[Entrevista] Danilo Sarcinelli - Tomo Literário


Danilo Sarcinelli é o autor do livro “Passagem para a escuridão”. Ele falou ao Tomo Literário sobre a carreira de escritor, continuação do livro, projetos, inspiração e desafios. Confira.

Tomo Literário: Como foi o início de sua incursão pelo meio literário?

Danilo Sarcinelli: Comecei a escrever como uma forma de compensar pela ausência de meu grupo de RPG. Eu tinha uma história muito legal para uma campanha, mas não tinha ninguém com quem jogar. Então resolvi criar o meu próprio grupo e narrar a aventura através de um livro.

Tomo Literário: Como surgiu a ideia do seu livro Passagem para a Escuridão?

Danilo Sarcinelli: O livro que eu comecei a escrever focava no grupo de aventureiros, mas eu gostava bem mais da história por trás do vilão. Então eu resolvi deixar de lado os pobres aventureiros e focar nessa nova trama, que contava a origem do vilão. Isso já tem algum tempo, e desde então muita coisa mudou, ainda que o cerne da história permaneça o mesmo.

Tomo Literário: Quanto tempo levou todo o processo de escrita e qual foi o maior desafio?

Danilo Sarcinelli: Levou muito tempo, pois eu sempre queria mudar alguma coisa, reescrever capítulos inteiros, tramas inteiras. Eu nunca estava satisfeito e sempre queria melhorar alguma coisa, para o desespero da minha irmã, que acabou relendo umas mil vezes o mesmo livro (risos).

Tomo Literário: Como tem sido a aceitação dos leitores e dos blogueiros em relação a esse primeiro tomo da série?

Danilo Sarcinelli: Tem sido maravilhosa a aceitação! O feedback dos leitores e blogueiros tem sido incrível, tanto para me incentivar, como para sugerir novos rumos para a continuação. Estou adorando cada vez mais esse contato.

Tomo Literário: Passagem para a escuridão é o livro um. Os outros estão a caminho? Pode nos falar um pouco sobre o processo?

Danilo Sarcinelli: Passagem era para ser um livro único, mas acabei decidindo dividir em dois, e a continuação deve sair ano que vem, em 2018. Estou atualmente revisando esse livro. Quando escrevo, primeiro gosto de estruturar bem o que eu quero que aconteça em cada capítulo, com uma lista de cenas importantes. Só então eu sento para escrever e preencher as lacunas. Ter essa estrutura organizada me ajuda a não me perder, já que a trama é um tanto complexa e estou lidando com vários personagens.

Tomo Literário: O que te inspira a escrever?

Danilo Sarcinelli: Ler um bom livro, ver um bom filme... qualquer boa história me inspira a escrever e tentar sempre melhorar a minha escrita.

Tomo Literário: Como você vê a literatura nacional atualmente? Quais os maiores desafios e o que tem de facilidade para o escritor?

Danilo Sarcinelli: Vejo com muita esperança. Acredito nessa leva de novos autores que está buscando seu lugar ao sol, no qual me incluo também. O mais difícil para um escritor é ser lido, chegar ao leitor. Hoje em dia a publicação independente tornou muito fácil chegar ao mercado, seja com um e-book ou com um livro físico. A questão, porém, é o que fazer depois? Como chegar ao leitor e ser lido. Os blogueiros e os grupos de leitura ajudam muito, mas esse ainda é o maior desafio que qualquer autor iniciante precisa enfrentar.

Tomo Literário: Quais são os escritores que influenciaram o seu trabalho como escritor ou aqueles que, de algum modo, despertam sua admiração?

Danilo Sarcinelli: Sempre cito o autor James Clavell, de livros como Xógum e Tai-Pan, romances históricos que se passam no extremo oriente. Seu estilo de narrativa me influenciou demais e guardo os seus livros com muito carinho em meu coração. Hoje em dia, por escrever fantasia medieval sombria, seria impensável não citar George Martin. Peço inclusive para todos que estejam lendo essa entrevista façam uma corrente para ajudar o tio George a terminar os livros da série Crônicas do Gelo e do Fogo!

Tomo Literário: Está trabalhando em algum novo projeto? Pode contar aos leitores?

Danilo Sarcinelli: Como comentei lá em cima, estou atualmente trabalhando no livro 2 de Passagem para a Escuridão. Tenho dois contos que se passam no mesmo mundo prontos e em breve os publicarei.

Tomo Literário: Que livros, de quaisquer gêneros, você indicaria aos leitores e de que maneira esses livros te tocam?

Danilo Sarcinelli:  Como citei, todos os livros de James Clavell valem a pena serem lidos, assim como a série de Crônicas do Gelo e do Fogo de George Martin. No cenário nacional de fantasia, vale indicar alguns novos autores que estão se destacando como Diogo Andrade, de A Canção dos Shenlongs, Allan Francis Salgado, de Corações nas Sombras, Cristina Pezel, de O Mundo de Quatorian, e Gleyzer Wendrew, de Face dos Deuses. Se não os conhecem ainda, sugiro darem uma procurada e não irão se arrepender.

Foto: Reprodução
Conheça um pouco mais sobre o autor

Danilo Sarcinelli é engenheiro formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas sempre teve a Literatura ao seu lado, antes mesmo das aulas de Cálculo e Termodinâmica. Foram muitas as referências de aventura e fantasia que o acompanharam desde a infância e há 15 anos começou a escrever suas primeiras histórias. Os anos se passaram e precisou se tornar esposo e pai para criar coragem de abraçar o sonho que esteve guardado no coração. Passagem para a Escuridão é seu primeiro romance publicado e a partida para uma nova fase de sua vida.

Sobre o livro

Passagem para a escuridão

Guiados pela crença no deus-sol Ravi, que ajudou a humanidade a derrotar a Legião Negra do demônio Arkmal, a família Dante tornou a Tibéria um reino próspero e pacífico. Ou pelo menos é o que parece na superfície.

Quando o herdeiro ao trono César Dante é exilado após um ato impensável, a corte tiberiana divide-se em facções com planos próprios para o reino. E estão dispostos a tudo para garantir que consigam chegar ao poder.

Às vésperas do aniversário de dezoito anos do príncipe Lúcio Dante, um atentado põe em movimento um plano que mudará a Tibéria e os reinos vizinhos para sempre.

Nesta história fantástica, o autor Danilo Sarcinelli costura uma trama de intrigas palacianas e segredos macabros que envolverá sem perdão um jovem príncipe que nada mais quer além de viver seu grande amor, mesmo que para isso precise descobrir coisas inimagináveis sobre si e sua família.

O livro está disponível no Site do Autor | Amazon | Mercado Livre.

No Wattpad tem degustação do livro. Confira clicando aqui.

Acompanhe o escritor nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages