Relacionamentos nos Livros - Tomo Literário

Relacionamentos nos Livros

Compartilhe


12 de junho é dia dos namorados. Inspirado pela data resolvi montar uma lista com  livros que mostram tipos diferentes de relacionamentos. Na literatura são inúmeras as formas que os personagens encontram para se relacionar e/ou demonstrar amor (ou nem tanto amor assim). Por vezes até há falta de amor.  Temos relacionamentos envoltos em mistério, relações de aparência, cheios de conflitos e até sobrenatural, entre outros.

Confira a lista de 11 livros e 11 tipos de relacionamentos.

Relacionamento Misterioso
Livro: Quem Era Ela
Editora: Intrínseca

No livro de J. P. Delaney, Jane tem uma relação com o proprietário da misteriosa casa que aluga. A relação que ele exerce é de poder sobre ela, assim como tivera outros relacionamentos que seguiram na mesma linha. Ela tem de responder a um imenso questionário para morar na casa que ele aluga e, uma vez selecionada, passa a viver na residência localizada na Folgate Street, nº 1. Descobre informações sobre Emma, que também teve um relacionamento com ele. Essa relação entre o passado e o presente forma a trama e expõe o relacionamento dessa mulher que passou por turbulências em sua vida em função de perdas e do jogo de mistério criado por seu novo parceiro.


Resenha:

Relacionamento de Aparência
Livro: Miniaturista
Editora: Intrínseca

Jessie Burton, a autora do livro, apresenta um casal no Século XVII. A jovem Nella chega na casa do marido Johannes. O homem, um mercador, se mantém distante dela. Prefere passar os dias preso no escritório ou dentro do depósito. Ele nem mesmo troca afeto com a esposa e, claro, ela se ressente disso. Para mantê-la distraída dá a ela de presente uma cristaleira que imita a residência em que habitam e a jovem passa a cuidar das miniaturas para decorar o móvel. Entre Johannes e Nella há uma pessoa que revela a fachada do casamento que é abordado o leitor ao longo da história.




Resenha:

Relacionamento Conflituoso
Livro: A Mulher Silenciosa
Editora: Intrínseca

Jodi Brett é a protagonista do livro de A. S. A. Harrison. Ela tem um casamento de vinte anos com Todd Gilbert e acaba se tornando uma assassina. Informação dada logo nos parágrafos iniciais do livro, portanto não é spoiler. O marido de Jodi é um adultero, habita um mundo de dubiedades e isso e outros detalhes causam conflitos nessa relação. O livro trata desse casamento demonstrando a agonia da dissolução do relacionamento e os motivos conflituosos que levam ela a eliminar seu marido.





Resenha:

Relacionamento Sobrenatural
Eternidade
Editora: Illuminare

No livro de Vina Ferreira temos Luna, uma protagonista que sempre sonhou com o seu par perfeito. Ela vai trabalhar em Portugal, depois de ter sido promovida, para cuidar de um novo produto que será colocado no mercado brasileiro. Lá ela conhece um homem, se vê envolvida numa relação e acaba descobrindo que ele não é humano (trata-se de um vampiro). Ela, que sempre sonhara com ele, se entrega de corpo e alma a essa sobrenatural relação que mistura fantasia com realidade, envolvendo erotismo e amor.





Resenha:

Relacionamento Hedonista
Epícuro em Meu Jardim
Editora: Multifoco

No livro do escritor Marcos Welinton Freitas, Hedonê, a protagonista, perdeu um amor que ainda carrega em suas lembranças. No entanto, ela se lança ao prazer carnal em busca de abrir novos espaços para um relacionamento. Tem então envolvimento com Eros. Trata de uma relação hedonista em que o que mais importa é o prazer. A personagem vê no prazer o resgate de sua poesia e de se redescobrir.







Resenha:

Relacionamento Fofo Demais
Livro: Soppy – Os Pequenos Detalhes do Amor
Editora: Fábrica 231

No livro de Philippa Rice o leitor tem diversas ilustrações que mostram momentos fofos de um casal. Dormir de conchinha, encostar os pés, preparar um café, montar uma estante, almoçar comida japonesa, assistir um filme, aguentar o mau humor, reeber a primeira conta... Tudo isso, que está no cotidiano de um casal, é mostrado de maneira fofa no livro. Cada gesto do casal é compreendido como um eu te amo e o livro transborda fofurice.






Resenha:

Relacionamento de Aceitação
Livro: A Garota Dinamarquesa
Editora: Fábrica 231

O livro de David Ebershoff conta uma história de um relacionamento que transcende o tempo e o sexo. Einar Weigener atende a um pedido da esposa e posa no lugar da modelo que faltou. Ele passa a cada vez mais se vestir como mulher e vê em sua personalidade surgir Lili. Greta, a esposa, se encanta e se atraí com isso e uma difícil decisão tem de ser tomada, pois Einar terá de escolher entre ser Einar ou permanecer como Lili. É uma relação de aceitação, que coloca os sentimentos e a sensibilidade acima de qualquer ditame social.





Resenha:

Relacionamento de Descoberta
Livro: Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens
Editora: Intrínseca

No livro de Becky Albertalli o leitor conhecerá a história do jovem Simon. Ele é gay, mas ninguém sabe. Está numa fase de descoberta e ainda vai decidir se conta ou não sobre sua sexualidade. Em meio a isso aparece Martin, que vê uma troca de mensagens que Simon faz com um garoto que se identifica como Blue. Martin pode contar tudo e atinge Simon em cheio na questão que vem pensando em expor. Simon precisa então buscar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do outro garoto.





Resenha:

Relacionamento de Redescoberta
Livro: Enquanto eu te Esquecia
Editora: Única

Lucie Walker é a protagonista do livro da escritora Jennie Shortridge. A mulher não se lembra quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Levada para um clínica, lá ela se depara com um homem que se diz seu noivo. Ao retornar para casa, Lucie, que está sem memória, vai descobrir tudo sobre seu passado e sobre o amor que sentia por Grady. Ela vive a redescoberta de si e da relação que tinha com seu noivo.






Resenha:

Relacionamento de Um Dia Só
Livro: O Sol Também é uma Estrela
Editora: Arqueiro

Nicola Yoon é a autora que nos conta a história de dois personagens: Natasha e Daniel. Os dois se conhecem no dia que ela tenta resolver a situação de deportação de sua família e ele vai fazer uma entrevista de emprego. Os dois vivem intensamente aquele dia, descobrindo sentimentos que os tocam, apesar das diferenças e dos preconceitos. Ela é jamaicana e ele de descendência coreana, e ambos vivem nos Estados Unidos. O livro inteiro se passa em único dia, esse dia tão significativo na vida dos dois jovens.





Resenha:

Relacionamento à Beira da Morte
Livro: A Definição do Amor
Editora: Tordesilhas

Jorge Reis-Sá, autor português, conta no  livro a história de Francisco que relata em 136 dias a sua relação com a esposa Susana, que está à beira da morte. Ela está em coma depois de sofrer um acidente vascular cerebral. Francisco recebe a notícia que vem acompanhada de outra: ela está grávida. Ao mesmo tempo em que ele se vê perdendo um grande amor, luta para um outro tipo de amor que vai nascer (o de pai para filha). Com uma prosa lírica Francisco faz seu diário, o diário de seu luto. Ele recorda os anos de casado, a chegada do primeiro filho, sua infância. Francisco relembra dos pequenos e grandes gestos que fizeram seu casamento e tenta compreender como será sua vida depois da morte da esposa.


Resenha:

2 comentários:

  1. Olá.
    primeira vez por aqui. Gostei muito do post, achei sua ideia muito legal e original. É interessante em como falamos de amor, como se fosse um sentimento único e não um sentimento tão diverso e complexo em suas vertentes. Já seguindo aqui e em suas redes sociais. Anotei a dica de dois livros que me despertaram o interesse.
    Abraço.
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lia. Muito obrigado pela visita. Vou visitar o seu blog também. Abraço.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages