Conheça Esquila, o primeiro romance de Jonas do Espírito Santo - Tomo Literário

Conheça Esquila, o primeiro romance de Jonas do Espírito Santo

Compartilhe

Jonas do Espírito Santo é professor na cidade de Porto Alegre e Esquila é o seu primeiro livro. O romance foi realizado em quase cinco anos de trabalho.

Um velho e o filho adolescente viajam em um antigo Maverick pela fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Um refúgio esquecido no Pampa. Um grupo de seis pessoas na imensidão da Campanha: às bordas do Uruguai encontrariam muito mais do que procuravam. Uma jornada inesquecível que trasformaria para sempre suas vidas. Aquele dezembro intenso se revelaria tão fantástico quanto brutal. Ninguém sairia impune daquele verão que os transfiguraria impiedosamente.


O livro conta a história do jovem Augusto e seu pai durante o início do verão em dezembro de 1999 na fronteira oeste do Rio grande do Sul. O Pampa gaúcho serve de pano de fundo para o autor desenvolver sua prosa agridoce e discorrer sobre temas tão diversos e complexos como: o fim da adolescência e a condição humana; a formação do estado do Rio Grande do Sul e o rock dos anos noventa; Yukio Mishima e Ovídio; Nine Inch Nails e Vitor Ramil. A música exerce um papel importante e original na obra. As canções citadas no livro são como personagens que em determinada parte assumem o controle do romance.

Esquila é ao mesmo tempo regional e universal, tradicional e transgressor, doce e brutal, divertido e melancólico. Um conto moderno sobre o Rio Grande do Sul. Um retrato emocionante dos anos noventa. Uma obra que conversa com a “Estética do Frio” de Vitor Ramil. Uma fotografia de uma época que já deixa saudades no coração de muitos que não são mais tão jovens.

5 comentários:

  1. De fato, um grande livro. Desde João Gilberto Noll, eu não vinha em escritor gaúcho (novo) escrever com tanta alma. Obviamente, o estilo de Espirito Santo é muito diferente do de Noll, no entanto os dois escrevem como se dos seus livros dependessem suas vidas.Obra de arte! Recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Surpreendente a cada capítulo com diálogos que te fazem refletir sobre a arte e acima de tudo a valorizar a vida...um livro forte mas ao mesmo tempo delicado! Uma grande obra literária!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages