Romance de estreia de autor premiado trata da sutil ruína de uma vida - Tomo Literário

Romance de estreia de autor premiado trata da sutil ruína de uma vida

Compartilhe

Foto: Divulgação Penalux

Escritor paulista, cujos contos já venceram prêmios consagrados como o Ideal Clube de Literatura e o Sesc/DF, lança agora seu primeiro romance

“Diário da casa arruinada”, primeiro romance do escritor paulista Tiago Feijó, engendra um forte cenário psicológico, tendo a casa como um local de derrocada e desmantelamento.

Em formato de diário – estruturado, portanto, de forma linear de tempo e espaço – o livro nos traz como personagem principal um escritor frustrado que, além de registrar dia a dia o desafio de largar o vício do cigarro, usa a escrita como instrumento de investigação para seus traumas e conflitos conjugais, conduzindo a trama num desenrolar de lembranças e vivências permeadas de linguagem poética e reflexões filosóficas.

Sobre o enredo, Feijó argumenta: “A linha que me guiou é de um homem que não quer ver o que está diante de si. O personagem precisa da escrita, pois essa vai lhe revelar coisas que não consegue ver sozinho. Ou não quer ver”.

E, de fato, Quim, o protagonista da história, confirma isso – em meio a uma crise matrimonial, que o abala tanto ou mais que a privação do cigarro, ele registra: “Quero crer que escrevo para mim a minha própria vida, mas não estarei eu escrevendo para os outros a vida de outra pessoa?”
Conforme a narrativa avança, o leitor vai encontrando na escrita de Tiago Feijó muitas referências literárias e intertextualidade com Machado de Assis, Manuel Bandeira, Drummond, Homero e outros grandes escritores.

A narrativa também traz pérolas como esta: “(...) descobri que o mundo é mesmo muito grande, mas que o homem é maior. E é tão grande o homem, que às vezes encontra dentro de si lugares que são só penumbras e perigos”. 

A história fisga logo o leitor, que é guiado para um desfecho cujo teor horripilante contrasta com a brandura do caminho.

Os meandros da convivência, os silêncios da vida conjugal, os fotogramas da derrocada e a perda do romantismo são elementos de identificação e que fazem deste livro um bom percurso sobre a natureza dos casais.

Serviço

Editora Penalux
Livro: Diário da casa arruinada, romance
Autor: Tiago Feijó
Publicação: 2017
168 páginas, 14x21 cm

Foto: Divulgação
Sobre o autor

Tiago Feijó, 34 anos, nasceu em Fortaleza (CE) e cresceu em Guaratinguetá, no interior paulista. Formado em letras clássicas pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), atua como professor na rede pública de ensino. O autor é apontado com uma grande promessa literária no cenário nacional. Já ganhou vários prêmios literários, entre eles o aclamado Prêmio Ideal Clube de Literatura, que lhe conferiu a publicação do livro Insolitudes em 2015, obra de estreia que reúne os contos premiados do autor. Em 2016 venceu o Prêmio Bunkyo “Livro do Ano”, e recentemente, em outubro, também ganhou o prêmio Sesc/DF de Contos “Machados de Assis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages