Mundos Paralelos - Tomo Literário


Mundos Paralelos reúne dez autores que atuam na plataforma Wattpad -  rede social online, para escritores e leitores. Cada um dos escritores produziu um dos contos que formam o livro publicado em 2017 pela Editora Abril, por meio da revista Mundo Estranho.

Caça e Caçador, da escritora Rô Mierling é o conto que abre o livro. O conto é impactante. A história trata de um homem que caça pessoas que tem o DNA fraco. Tais pessoas devem ser eliminadas da sociedade, pois apresentam risco de contaminação (tanto social quanto relativas à saúde). O Caçador tem a vontade de construir uma família e, quando isso acontece, sua vida sofre uma reviravolta. No conto há passagem de tempo e o leitor é pego com uma narrativa certeira que culmina num final tenso e surpreendente.

Felipe Sali, que também faz a introdução do livro e é o editor da obra, apresenta ao leitor o conto Alegoria da Caverna. Narrado em primeira pessoa o conto trabalha metaforicamente a alegoria de Platão que trata do homem que vê sombras numa caverna, sai para descobrir o mundo lá fora e é desacreditado quando volta e conta sobre tudo que viu. Felipe aborda a morte após um acidente. Numa narrativa que envolve o leitor, adentramos a história dos personagens. Ele construiu uma história fala sobre implantação de falsas memórias.

Lilian Carmine, em Sobrenatural, terceiro conto do livro, traz um ator que se depara com uma fã. A situação é estranha, porque não há ninguém na cidade. Eventos sobrenaturais ligados com situações reais tornam a trama interessante. No conto tem uma mensagem implícita que pode ser bem representada se comparada com relação aquelas pessoas que vivem em busca de um ídolo: o que você é capaz para se aproximar de seu ídolo?

Amigo de Lata é o conto de Aimee Oliveira e, como alude o título, o protagonista que narra a história tem um robô, dado por sua mãe (que os fabrica). O conto trata das relações que são descobertas a partir da tecnologia e ressalta, sobretudo, a forma como a parte psicológica é colocada no centro da ficção científica.

Clara Savelli está no livro com o conto Perfeito Problema. “Talvez tudo tenha começado nas eleições, quando elegemos um lunático para tomar conta da nossa cidade. Claro que, naquela época, ninguém (ou quase ninguém) o considerava um lunático.” Pessoas geneticamente perfeitas são separadas, mas quem quer a raça com genes perfeitos não necessariamente os tem. Como se dará a resistência? O conto trata dessas questões abordando implicitamente a política.

O conto de Marcos Barcelos chama-se Abbie. Uma casa considerada como assombrada, um DVD e eventos sobrenaturais, incluindo o desaparecimento de um jovem paraplégico “Um bizarro ser de pele esverdeada com a parte de baixo do corpo escondida em uma nuvem negra e com serpentes no lugar de cabelos olhou para os garotos com um sorriso pestilento em seus olhos amarelos.” Um conto que fala de mistério e de aventuras de um grupo de jovens.

Memórias Perdidas, de Juliana Parrini, fala sobre Clarisse, uma médica, que perdeu a memória em função do Alzheimer e participa de um experimento. Para onde sua perda de memória vai conduzi-la? Um jogo é criado pela autora, surpreendendo o leitor. O conto caminha para uma conclusão inesperada.

Liberdade Comprometida é o conto de Thati Machado. Kamisha resolve trabalhar em um departamento governamental e lá descobre coisas que explicam sua vida. Numa sociedade dividida por classes, o preconceito impera e é o modo como as crianças são disponibilizadas para as famílias consideradas de classe superior. A luta de classes vista pelo olhar do preconceito racial é tratada no conto.

Perpetuação, de Mila Wander fala de um casal que participa de um experimento com a finalidade de procriar. A humanidade foi assolada por um vírus que matou os homens e deixou as mulheres estéreis. Eles podem fecundar e trazer ao mundo a primeira criança desde a epidemia do vírus.

Fragmentos, de Chris Salles, fala de Mona, que é teletransportada para um mundo, no qual na verdade não houve teletransporte, pois ao fazê-lo nesse outro mundo surgem pessoas que são iguais a ela. A tecnologia pode ajudar a acompanhar onde estão as cópias. Uma intrigante história que mostra a confusa realidade da protagonista que vê suas cópias clamando por mais autonomia.

Os contos reunidos no livro atendem, sobretudo, ao público que está interessado em boas histórias, independente do fato de seu surgimento ser instigado pela plataforma citada. São escritores com estilos diferentes que criaram contos com uma vertente única, tendo um mundo em que aconteça algo impactante na vida dos personagens, criando um universo paralelo ao que vivemos. É dentro desse ambiente que os autores tiveram que construir suas histórias.

Pelo fato de cada autor ter uma característica ou o domínio sobre determinado tema, vê-se a diferença na condução de cada história, o que permite contos que acabam se alinhando ao estilo de quem escreveu.

Um ponto que ressalto no livro é a gama variada de personagens, não pelo fato de termos dez contos, mas falo da pluralidade de aspectos e características de tais criações: há personagens negros e deficientes físicos, por exemplo. Outro ponto que convém frisar é que alguns contos trazem reflexões sobre questões sociais, o que também é salutar dentro da ficção, posto que move o leitor para além das páginas do livro.

O projeto gráfico da publicação é excelente. Cada um dos contos é aberto com uma ilustração de Thales Molina, que também é responsável pela capa. As imagens são um atrativo a parte,  por isso merecem o destaque.

Fato é que temos um bom livro de contos que atinge o público ávido por boas histórias ficcionais e que serve de inspiração para novos e velhos autores da plataforma Wattpad.

Sobre os autores

O livro conta com dez autores. São eles: Rô Mierling, Felipe Sali, Lilian Carmine, Aimee Oliveira, Clara Savelli, Marcus Barcelos, Juliana Parrini, Thati Machado, Mila Wander e Chris Salles.

Ficha Técnica
Título: Mundos Paralelos
Escritor: Vários
Editora: Abril
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-5579-167-3
Número de Páginas: 197
Ano: 2017
Assunto: Contos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages