Amar é Mar – Luis Enrique Kato - Tomo Literário

Amar é Mar – Luis Enrique Kato

Compartilhe

“Não são nossas habilidades que mostram quem realmente somos, são as nossas escolhas.” Frase dita por Alvo Dumbledore em Harry Potter. Por que começar a resenha do livro Amar é Mar, de Luis Enrique Kato, bom esta frase? Logo mais você vai compreender.

O livro foi publicado pela Editora Coerência em 2017 (1ª edição, 182 páginas). A obra é composta por vários textos do autor que revelam sentimentos de um jovem que fala profundamente a quem lê.

Luis trata de vários assuntos que passam por diferentes situações da vida. Passa pela perda de sua avó, pela fase de luto, por amores, por encontros e desencontros, pela família, pelos desejos e pelos sonhos. Em seus textos trata ainda das inquietações da juventude, dos medos e inseguranças, dos laços que se fazem e que se desfazem, das relações que permanecem e se aprofundam, de coisas táteis e intangíveis.

Cada texto fala ao leitor de modo diferente. Toca em emoções que temos guardadas e em entusiasmo para seguirmos adiante, mesmo com as adversidades. Ou podem tocar o leitor pela vontade de se conhecer mais, de se tornar alguém melhor. Em Amar é Mar está a força e a coragem de um jovem que fala sobre si e sobre os seus sentimentos em relação ao mundo. Uso a palavra coragem, porque não há medo do autor em se desnudar diante da maré de sentimentos que ele nos revela. Em tempos em que a imagem impressionam mais as pessoas e atraem o grande público, é interessante observar um jovem escritor navegando pelo lado interno do ser humano.

“Eu amo quem eu fui, quem eu sou e quem eu estou me tornando.”


Quem não conhece Luis Enrique Kato, passará a conhecê-lo. E não é só um apanhado de textos que falam de forma autobiográfica. O leitor terá contato com textos que de algum modo podem ser inspiradores ou, no mínimo, que suscitam a reflexão. Passamos por poesia, crônicas, citações, trechos de músicas que tem alguma ligação com seus relatos e os posionamentos francos do autor, incluindo textos que foram feitos em momentos distintos (quando o sentimento era de ser amado ou quando era de se afastar de tudo e de todos).

São textos breves, mas que dizem muito. A forma com que o autor se expressa é clara, objetiva e carregada de emoção. As páginas da publicação podem ser devoradas pelo leitor num único fôlego.

Amar é Mar é a jornada de um jovem rumo à vida adulta e, por isso, muitos dos temas abordados também falam a nós, porque são reais, são sinceros. Podem fazer jorrar sentimentos a partir de uma conversa que se tem num ônibus, no reposicionamento da vida profissional, na perda de um ente, na descoberta de um novo amor ou na desconstrução de uma relação.

Os textos foram escritos no período de 2013 a 2017. Foram redigidos para publicação em um blog chamado Vivências Vividas e Luis Enrique Kato já carregava o objetivo (sonho) de transformar os seus relatos em um livro. Deu certo! E valeu a pena!

Lembra a frase lá do início?

O autor a cita no livro, porque é fã de J. K. Rowling e resolvi usá-la, porque vi no livro quais foram as escolhas do autor. E essas escolhas deixam claras que trata-se de um jovem amigo, sonhador,  ligado à sua família e guerreiro. Amar é Mar é um livro inspirador!

Foto: Reprodução
Sobre o autor

Luis Enrique Kato é paulista, estudante de jornalismo. Virginiano, com uma alma sonhadora, começou a escrever na tentativa de dizer ao mundo cada sentimento que continha em seu coração, mas são tantas histórias que não cabem em um único livro.

Ficha Técnica

Título: Amar é Mar
Escritor: Luis Enrique Kato
Editora: Coerência
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-92572-51-8
Número de Páginas: 182
Ano: 2017

Assunto: Literatura brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages