Para celebrar o dia das crianças uma lista de 10 livros da Editora do Brasil - Tomo Literário

Para celebrar o dia das crianças uma lista de 10 livros da Editora do Brasil

Compartilhe


Livros que certamente agradarão aos leitores, pais e educadores 

A Editora do Brasil, atuante no mercado editorial há mais de 70 anos, lançou este ano mais de 40 obras para os pequenos leitores. Os livros reúnem o que há de melhor na literatura infantil e juvenil brasileira. Com projetos gráficos criativos e autores renomados, fortalecem o contato de educadores, pais e leitores com livros de alta qualidade. São publicações inovadoras, qualificadas e selecionadas para que o público infantojuvenil mergulhe no prazeroso mundo da leitura. Confira dez livros, que fazem parte de coleções da editora, como sugestão de leitura para o dia das crianças. Acompanhe as novidades:

Coleção Trupe-trinques

Essa coleção apresenta uma trupe talentosa, que vai deixar tudo nos trinques. Criada para ser divertida e conquistar os pequeninos desde cedo, ela oferece literatura infantil de qualidade. Histórias engraçadas, com textos recheados de imaginação e criatividade, são o atrativo maior dos títulos que compõem essa nova série, feita especialmente para os pequenos leitores da Editora do Brasil.

Claro, Cleusa. Claro, Clóvis.

A amizade pode manifestar-se de muitas maneiras. Com uma linguagem visual nova e lúdica, formas geométricas representam os personagens desse livro, que conta a história de dois amigos que fazem tudo juntos e se completam perfeitamente. Até que algo inesperado acontece, levando-os a descobrir que, quando o assunto é amizade, sempre cabe mais um. O livro trata de temas como comportamento, sociabilidade e relacionamentos de um jeito diferente e bastante divertido.

Texto e ilustrações: Raquel Matsushita/ Formato: 24 cm × 24 cm / Número de Páginas: 40

Entre tantos.

O mundo pode parecer enorme, mas também parece muito pequeno às vezes, não é? Tão pequeno quanto uma caixa de fósforos... Pode observar: sempre conhecemos alguém, que conhece alguém, que coincidentemente é primo do vizinho da tia-avó do seu colega da escola. Esse livro aborda de maneira muito divertida para os pequenos leitores as relações interpessoais, as particularidades de cada um, a proximidade nas ligações sociais e também os nomes próprios, tudo isso por meio de temas universais, como família e amizade.

Texto e ilustrações: Marcelo Cipis/ Formato: 24 cm × 24 cm/ Número de Páginas: 32

Eu sou uma lagartixa!

A imaginação de uma criança é tão fértil que dá até para criar outros mundos. Numa brincadeira ela pode ser vilã, capitã ou um cão. Quando não consegue conquistar o castelo, vira o dragão e continua a brincar. Esse livro traz à tona o poderoso mundo da imaginação infantil por meio de uma criança que brinca de ser o que bem entende, pois no mundo imaginário não há limites. Seja lagartixa, aranha ou dinossauro, o que vale é criar. A história aborda temas como animais e criatividade,possibilitando a discussão sobre as brincadeiras da infância.

Texto: Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff / Ilustrações: Cris Alhadeff/ Formato: 24 cm × 24 cm / Número de Páginas: 32

Tem cabimento?

Um punhado parece nada na mão de um gigante; uma pitada de pimenta pode deixar a comida muito picante. As medidas e porções, muitas vezes subjetivas na linguagem, estão presentes nesse livro de modo muito criativo e poético, abordando algumas noções matemáticas e geográficas por meio de uma brincadeira com essas diversas medidas do cotidiano. O livro, com ilustrações coloridas e conceituais, além de divertido, ajuda a discutir com os pequenos leitores noções de espaço, tempo e quantidade.

Texto: Andrea Viviana Taubman e Marcelo Pellegrino/ Ilustrações: Guto Lacaz/ Formato: 24 cm × 24 cm/ Número de Páginas: 40

Verões verdes.

Contos acumulativos fazem parte da cultura popular há tempos. Nesse livro, o autor colombiano Dipacho traz uma abordagem visual que complementa a finalidade desse tipo de história. Nela, as verduras saem felizes para curtir um verão e nem imaginam o que espera por elas nessas férias muito loucas. A quantificação na narrativa fica evidente para a criança, de maneira lúdica e com um belo uso de cores e formas, além de trabalhar a sonoridade da letra V e a importância da boa alimentação.

Texto e ilustrações: Dipacho /Tradução: Heloisa Jahn/ Formato: 24 cm × 24 cm/ Número de Páginas: 32

Lançamentos avulsos

Areia na praia.

Areia foi um presente muito especial de tia Zulmira para a sobrinha. A menina adora a praia, mas não pode tomar banho com Areia, pois ela está sempre na coleira... e se sua dona soltá-la? Criada e ilustrada em dias de sol por Elma, esta narrativa revela os sentimentos de uma menina ao ver seu animal de estimação desaparecer entre as dunas da praia. Uma história emocionante sobre uma amizade verdadeira e a saudade, tão difícil de ser definida.

Texto e ilustrações: Elma /Formato: 21x28 cm /Número de Páginas: 32

A senhora Verdade e a dona História.

Era uma vez o encontro entre a Verdade e a História... Nessa bela narrativa, recontada pelo premiado escritor Ilan Brennam, um encontro fantástico entre essas duas personagens nos faz pensar sobre a importância de ambas para a humanidade. Sem Verdade, não pode haver História e vice-versa e essa reflexão se dá por meio de um texto abstrato, mas absolutamente claro. As ilustrações do espanhol Jacobo Muñiz complementam a beleza desse livro, que vem com páginas dobráveis que ajudam a contar com mais impacto essa linda história.

Texto e ilustrações: Ilan Brenman/Formato: 21,5 x 25 cm/ Número de Páginas: 32

Bolo lobo - O livro das coleções.

As sequências, um conteúdo do universo da Matemática, são o assunto desse livro colorido e muito desafiador. A partir de coleções (algumas bem comuns, outras bem inusitadas) feitas por crianças das mais diversas origens, o leitor é instigado a descobrir o que falta para completar a sequência corretamente.  Com respostas ao final, o livro é divertido e altamente instrutivo, e as ilustrações da autora são um show à parte, pois são feitas com as mais diversas técnicas. O resultado é esse livro diferente e inovador, que encantará a todos.

Texto e ilustrações: Renata Bueno/Formato: 31x15 cm/ Número de Páginas: 40

Maria Mudança.

Maria percebeu, de repente, que as coisas nem sempre precisavam ser do mesmo jeito e que mudar algumas coisas de vez em quando pode trazer efeitos fantásticos para o nosso dia a dia. Esse livro apresenta de modo bastante criativo o cotidiano de Maria e suas tentativas (às vezes malucas) de mudar as coisas para melhor. Uma reflexão sobre mudança, respeito às diferenças e de perseverança são as principais mensagens desse livro colorido e muito divertido, que dialoga com o leitor de um jeito novo e muito bacana. Preparem-se para as mudanças que essa personagem vai causar na vida de todo mundo.

Texto e ilustrações: Manuel Filho /Formato: 20,50x 23,50 cm/ Número de Páginas: 48

Que amores de sons!

Uma narrativa sobre uma linda história de amor recheada de onomatopeias divertidas e diferentes. A parceria entre o escritor português Alexandre Honrado e a escritora brasileira Penélope Martins rendeu esse sensível livro sobre o encontro de dois personagens que amam os sons, a música e as coisas simples da vida. Os cenários deslumbrantes criados pela ilustradora espanhola Nívola Uyá complementam a beleza desse livro feito para pequenos e grandes que amam singelas histórias de afeto.

Texto e ilustrações: Penélope Martins e Alexandre Honrado/Formato: 20,50x23,50 cm /Número de Páginas: 40

Incentive a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages