Os Condenados - Andrew Pyper - Tomo Literário
Danny Orchard é o personagem que narra o livro “Os Condenados”, de Andrew Pyper, publicado pela Editora DarkSide Books em 2016, com tradução de Cláudia Guimarães. O livro é narrado em primeira pessoa.

Danny escreveu um livro sobre sua experiência de quase morte. Livro este denominado de “O Depois” e que se tornou um grande best-seller. Ele também participa de um grupo com pessoas que vivenciaram experiências de quase morte, os Reviventes.

O narrador nos conta que sua irmã gêmea Ashleigh, ou simplesmente Ash, morreu aos dezesseis anos e que ela era tida como um problema para a família. Era perceptível que ela flertava com a maldade desde pequena. Ele relata: “passamos a viver em uma expectativa ainda maior do Evento Terrível que sabíamos que aconteceria.” No incêndio que vitimou sua irmã Danny foi salvo e tem um objeto que havia sido enterrado com sua mãe.

“Era a história de como eu havia morrido e retornado no meu aniversário de dezesseis anos. Minha viagem de carro pela Woodward Avenue e em um elevador com meu pai. O relógio. Um argumento para a existência do Paraíso.”

Mas essa não era a primeira experiência de morte pela qual Danny havia passado. Os gêmeos morreram no parto, mas como que por milagre, após tudo que os médicos fizeram, eles reviveram.

A irmã, morta de fato aos dezesseis anos, ronda a vida de Danny e das demais pessoas que o cerca. O escritor conhece Wila e Eddie. Passam a viver juntos, mas Ash continua a persegui-los. A medida em que a história avança ela vai se tornando cada vez mais concreta. O que deseja de Danny? Ele se questiona e vai em busca de uma resposta, na tentativa de que ela os deixe em paz.

“Eu sabia que ela estava morta, que não estava ali da mesma forma que o sofá onde ela se sentava ou o controle remoto que eu deixava cair no chão estavam, mas, na primeira vez em que Ash apareceu depois do incêndio, ela me parecia mais real do que qualquer coisa que eu já havia visto.”

Danny, logicamente, é absorvido por pensamentos e ações que o atormentam. Como ele vai lidar com uma história sobrenatural, mas que parece ser tão concreta no seu cotidiano? Como a maldade pode residir em sua irmã? O que será da vida de Danny?



“Os Condenados” é uma história de terror clássica, com todos os elementos necessários para aterrorizar e atrair os leitores do gênero: morte, fantasmas, existência de medo nos personagens, fenômenos sobrenaturais, mistura de realidade e sonhos. A narrativa em primeira pessoa nos aproxima de Danny e nos envolve na história assustadora. Paraíso e Inferno se apresentam para Danny e ele terá de encarar seus medos para saber o que sua irmã deseja e porque ela o persegue.

Andrew Pyper fez um livro aterrorizante e que supera expectativas. Dentro da trama de terror há mistérios que sondam os personagens e que tornam o enredo ainda mais instigante para ler as quatro partes que o compõe: depois do fogo, atos desta vida, cidade dos motores e espíritos das chamas. É um livro de terror de alta qualidade.

A discussão que permeia a humanidade desde os primórdios entre o bem e o mal, céu e inferno, Deus e diabo, amor e ódio, vida e morte são apresentados na história de Danny. A discussão intrínseca ao personagem sobre os locais pelo qual passa nas experiências de quase morte podem ser conectadas as esses elementos. De um lado há o mal tentando corromper, acabar com a vida do personagem, usá-lo de alguma forma para se vingar do que acontecera no passado. Esse mal era por ele temido e conhecido. Do outro lado temos o bem tentando compreender os acontecimentos e, de algum modo, se livrar do mal que o persegue.

O livro é encerrado de maneira magistral concluindo todos os pontos da história e elucidando os mistérios que vão sendo apresentados ao longo da narrativa. Um excelente livro de terror! E como diria Stephen King: “O medo clássico tem um novo nome”.

Foto: Reproduç]ão
Sobre o autor

Andrew Pyper é autor de seis romances, entre eles “O Demonologista”, primeiro lugar na lista de mais vendidos na sua terra natal, o Canadá – e também publicado pela Darkside Books em 2015. Seus outros trabalhos incluem “Lost Girls” (ganhador do Arthur Ellis Award e na lista de mais vendidos do The New York Times), “The Killing Circle” (romance policiano do ano do New York Times) e “The Guardians” (melhor livro do Glob and Mail). “O Demonologista” está atualmente sendo transformado em um filme pelo produto e diretor ganhador do Oscar Robert Zemeckis, com a Universal Pictures. Ele vive em Toronto.

Ficha Técnica
Título: Os Condenados
Escritor: Andrew Pyper
Editora: Darkside
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-9454-003-4
Número de Páginas: 320
Ano: 2016
Assunto: Literatura norte-americana

8 comentários:

  1. Os Condenados é uma delícia de ler. Quero mais livros do Andrew Pyper pela DarkSide ♥ Também estou ansioso para ler o próximo do Keith Donohue.
    Abraço
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ben, também fico ansioso por novos livros dos dois autores.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Esse livro ♥
    Amei seu post e tudo por aqui!

    Beijos!
    Nívine

    http://www.outrocapitulo.com

    ResponderExcluir
  3. Realmente um dos livros mais assustadores que já li! Amei a leitura! E ótima resenha. :)

    ResponderExcluir
  4. Realmente um dos livros mais assustadores que já li! Amei a leitura! E ótima resenha. :)

    ResponderExcluir
  5. PRECISO ler este livro logo! Babei nessa resenha linda!!
    Adorei!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages