Disputa de forno e fogão temperada com muito humor e pitadas de ironia - Tomo Literário

Disputa de forno e fogão temperada com muito humor e pitadas de ironia

Compartilhe


O embate entre a astúcia e a experiência de um cozinheiro tarimbado e a juventude e criatividade de um garoto que dá seus primeiros passos na cozinha é o principal ingrediente do livro O DUELO DOS CHEFS, de Luiz Antonio Aguiar, um lançamento da Editora Melhoramentos

Um programa de culinária agita a TV. Depois de uma megavotação para escolher os melhores chefs do país, a fase eliminatória em que dez candidatos foram avaliados, chegou o momento da grande final entre os dois concorrentes finalistas. E a disputa não poderia ser mais emocionante. De um lado está o internacionalmente consagrado Jean-Marie Papudeau, que comanda o exclusivo e caro restaurante Le Temple. Do outro, a grande revelação do programa, um garoto desengonçado e magricela de 14 anos chamado Arthur Colloni Antunes, o Chef Jr., ou simplesmente Tutu para os mais íntimos, que pilota o fogão no restaurante da família, o Nerd’s Delícia. Para superar o experiente e ardiloso adversário, Tutu terá que superar sua insegurança e um trauma vivido num incêndio em seu restaurante.

Pronto, estão aí todos os ingredientes de uma receita que promete deliciar os leitores no livro O Duelo dos Chefs, de Luiz Antonio Aguiar, um lançamento da Editora Melhoramentos. O autor adianta que se trata de uma disputa do tipo vale-tudo, narrada com muito humor e texto ágil, que mescla narrativas de diversos gêneros.

A inspiração veio de sua relação afetiva com a culinária, construída desde criança nos almoços e jantares, que sempre foram momentos de família importantes. “Em minha casa, sou eu quem pilota o fogão. Tenho grande admiração pela cultura, técnica e criatividade dos chefs e da gastronomia em geral, tanto que sempre assisto programas sobre esse tema”, explica ele. Daí para a ideia de fazer um livro sobre esse universo foi um pulo. “Juntei duas paixões, literatura e culinária, para escrever uma aventura divertida e surpreendente, envolvendo comida e afeto, com personagens que vão conquistar os leitores e muitas gargalhadas”, promete. Ele acrescenta ainda que aproveita o livro para dar uma “cutucadazinha nesse nosso mundo no qual a mídia remexe tanto com a vida das pessoas”.

Além das peripécias dos personagens em busca do título de grande chef, Luiz Antonio apresenta ao longo do livro as inventivas receitas de Tutu, como a quimérica beterraba, preparada em tiras com molho de soja, azeite extravirgem, vinagre balsâmico, limão siciliano, gengibre e pimentão vermelho. Para ser servida sobre torradas ou como recheio de um dos famosos minissanduíches do Nerd’s Delícia. Para cada receita, Tutu sempre apresenta uma “reflexão mítico-gastronômica”. Nesse caso, fala sobre Quimera, personagem da mitologia grega, “que era dada a enigmas e charadas”, que inspirou o nome do prato. “Sei lá por que dei esse nome a minha entrada de beterraba. Talvez, porque minha beterraba bata na boca da gente com um sabor que ninguém explica”, escreve. Luiz Antonio garante que as receitas de Tutu são as que ele mais prepara em sua casa. “Funcionam mesmo e são deliciosas”, diz.

Sobre o autor

Professor de Literatura e escritor, o carioca Luiz Antonio Aguiar publicou o primeiro livro aos 30 anos, em 1985. Também é roteirista de histórias em quadrinhos, com histórias originais e adaptações de clássicos da Literatura. Já recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior, entre eles dois Jabutis: em 1994, com "Confidências de um pai pedindo arrego", e em 2013, com "Os anjos contam histórias".

Sobre a Editora Melhoramentos

Há mais de 125 anos, a Editora Melhoramentos ocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua. É referência no mercado editorial com milhares de títulos publicados. À frente de seu tempo desde a fundação, ela se distingue pelo pioneirismo de suas obras, pelos autores e avanços editoriais aos quais se dedica. www.editoramelhoramentos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages