A Turma da Rua Quinze - Marçal Aquino - Tomo Literário

A Turma da Rua Quinze - Marçal Aquino

Compartilhe


Um domingo, mais precisamente o dia 20 de julho de 1969, data em que o homem chegava à Lua, ficou também marcado para a turma da Rua Quinze. Tal marco não se dera pelo que o homem havia sido capaz de conquistar, mas sim pelo sumiço de um dos amigos da turma, Marcão.

Pedro, Tigre (Ricardo), Serginho, André, Renato e o cachorro sem raça definida chamado Napoleão, passam a procurar o amigo desaparecido.

“O sumiço repentino de pessoas não era uma coisa incomum, exceto para a turma da rua Quinze, que continuava procurando pelo amigo. A uma semana do fim das férias escolares, Pedro, Tigre, Serginho, André e Napoleão ocuparam toda a tarde (...) perambulando pelo bairro em busca de pistas do companheiro...”

É após o sumiço do menino que eles estranham um novo morador que, ao que se comenta pela região, abrirá uma empresa numa casa que há muito estava abandonada. A família do garoto desaparecido contatou a policia e a única coisa estranha que foi encontrada e entregue aos policiais é uma nota de cinco dólares, que estava no meio das coisas de Marcão.

“_ Mas o Marcão não tinha motivos para sumir. Isso é impossível, deve ter acontecido alguma coisa...”, fala Pedro a seus amigos.

Os meninos passam a investigar o casarão para encontrar pistas. Bia, uma menina que mora há cerca de duas semanas no bairro, conhece os meninos e acaba se juntando ao grupo, o que também gera ciúmes em meninas que os conheciam antes dela.


É nas buscas feitas pela casa, o que é feito de modo escondido dos pais, que eles acabam se envolvendo com bandidos. O leitor então vai acompanhar as aventuras desses jovens e suas invenções para descobrir o mistério daquele homem da cicatriz, do casarão e do desaparecimento de Marcão.

A Turma da Rua Quinze é um livro escrito por Marçal Aquino, parte integrante da coleção Vaga-Lume, que fez bastante sucesso entre os jovens e que conta com diversos títulos nacionais. A edição lida foi a publicada pela Editora Ática em 1999 (112 páginas). O livro foi o primeiro romance do autor dedicado ao público adolescente.

Os capítulos são curtos, os personagens são superficiais, na medida em que revelam apenas seu nome e cuja história fica focada nas ações, a leitura é acessível e coloquial e agrada ao público a que se destina pelo fato de ser um texto direto, e que garante uma boa diversão com a trama elaborada pelo autor. Não faltam reviravoltas, nem situações inusitadas que surpreendem os personagens ao longo da história.

A publicação conta também com ilustrações de Marcus Sant’Anna e Wanduir Durant.

Aventura, mistério e revelações são o mote desse curto livro que fez sucesso com edições sucessivas. Um bom livro de literatura infantojuvenil.
Foto: Reprodução

Sobre o autor

Marçal Aquino nasceu em Amparo, interior de São Paulo, em 1958. Começou a escrever aos dezesseis anos, no jornal de sua cidade. Não parou mais, embora tenha trabalhado em diversas atividades, em que se fixou no jornalismo, mas sem nunca abandonar a literatura. Já ganhou vários prêmios literários.

Ficha Técnica

Título: A Turma da Rua Quinze
Escritor: Marçal Aquino
Editora: Ática
Edição: 8ª
ISBN: 978-85-08-03371-3
Número de Páginas: 112
Ano: 1999
Assunto: Novela infantojuvenil

12 comentários:

  1. Recomendo muito o livro,o melhor que já li,mas a resenha é muito mal explicada,faltando muitas informações importantes

    ResponderExcluir
  2. Eu também recomendo esse livro pois eu sou uma aluna pois nunca acreditei que ler seria extraordinário quando foi a biblioteca procurei a vários livros e o que mais mim interessou foi o livro da Turma da Rua Quinze pois ele é um livro ótimo ele mim deu a esperança de querer ler mais sim eu recomendo e eu acho muito bom as crianças e os adolescentes de hoje em dia ler esse livros ele é um livro ótimo e muito obrigado por ter trazido uma coisa literária para a gente apreciar muito obrigado

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages