A importância de discutir o preconceito desde cedo - Tomo Literário

A importância de discutir o preconceito desde cedo

Compartilhe


O público jovem é o que mais lê no país atualmente. Segundo dados do Ibope e o Instituto Pró-Livro em maio de 2016, 67% dos leitores no Brasil são jovens entre 18 e 24 anos, e 42% das crianças de 11 a 13 anos dizem ler sem obrigação dos pais ou escola.

Por isso é importante levar em consideração que obras infantis também devem acordar assuntos relevantes e que muitas vezes não são discutidos com crianças, como preconceito, desigualdade, etc.

Por que é importante que as crianças aprendam esse tipo de coisa desde cedo? Pois ensina a romper as barreiras do ódio, racismo, machismo e é uma forma que a sociedade pode encontrar para evoluir. Com isso, os pequenos aprendem a agir com respeito, e podem levar essa lição consigo para todas as esferas de suas vidas.

Outra coisa relevante a ressaltar são os jovens que desistem dos estudos por não aguentar o preconceito dos colegas de classe. De acordo com uma pesquisa da Unesco em 2003 no Rio de Janeiro, 90% das travestis entrevistadas que abandonaram a escola, o fizeram por causa de atitudes homofóbicas no ambiente escolar.

Taxas de assédio e racismo também podem ser menores se crianças forem ensinadas desde pequenas, e obras literárias podem contribuir para isso.

“Guerra das Raças” de Daniel Jahchan é um livro voltado para o público infanto-juvenil que traz algumas dessas discussões. O autor buscou escrever uma história de fantasia, cheia de aventura e mistério, mas que ao mesmo tempo passasse a ideia de que para evoluir é preciso se esquecer das diferenças e incentivar a aceitação.

Além disso, “Guerra das Raças” tem como um de seus objetivos principais fazer com que os jovens leitores pensem a respeito do preconceito e que cheguem à conclusão que todos são iguais, e que a sociedade sempre caminha melhor quando está unida.

Confira a sinopse do livro:

Os séculos se passaram desde a queda dos donmen. Com eles, a Ordem Igualitária das Raças foi destruída. Seis séculos mergulhados na maior guerra da história. Humanos, elfos, orcs e anões, todos são apenas soldados. Apenas peões na guerra entre angeli e daemon pelo poder. A única coisa que importa na guerra é o lado pelo qual se luta. Mas o mal cria, sem saber, o seu maior inimigo. Distante da guerra, a esperança vive. Um casal de irmãos, aos poucos, vai descobrindo a verdade sobre sua origem. Guiados por um ser mágico, que todos acreditavam estar extinto, seriam eles capazes de unir novamente as raças para contra-atacar aqueles que os oprimiram durante séculos? Para os apaixonados por fantasia e mitologia nórdica, Guerra das Raças – A caça aos desertores garante uma ótima leitura. Aventure-se nessa história cheia de contratempos e personagens cativantes.

Foto: Divulgação
Sobre o autor:

Nascido em 1994, na capital paulista, a paixão de Daniel Jahchan pela literatura nasceu quando tinha apenas 8 anos. Aos 11 começou a escrever fanfics de suas histórias favoritas e aí nasceu a paixão pela escrita. Depois das fanfics, vieram contos, poemas e canções, até chegar aos livros. Guerra das Raças, apesar de não ser a primeira obra que concluiu, foi a primeira que despertou seu desejo de publicação. Quando não está pensando nas aventuras de Zia e Ikarus, o autor está no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, onde estuda outra grande paixão desde 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages