Eliane Potiguara, autora de A Cura da Terra da Editora do Brasil, participa de evento do Itaú Cultural - Tomo Literário

Eliane Potiguara, autora de A Cura da Terra da Editora do Brasil, participa de evento do Itaú Cultural

Compartilhe
De 28 a 30 de setembro, o Itaú Cultural promove o "Mekukradjá – Círculo de Saberes de Escritores e Realizadores Indígenas", evento que tem como objetivo promover a troca de conhecimentos sobre o povo indígena por meio da literatura e do cinema, com debates, filmes, poesia e prosa. Os encontros contam com a presença de artistas de 11 estados brasileiros e 11 etnias, sendo Eliane Potiguara, autora do livro "A cura da Terra", da Editora do Brasil, uma das participantes do debate sobre o Feminino na Literatura e no Cinema Indígenas. 

A obra A cura da Terra, publicação infanto-juvenil de Eliane Potiguara, conta a história de Moína, uma menina muito curiosa, de origem indígena, e que adora se aconchegar nos braços da avó para ouvir histórias. A personagem procura entender o sentido de sua vida, as suas transformações. Uma das histórias contadas pela avó revelará à menina o sofrimento pelo qual seu povo passou, as descobertas e a sabedoria de seus ancestrais e também como conseguiram a cura de um de seus bens mais preciosos: a Terra.

O Mekukradjá contará com apresentações artísticas e tradicionais, além de exibições de filmes e espaço de convivência com exposição de livros e artesanato indígenas. Participam também os escritores Ailton Krenak, Daniel Munduruku, Kaká Werá, Roni Wasiry Guará, Olívio Jekupé, Márcia Wayna Kambeba, Cristino Wapichana e Tiago Hakiy; e os realizadores Cristina Flória, Isael e Sueli Maxakali, Alberto Alvares, Divino Tserewahú e Patrícia Ferreira Mbya. Não indígenas também fazem parte das mesas: o escritor Maurício Negro, o cineasta Andrea Tonacci e a pesquisadora em linguística Maria Silvia Cintra Martins, complementam os encontros.

Sobre a Editora do Brasil:

Fundada em 1943, a Editora do Brasil tem atuado há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação.  Como empresa 100% brasileira, tem atuado com esse foco ofertando conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infantojuvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e daAbrelivros. 

Serviço:

Mekukradjá – Círculo de Saberes de Escritores e Realizadores Indígenas
Data: De 28 (quarta) a 30 (sexta) de setembro
Local: Sala Itaú Cultural (piso térreo) Avenida Paulista, 149, São Paulo - SP
Entrada: a programação é gratuita. Chegar com duas de antecedência para retirada de ingressos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages