Estrelas Tortas - Walcyr Carrasco - Tomo Literário


“Sua irmã nunca mais vai andar.” Assim começa o livro Estrelas Tortas e é com esta frase que Gui descobre, por meio de seu pai, que sua irmã Marcella nunca mais vai andar. A impossibilidade de locomoção veio após a ocorrência de um acidente em que um caminhão chocou-se com o veículo em que ela estava com a mãe.

Tal acidente mudou a vida de Marcella, mas afetou também a vida daqueles que a cercavam, o irmão, a mãe, o pai, a vó, e até amigos. Outrora ela jogava vôlei, brilhava por sua beleza e altura, mas agora é preciso também lidar como fato de que não vai andar e que passa, portando, a usar uma cadeira de rodas, em função de sua paraplegia.

Os capítulos do livro recebem o nome de um dos personagens, como Gui (irmão de Marcella) que abre o livro, Mariana (uma amiga da menina), Bira (o paquera de Marcella), entre outros. A narração é feita em primeira pessoa pelo personagem correspondente ao capítulo. É por meio da visão dos personagens que os fatos são narrados e apresentados ao leitor.

A narrativa do livro de Walcyr Carrasco é fluída, acessível e a história é deliciosa de ler. O autor utiliza muito bem os personagens e suas visões sobre os acontecimentos vivenciados por Marcella. Entra em cena as dificuldades de adaptação, os obstáculos que devem ser enfrentados por pessoas com deficiência, os medos (de quem sofreu o acidente e de quem está a seu redor), a vontade dos pais de superproteger, as perdas... Mas também trata de novos laços, de descobertas (que para Marcella envolvem o universo adolescente), de aprendizado, de evolução, de companheirismo.

Marcella tem seu crush, tem vontade de ir a festas e de se relacionar com novos amigos. A vovó Gilda compreende que a neta encontre-se com um garoto: “Onde já se viu, um pai, nos dias de hoje, ficar bravo porque a filha anda se encontrando com um garoto da idade dela?” A personagem se define como mais moderna que muito jovem por aí. Toca de forma indireta na questão da sexualidade, inerente à idade.

Estrelas Tortas, do escritor Walcyr Carrasco, foi publicado pela Editora Moderna (2ª edição). É um livro de literatura infantojuvenil que transmite com sensibilidade uma mensagem importante para a sociedade: convivência com deficientes físicos, superação, respeito.

O impacto que a paraplegia da personagem causa em quem com ela convive é o cerne do livro, trazendo à luz também o processo de compreensão da própria Marcella em relação à sua condição atual e sobre o processo a que todos que convivem com o deficiente tem de passar. É necessário empatia para compreender a vida de alguém que de uma hora para a outra deixa de andar. Há transformação externa sim, mas também há mudanças que ocorrem internamente e que requerem paciência e compreensão.

O livro é um convite para um debate saudável com jovens e crianças sobre a deficiência física. A forma com que é narrado e os diferentes pontos de vistas sobre a menina Marcella, permitem com que haja reflexão sobre distintos aspectos que tomam a vida de uma cadeirante. Para educadores seria um bom instrumento para adotar em sala de aula. Para os pais é uma forma de discutir o assunto, ainda que não haja deficientes físicos na família, pois eles existem na sociedade e precisam do respeito de quem anda. Em que pese o fato de ser uma ficção, é preciso que estejamos abertos a entender o universo daquilo que nos é diferente.

Você pode se resignar e estagnar diante de uma deficiência, ou pode desejar mais, pelo menos mais do que os outros pensam que você pode!

Foto: Reprodução
Sobre o autor:

Walcyr Carrasco nasceu em 1951 em Bernardino de Campos – SP. Foi criado em Marília. É formado em jornalismo e trabalhou em várias revistas e jornais nacionais. Walcyr também é autor de teatro, com peças como Batom e Êxtase, e também algumas infantojuvenis, como O Menino Narigudo e as premiadas adaptações de Peter Pan e Branca de Neve. Escreveu novelas como Xica da Silva, O Cravo e a Rosa e A Padroeira. Trabalhou ainda na adaptação de Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Ficha Técnica

Título: Estrelas Tortas
Escritor: Walcyr Carrasco
Editora: Moderna
Edição: 2ª
ISBN: 978-85-16-03546-8
Ano: 2003
Número de Páginas: 104
Assunto: Literatura infantojuvenil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages