Ajuste de Contas - Wallery Giscar - Tomo Literário

Ajuste de Contas - Wallery Giscar

Compartilhe


“Pensava na sua gente, sem sentimentalismos,
num severo ajuste de contas com a vida...”
(Gabriel García Márquez)

Ajuste de Contas, de Wallery Giscar, foi publicado pela Giostri Editora em 2017. O livro foi ganhador do Prêmio O. G. Rego de Carvalho, na categoria novela, da FUNDAC-PI no ano de 2001.

Nessa novela policial, em 78 páginas, o leitor vai conhecer a história de Justino, um pistoleiro experiente, nascido no Ceará e que atua tanto ali quanto no Piauí. No passado, esse homem que carrega crimes no seu rol de feitos, tivera um amor, mas teve de abandonar sua paixão para dar sequencia ao cumprimento de seus serviços. O dinheiro que ganhara executando pessoas foi mais tentador. Lindalva teve de seguir sua vida.

Justino é contratado por Pedro Gusmão, que atua como intermediador da negociação, para que ele mate um determinado fazendeiro. Atento aos movimentos e alerta por sua experiência atuando como pistoleiro, ele percebe que há algo de estranho na história contada pelo seu contratante. Acredita piamente que está sendo atraído para uma armadilha. Ao longo de sua vida, em função de sua atividade, ganhou inimigos. Mesmo sem saber o real motivo e quem está por trás de tal armação, ele se articula com a finalidade de descortinar o esquema a qual estava sendo ardilosamente inserido.

O protagonista vai encarar histórias do passado e se ver diante do ajuste de contas que a vida pede. A elucidação de fatos pregressos se dá numa intrincada rede de relações que envolve Justino e os demais personagens com quem contracena.

Wallery Giscar construiu um personagem bastante interessante. As características de Justino são bem apresentadas e utilizadas na trama, de forma que o leitor compreenderá não só as motivações de seus atos, como o seu perfil psicológico. Nesse personagem que mexe com o imaginário popular e que é envolvido com crimes, há também certa conduta, o que se revela, por exemplo, quando se vê diante de uma menina que, aparentemente, está predisposta a se prostituir em troca de dinheiro. Ele, entendendo a situação, a ajuda com o dinheiro e dá conselhos, sem envolver-se com a menor.

O autor emprega o recurso de apresentar a história no presente e explicá-la com o passado dos personagens, trazendo à tona eventos que surpreendem o leitor. O modo como nos conta faz com que a trama se desenrole com naturalidade. Wallery tem uma escrita objetiva e fluída. Isso, aliado a uma história crível e bem arquitetada, prende a atenção do leitor. Pela dinâmica do livro, pela qualidade e pela quantidade de páginas, é possível ao leitor ler rapidamente e ser absorvido pela novela. O desenvolvimento do texto é coeso e coerente. Em Ajuste de Contas as pontas dos acontecimentos contados ao leitor se fecham.

A novela de Wallery Giscar envolve traições, relações, crimes, segredos e reviravoltas que surpreendem. Com a perspicácia de grandes escritores, o autor elaborou um desfecho magistral.

Nota: a resenha, de minha autoria, foi originalmente publicada na Revista Conexão Literatura – Edição 28, que pode ser baixada gratuitamente clicando aqui.

Foto: Reprodução
Sobre o autor

Wallery Giscar Desten nasceu na cidade de São Domingos do Azeitão – MA. Formou-se, inicialmente, em Letras, por sonhar um dia ser escritor, e, posteriormente, veio a se formar como Bacharel em Direito. O interesse pela literatura se deu, por acaso, quando tinha quinze anos. Alguns anos depois, surgiu a curiosidade pelos concursos literários e começou a escrever para participar e ter experiência. Conquistou o terceiro lugar no concurso de poesia da VII semana de Letras da UESPI – 1998; segundo lugar no concurso de crônica da FUNDAC – 1998; participou da antologia poética “As Trinta Melhores Poesias” do I Concurso UESPI de literatura – 1999; teve menção honrosa com o  romance O Jardim dos Amores pela FUNDAC – 2003 e conquistou primeiro lugar no concurso Prêmio O. G. Rego de Carvalho, na categoria novela – FUNDAC – 2001 com Ajuste de Contas. Mora em Teresina – PI com a esposa e os filhos, escrevendo e aprimorando os futuros romances.

O leitor também pode conferir entrevista que Wallery Giscar concedeu ao Tomo Literário. Clique aqui e boa leitura.

Ficha Técnica

Título: Ajuste de Contas
Escritor: Wallery Giscar
Editora: Giostri
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-516-0005-4
Número de Páginas: 78
Ano: 2017
Assunto: Literatura brasileira / novela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages