Palavras de Poder - Volume 2 - Lauro Henriques Jr. - Tomo Literário

Palavras de Poder - Volume 2 - Lauro Henriques Jr.

Compartilhe


Lauro Henriques Jr. é autor da trilogia “Palavras de Poder”, em que realiza entrevistas com alguns dos nomes mais representativos da espiritualidade e do autoconhecimento. No volume dois, publicado pela Editora Alaúde em 2017, o leitor acompanhará entrevistas de Susan Miller, Leonardo Orr, Lama Surya Das, Robert Walter, Amit Goswani, Stanislav Grof, Donovan e Susan Thesenga, Lawrence Freeman, Satish Kumar, Yehuda Berg e Jean-Yves Leloup.

Cada um dos capítulos traz a entrevista do convidado e, no final, o entrevistado responde ao “Melhor de Três”, que apresenta três indagações que são respondidas por todos. Tais questões versam sobre uma oração para iniciar o dia; a definição do que é uma pessoa virtuosa; e, qual foi o maior aprendizado da vida do entrevistado. Além disso, há a “Mesa Redonda”, em que uma questão formulada por outro entrevistado é realizada. E para completar o formato de cada capítulo, ao final, o leitor terá acesso a uma seção denominada “Para se conhecer”, que traz livros e sites da personalidade entrevistada na publicação.

Para complementar as entrevistas, nas laterais das páginas, há notas que trazem frases e reflexões de grandes autores e pensadores, bem como explicações sobre termos ou nomes citados durante a entrevista, o que auxilia o leitor na compreensão de certos pontos e torna a leitura ainda mais agradável.

Ao ler o livro vemos notadamente que as entrevistas tratam de questões que assolam a vida humana. São tratados temas como autoconhecimento, percepção do outro, respeito, amor, compaixão, responsabilidade, limites, perdas, equilíbrio, morte, vida, e vários outros temas que são inerentes aos questionamentos que a humanidade se faz ao longo dos tempos. Nas entrevistas esses temas apresentam visões de diferentes tradições, sejam elas o budismo, o cristianismo, o judaísmo ou a astrologia, a ayurveda e a psicologia. Cada um dos entrevistados trata de um tema distinto, que está bastante relacionado à sua formação, sua atuação e sua experiência de vida. Tudo é exposto de maneira agradável e clara. Por vezes, pequenas histórias são contadas e ilustram o assunto que está sendo tratado, outro ponto que também dá graça e ilustra as respostas dos entrevistados.

Para o leitor ficam grandes ensinamentos. Por meio de cada uma das diferentes abordagens é possível refletir, avaliar, reavaliar e, porque não dizer, se motivar e se inspirar. De certa forma, é como se o livro nos fizesse prestar atenção naquilo que, com a correria do cotidiano e com o montante de atribulações diárias, por vezes deixamos em segundo plano: o olhar para nosso interior.

“Esta é uma lei da vida: nós somos criadores com os nossos pensamentos.” Diz Leonard Orr em sua entrevista. Nossos pensamentos geram nossas ações.

Um ponto importante, ressaltado inclusive pela editora, é que a leitura pode ser feita de qualquer maneira. Não há uma forma correta de ler. O leitor pode começar pela última entrevista, pode ler de maneira alternada, não importa. Como os capítulos são independentes é certo que o aproveitamento particular do leitor em relação ao que será lido, não será alterado em função da ordem pela qual vai realizar a leitura.

“Palavras de Poder”, em seu segundo volume, continua (a exemplo do primeiro tomo) dando ao leitor a ampliação de conhecimento e a experimentação para um novo despertar. Convém frisar, que não é um livro sobre religião, mas que permite por diferentes vertentes, expor ao homem um meio de encontrar a sua busca pelo autoconhecimento. São, sem dúvidas, palavras de poder. Palavras que engrandecem.

Em tempos atuais somos frequentemente absorvidos pelos anseios materiais, uma necessidade de ter, seja pela simples sobrevivência ou pela pressão social de um status que seja “interessante” para a sociedade. E nessa busca incessante o homem acaba colocando a questão financeira em primeiro plano. Livros que inspiram o ser humano a olhar pra si, a compreender seus anseios particulares, seus desejos e seus medos, apontam para uma nova descoberta ou para a reativação do processo de autoanálise, tão necessária para que o ser humano revise suas ações.

Como diz Susan Miller, em sua entrevista: “estamos aqui para ajudar uns aos outros. Temos que ser uma força para o bem.”

As entrevistas vão tocar o leitor de diferentes maneiras, posto que os ensinamentos podem dizer à questões da vida pessoal ou da vida profissional. A cada um tocará de maneira distinta, com toda certeza, mas tocará.

Após a última entrevista é possível ao leitor ler integralmente a “Mesa Redonda”, pois um capítulo reúne as perguntas e respostas que foram expostas em cada capítulo anterior. E, para finalizar, há a bibliografia.

“Palavras de Poder” é um livro para ter ao lado da cabeceira e consultar sempre que necessário. Anseio pelo terceiro volume para completar a leitura do trabalho dessa trilogia do autor.

Foto: Reprodução
Sobre o autor

Nascido em Belo Horizonte (MG), Lauro Henriques Jr. vive em São Paulo. Como jornalista, trabalhou em alguns dos principais veículos do país, tendo sido editor da revista Superinteressante, do Almanaque Abril e da Revista das Religiões, publicação da Editora Abril voltada para o universo da espiritualidade e do autoconhecimento. Tem oito livros publicados – um deles já traduzido para o espanhol. Entre suas obras, destaca-se a trilogia Palavras de poder (Alaúde), assim como o livro infantil O segredo do anel (Tordesilhinhas), com ilustrações de Ionit Zilberman, e o livro de poemas em prosa Fragmentos do sol chuvoso (Ateliê Editorial), com prefácio de Jorge Mautner e apresentação de Ignácio de Loyola Brandão.

Ficha Técnica
Título: Palavras de Poder Volume 2
Escritor: Lauro Henriques Jr
Editora: Alaúde
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-7881-392-5
Número de Páginas: 237
Ano: 2017
Assunto: Autoconhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages