Livros Lidos em Setembro de 2016 - Tomo Literário

Livros Lidos em Setembro de 2016

Compartilhe

O    mês de outubro chegou e eis aqui a lista dos livros que foram lidos em setembro.

“A Besta Humana”, de Émile Zola, foi publicado pela Editora Zahar. Conta a história de um homem que tem atitudes bestiais quando se apaixona por alguma mulher. O livro aponta ainda a relação desse homem com sua locomotiva e o envolvimento de um casal num crime. A besta humana pode ser uma referência tanto aos atos do personagem central, como dos outros personagens.

Outro livro lido durante o mês foi “Soppy”, de Philippa Rice publicado pela Fábrica 231. É um livro que tem várias ilustrações que retratam detalhes da vida de um casal. O livro foi inspirado na história da própria autora com seu namorado. A publicação tem mais imagens que textos e é um bom presente para casais apaixonados.

“Navegue a Lágrima”, da escritora Letícia Wierzchowski foi publicado pela Editora Intrínseca. Comprei esse livro na Bienal do Livro de São Paulo. Conta a história de uma escritora que após ficar viúva, se refugia numa casa no Uruguai. Ali ela revive a história da família que lá havia residido. Entremeia suas lembranças e a história do casal com a sua própria história, misturando pensamentos com a realidade. Letícia tem uma escrita primorosa. Vale a pena ler.

Da Editora Illuminare eu li a antologia “Meu Lado Sombrio: Contos de Terror e Horror”, que tem organização de Rô Mierling. O livro tem contos aterrorizantes que causam frisson ao leitor. A seleção dos textos está de arrasar e, sobretudo para quem gosta do gênero terror, vai agradar em cheio. Livro de arrepiar.

“O Homem que caiu na Terra”, de Walter Tevis foi outro dos livros lidos no mês de setembro. Publicado pela Darkside Books conta sobre um alienígena que veio para a Terra com uma missão. O filme inspirado no livro foi a estreia de David Bowie no cinema, em 1963.

“Capão Pecado”, de Férrez, publicado pela Editora Planeta é um livro da denominada literatura marginal. Rael gosta de ler e faz planos para ter uma vida melhor, embora seus amigos tenham outras opções, como uso de drogas, roubo ou assassinatos. Rael se envolve com Paula, mas ela tem um relacionamento com Matcherros. A história se passa na zona sul de São Paulo e expõe de maneira ficcional a realidade da periferia.

“A Máscara do Rei”, de Francine Cândido, foi publicado pela Editora Arwen. Dois reinos disputam o controle de uma cidade sagrada. Eldon, herdeiro do trono, tem de tomar decisões que podem impactar o presente e o futuro de seu povo. Uma história repleta de magia, fantasia, batalhas e conflitos épicos.

Publicado pela Editora Alaúde li “Palavras de Poder”, do jornalista e escritor Lauro Henriques Jr. Um livro que apresenta entrevistas com grandes nomes do autoconhecimento e da espiritualidade no Brasil. É um livro motivador, com palavras positivas acerca das questões que envolvem a vida.

Navegando pela poesia o livro do mês foi “Baladas”, de Hilda Hilst. A obra publicada pela Editora Globo reúne os três primeiros livros da poetisa num único volume. As poesias de Hilda são fascinantes. O livro pode ser lido em um dia.

Li em e-book “Pretérito Imperfeito”, do escritor parceiro Gustavo Araújo, publicado pela Caligo Editora. Um livro que fala de amor. Toninho, Cecília e Pedro são os personagens, cujas histórias se entrelaçam, numa distorção de tempo e espaço. Leitura recomendada. Em breve teremos resenha aqui no blog.

Conclui a leitura do livro “Histórias da Gente Brasileira – Volume 1 – Colônia”, da historiadora May Del Priore. O livro foi publicado pela Editora Leya. Trata-se de uma edição em capa dura de uma série que conta a história do Brasil. Leitura recomendada para quem quer conhecer um pouco mais sobre o passado. Iniciei em agosto e terminei em setembro.

Para encerrar as leituras do mês li os livros da “Coleção Como Lidar”. São cinco livros pequenos, publicados pela Editora Intrínseca. Os títulos são “O Marido”, “A Esposa”, “Os Encontros”, “O Hipster” e “A Ressaca”. Com textos bem humorados e ilustrações em estilo vintage, o leitor de certo vai se identificar com muitas das situações. Os livros são de leitura rápida e todos foram lidos numa única tarde.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages