[Entrevista] Marcão Ferreira Knight - Tomo Literário

[Entrevista] Marcão Ferreira Knight

Compartilhe


Marcão Ferreira Knight ingressou na carreira literária em 2014, quando escreveu seu primeiro livro, intitulado O Príncipe e lançando em janeiro do ano seguinte. Finalizou a sequência em julho de 2017, a qual está em análise pela Editora Livros Prontos.

Tomo Literário: Como foi o seu primeiro contato com a literatura?

Marcão Ferreira Knight: Eu sempre fui incentivado a ler. Foi em 2010 que comecei a ler muitos livros de fantasia.

Tomo Literário: Como surgiu a ideia do seu livro O Príncipe, publicado pela Editora Autografia?

Marcão Ferreira Knight: A ideia surgiu depois que li a trilogia Encantadas, da Sarah Pinborough, a qual narra versões alternativas de princesas. Aí eu pensei por que não eu fazer minha versão também?

Tomo Literário: Você participou da antologia A Arte do Terror. Fale um pouco sobre o seu conto.

Marcão Ferreira Knight:  O conto trata sobre um destino horrível e desconhecido que acontece com a humanidade após um eclipse sem fim.

Tomo Literário:  Na sua visão, quais os maiores desafios para o escritor brasileiro?

Marcão Ferreira Knight: Acredito que seja se destacar num país onde a maioria não é leitor. Além disso, o escritor brasileiro precisa ser focado, não dar lugar ao desânimo, preguiça e JAMAIS escrever só pelo dinheiro.

Tomo Literário:  De modo geral, o que te inspira a escrever?

Marcão Ferreira Knight:  Eu sinto necessidade de mostrar às pessoas, através da escrita, que não é errado sonhar. Tem muita coisa no que escrevo que é para encorajar os leitores a seguir em frente, apesar dos problemas.

Tomo Literário: Fantasia, mistério, suspense, terror e ficção científica. Tem predileção por algum gênero? Escrever gêneros distintos dá maior abertura de criação, como você faz a preparação para escrever um livro? Pesquisa o assunto ou é um processo intuitivo?

Marcão Ferreira Knight:  A fantasia e o terror é o que mais me prende. Em tudo o que eu crio, mergulho de cabeça. Entro na história. Despejo minhas sensações e sentimentos nas palavras e acho que o leitor acaba percebendo isso.

Tomo Literário: Está trabalhando em algum novo projeto literário? Pode nos contar?

Marcão Ferreira Knight: Estou trabalhando num livro de terror. Depois de ler obras do Lovecraft, fiquei fascinado pelo medo do desconhecido. Depois, comecei a ler IT A Coisa e o filme Invocação do Mal me deram muita inspiração para criar uma trama tenebrosa. Pesquisei locais assombrados no Brasil e encontrei um artigo de uma casa mal assombrada no Rio Grande do Sul. Basicamente, o livro é sobre uma família que se muda para Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul até que, com o passar do tempo, percebem que há uma presença demoníaca na casa que quer alguma coisa. O demônio que eu criei não é igual aos que as pessoas estão acostumadas a ver em livros e filmes. Não vou dar spoiler (risos).

Tomo Literário: Você tem publicação no Wattpad e no Sweek. Qual a sua percepção destas ferramentas?

Marcão Ferreira Knight: O Wattpad tem mais tempo na internet e fica mais fácil de se divulgar trabalhos nele, apesar de precisar dar mais suporte aos usuários. A plataforma Sweek ainda não é muito conhecida, mas dá um suporte quase que imediato para o usuário e sabe ser simples e completa ao mesmo tempo.

Tomo Literário: Que autores você recomenda ou quais autores influenciaram o seu trabalho como escritor?

Marcão Ferreira Knight:  O grande Lewis, autor do maravilhoso mundo de Nárnia e S.L Farrel, do mundo único da trilogia O Trono do Sol são dois autores de fantasia que eu recomendo para qualquer leitor. Colleen Houck, autora da saga A Maldição do Tigre e do Despertar do Príncipe, além de Cassandra Clare, autora da saga Os Instrumentos Mortais eu também recomendo. Todos esses autores de fantasia me serviram de inspiração.

Tomo Literário: Que livros, de quaisquer gêneros, você indicaria aos leitores e de que maneira esses livros te tocam?

Marcão Ferreira Knight: Além dos livros que citei acima, recomendo a duologia Ladrão de Almas, da escritora Alma Katsu e o livro A Profecia do Paraíso, de Robert Browne. No caso de Alma, ela tem um dom único de mostrar como o amor pode mudar as pessoas. No caso de Robert, ele conseguiu criar uma trama apocalíptica única que choca o leitor. Há dois escritores brasileiros que preciso mencionar: o Jean Dias Ferreira, com seu livro Transformados Geração Z. Esse jovenzinho consegue fazer você refletir sobre um futuro que não é incerto e pode estar mais perto do que imaginamos. O Eduardo Silveira, autor dos livros A Queda dos Deuses e A Queda dos Reis, mostra como os “poderosos” usam de persuasão para conseguir se manter no poder e ter controle sobre a maioria. Ele criou um mundo de conflito político, religião e guerras de um jeito inexplicavelmente diferente e fascinante.

Tomo Literário: Quer deixar algum comentário para os leitores?
Foto: Arquivo pessoal do escritor

Marcão Ferreira Knight: Deem oportunidade aos escritores brasileiros. Leiam livros nacionais porque está cheio de gente talentosa por aqui. Quando eu digo nacional, não é só André Vianco, Eduardo Spohr e Raphael Draccon.

Saiba mais sobre o autor

O escritor participou da antologia de poesias da Editora Chiado, uma de terror pela Arte do Terror e outra que será lançada em 8 de dezembro, pelo grupo literário Mal do Horror, além de ter trabalhos na plataforma Wattpad e ser ganhador de um concurso literário por lá com o conto Coração Élfico. Atualmente, trabalha em seu primeiro livro de terror. Mora com a família e seu cãozinho em São Paulo.

Conheça os livros
 
O Príncipe

A história se passa após o despertar da princesa Aurora pelo príncipe Filipe. Ambos se casam e rei Estêvão, pai de Aurora, reúne a festa de casamento e coroação de ambos. Porém, surge uma visita inesperada: Malé­ca, irmã gêmea da feiticeira Malévola que foi morta por Filipe causando espanto e terror em todos anunciando que o ­lho de Aurora trará novamente a maldição e uma peculiaridade capaz de abalar tôda a tradição real. As fadas madrinhas de Aurora buscam então um objeto mágico no reino de Avalon para proteger o reino, mas com uma consequência terrível para uma delas; o objeto dirá revelações impressionantes do mundo espiritual ao passo que o próprio arcanjo Grabriel e uma legião de espíritos da Luz ajudará o reino a enfrentar a tribulação que se aproxima. O príncipe contará com a ajuda de Branca de Neve, mas o que ele fará quando o dia da maldição vier?

Disponível no site da Editora Autografia.

A Arte do Terror - História

Se você tivesse a oportunidade de participar ativamente de momentos que se tornaram fatos históricos? Por exemplo: se pudesse voltar à Segunda Guerra Mundial, à Revolução Francesa ou ainda aos Impérios da Antiguidade e influenciasse os acontecimentos?  Se tudo o que conhecemos sobre a História, não fosse exatamente, o que aconteceu?  Segredos obscuros podem ter definido o rumo que a Humanidade seguiu em sua trajetória e você está lá, diante da verdade dos fatos, presenciando, vivenciando e redirecionando o desenrolar da História. Você tem a oportunidade de viajar ao passado. Escolha seu destino na linha do tempo, criando um obscuro misterioso entre o ontem e o hoje.

Disponível no Clube de Autores.



Acompanhe o escritor nas redes sociais:


Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages