Escritor cria obra de viagem no tempo e nostalgia, ambientada em Minas Gerais - Tomo Literário

Escritor cria obra de viagem no tempo e nostalgia, ambientada em Minas Gerais

Compartilhe


Ferramentas como GoogleMaps, Spotify, YouTube e QR Code, dão vida à narrativa sobre um jornalista capaz de interagir com o passado

A viagem no tempo não é um tema inédito. Várias obras, na literatura e no cinema, exploraram o assunto como artifício para acessar outras épocas e desenvolver tramas envolvendo datas relevantes na Histórica ou encontros com grandes figuras históricas. No entanto, em “Conexão Hirsch – Nostalgia, obsessões e viagens no tempo”, romance recém-lançado pela editora Penalux, o que chama a atenção é a ambientação criada pelo autor Carlos Romero Carneiro, que adotou como enredo a história de um jornalista que tem acesso ao passado para produzir reportagens e desvendar segredos de família, como a morte do próprio pai.

A narrativa acontece nos meados dos anos 70. E não por acaso: “Eu tinha a intenção de fazer com que os personagens transitassem pela cidade e percebessem as mudanças, físicas e comportamentais, no decorrer das décadas” – explica o autor da história, que tem por cenário uma pequena cidade no sul de Minas.

“As ruas e construções são reais” – conta Romero. – “Em contrapartida, os personagens são todos fictícios.”

O enredo

Através de uma narrativa rápida e densa, o autor explora a nostalgia como pano de fundo para um cenário de ressentimento e dor, entrelaçando a narrativa com histórias fantásticas e elementos arquetípicos. Tudo permeado pela dificuldade do protagonista – o jornalista Gabriel – em se relacionar com as pessoas à sua volta.

Para dar vida à trama, o livro é ilustrado com imagens obscuras, o que torna a experiência ainda mais fascinante. Além dos recursos gráficos, o leitor tem a possibilidade de assistir vídeos com trechos da obra, por meio de QrCode. Para isso, é só acessar os códigos afixados nas locações que serviram de inspiração ao autor e seguir os passos de Gabriel e Amarante. Tampouco precisa visitar a cidade que ambienta o romance para ter um melhor conhecimento do cenário do enredo. Basta que o leitor acesse os ambientes listados no Google Maps, cujos links estão no site criado exclusivamente para o livro: <www.conexaoh.com>.

Outro recurso disponível no site é a seleção de uma trilha sonora alternativa (via Spotify). Segundo o autor, que costuma ouvir as mesmas músicas enquanto escreve, essa possibilidade serve para o leitor imergir ainda mais na história.

Carlos Romero Carneiro - Foto: Reprodução
Sinopse

Você já teve uma sensação estranha ao caminhar por uma antiga rua ou visitar um casarão em ruínas? Foi acometido pelo mal-estar ao tocar uma fotografia velha ou ter um objeto nas mãos? Gabriel experimentava as mesmas sensações e tornou-se obcecado em absorver os fluidos confinados em Capituva. Tudo não passava de intuição, até conhecer um homem que mudaria para sempre a sua vida. Através de seus ensinamentos, Gabriel aprenderá a desvendar técnicas de absorção do passado e a ter acesso a centenas de histórias escondidas ao seu redor. O encontro improvável com um judeu russo, entretanto, colocaria a sua vida em risco. Que relação haveria entre o protagonista e uma criança morta há mais de meio século? Essas e outras perguntas guardam suas respostas neste romance que promete ao leitor uma leitura recheada de mistérios e conexões.

Ficha Técnica

Título: “Conexão Hirsch - Nostalgia, obsessões e viagens no tempo”, romance.
Editora: Penalux,
Autor: Carlos Romero Carneiro
Páginas: 152 páginas
Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages