Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil prorroga prazo para concurso DILI-FNLIJ 2016 - Tomo Literário

Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil prorroga prazo para concurso DILI-FNLIJ 2016

Compartilhe

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ (www.fnlij.org.br), seção brasileira do International Board on Books for Young People – IBBY, prorrogou até o dia 3 de outubro o prazo para as inscrições no concurso DILI-FNLIJ 2016 – Era uma vez...Uma proposta de leitura compartilhada. A mensagem deste ano é assinada pela autora Luciana Sandroni e a ilustração é do cartunista Ziraldo. Podem participar professores, educadores, bibliotecários e todos os adultos que, de alguma forma, promovem a prática da leitura infantil. “O objetivo do concurso é fortalecer o trabalho de formação de novos leitores, a partir da ênfase na leitura literária compartilhada entre adultos, crianças e jovens. É importante lembrar que esta é a terceira vez que a FNLIJ é a patrocinadora da mensagem promovida pelo IBBY”, ressalta Beth Serra, secretária geral da FNLIJ.

Como participar?

O concurso DILI-FNLIJ Era uma vez... Uma proposta de leitura compartilhada é baseado na mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil 2016 criada por Luciana Sandroni e com ilustração de Ziraldo. Os participantes devem elaborar um texto sobre o uso do material (folder e cartaz) do DILI em sala de aula ou espaço de educação. O trabalho deverá valorizar a originalidade e apresentar de que maneira a criança e o jovem interagiram com a história e a ilustração. O trabalho deve valorizar também a liberdade de expressão dos participantes e estar desvinculado de qualquer caráter didático. A comissão julgadora será composta por especialistas indicados pela FNLIJ

“Entre os nossos objetivos está o de contribuir para a formação de professores e educadores brasileiros, mobilizando-os para a importância do livro de literatura para crianças e jovens”, destaca Beth.

Categorias

Os textos poderão ser inscritos em duas categorias: relato em forma de ficção, mas cujo tema seja uma situação real de leitura partilhada, e relato de uma situação real, com a apresentação da leitura partilhada entre adultos e crianças e/ou jovens. Cada inscrito poderá participar nas duas categorias, devendo identificá-la no relato inscrito. Os trabalhos deverão ser enviados até o dia 3 de outubro (data da postagem dos correios) para a sede da FNLIJ.

FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
Rua da Imprensa, 16
Salas 1212 a 1215
CEP 20030-120
Rio de Janeiro – RJ

Premiação

A premiação será feita por categoria, podendo haver entre um e três vencedores em cada. O júri poderá ainda destinar o título de menção honrosa um candidato por categoria. A seleção dos textos levará em conta critérios como: originalidade na abordagem do tema, organização de ideias e clareza na elaboração dos relatos.  O resultado do concurso será comunicado diretamente aos vencedores pela FNLIJ. Os vencedores de cada categoria receberão um acervo de livros para crianças e jovens, doado pela FNLIJ. A entrega dos prêmios acontecerá em novembro em data e local a serem confirmados. Além disso, os textos selecionados serão publicados no jornal Notícias da FNLIJ.  

Confira o regulamento completo no site: www.fnlij.org.br/site/images/Regulamento_DILI.pdf

Um comentário:

  1. Adoro essas iniciativas que ajudam a difundir mais a leitura. Parabéns por ajudar a divulgar! Muitas dessas ações acabam ficando esquecidas na grande mídia... Isso quando são divulgadas.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages