autor:


Um Coração e Seus Segredos

“Um coração e seus segredos” traz o romantismo do eu lírico masculino. Um sentimento que o devora o tempo todo, um desejo ardente que o consome por Valentina mesmo quando ela não passa de uma utopia. É um romance que começa desabrochar no tempo de colegial e que provoca mudanças drásticas na vida do triângulo amoroso entre Bruno, Valentina e Armando. O livro vem regado por um suspense que só é desvendado no último momento e apesar dos personagens serem guiados pelo destino para caminhos diferentes, Bruno e Valentina conseguem descansar nos traços do amor e viver nas rugas de felicidade mesmo quando as lembranças se tornam a melhor parceria.

O livro pode ser adquirido diretamente com o autor.


Girassóis Femininos

Um sedutor e impiedoso assassino tira vidas de diversas mulheres ao longo de vários anos e deixa sempre sua marca, que ajuda a polícia a unir os casos ao mesmo tempo em que os crimes não seguem exatamente sempre o mesmo modus operandi: as vítimas têm marcado no corpo um girassol. Mas quem é o criminoso? E o que o terá transformado neste monstro que comete as maiores atrocidades Brasil afora?

O livro pode ser adquirido diretamente com o autor ou no site da Editora Giostri.

Blog do autor:


Acompanhe o autor nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages