Onde os Demônios Habitam - Bella Nine - Tomo Literário

Onde os Demônios Habitam - Bella Nine

Compartilhe
Existem monstros reais. Eles podem, inclusive, guardar mais proximidade do que imaginamos. Eric, o personagem central do livro “Onde os Demônios Habitam”, da escritora Bella Nine e publicado pela Editora Autografia em 2016, sabe disso. Ele guarda de seus amigos o mistério que paira sobre acontecimentos que ocorrem dentro de sua casa.

“Você tem medo do escuro? Eu tenho. É de noite que o homem mau aparece e me faz ter muito medo da escuridão. A noite é quando tudo fica esquisito e a minha casa não parece mais o mesmo lugar onde eu moro com a mamãe e o papai.”

O jovem. agora com  dezessete anos, reside em Santos, litoral sul de São Paulo. Seu pai é estivador, vive bebendo e praticando violência. Sua mãe carrega a covardia como sua fiel companheira e exige que o filho cure suas feridas mal cicatrizadas.

Eric vive numa casa pequena. A mãe cultiva flores no jardim da entrada, mas apesar desse gesto aparentemente delicado, que poderia tornar aquela casa um lar, o lugar mexe com Eric. Não é só o lugar em si que abala Eric, seus habitantes também.

“Não que minha casa seja feia, nem nada do gênero. Eu simplesmente não gosto muito daquele lugar e a imundície, que ano após ano deixa seus cômodos repletos de manchas insolúveis de más recordações.”

Na época de conclusão do ensino médio, Eric se vê diante do dilema da escolha de uma carreira e o que fazer com sua mãe, uma mulher contraditória no que vive na intimidade e no que expõe aos que a cercam, vez que “ela tinha uma habilidade monstruosa para mentir e fingir uma perfeição que estava longe de existir.” Eric tem que lidar com a dualidade de sua mãe, as provações do pai, os tormentos que lhe afligem e as decisões sobre sua vida.

Escrever é um modo que o jovem encontrou para expor os seus sentimentos e para se acalmar ou extravasar quando o barulho amedrontador chega a seus ouvidos ou quando coisas ruins acontecem. Ele desabafa em sua página da internet: Reflexionário (cujos textos estão presentes no livro).

Os dois melhores amigos de Eric são Pedro e Carla. O primeiro é filho único, perdeu a mãe que sofria de transtorno bipolar, foi abandonado pelo pai e tem sonhos que o atormentam e afligem quem o vê sonhando. A segunda perdeu os irmãos quando pequenos.

Que coisas tenebrosas assombram a vida de Eric? A vida dele e de seus amigos também tem demônios. Cada qual a seu modo, cada qual com a medida de seu terror, cada qual com o acobertamento ou não de quem poderia colocar um fim nas coisas tenebrosas que são praticadas. Os tios de Eric silenciaram em algum momento.

O livro apresenta um jogo de complexas relações familiares, lembranças do passado, recordações de violência e condução psicológica convocando o leitor, ainda que implicitamente, a uma reflexão sobre os atos humanos. Eric é um jovem que vive dramas constantes em sua casa e ao passo que vive uma conturbada relação com sua mãe queria evitar o que acontece. As marcas dos acontecimentos passados permanecem, ficam gravadas na alma. O jovem ainda se recorda da violência que sofreu quando criança e dos atos de violência constantes que viu, ouviu e viveu ao longo do tempo. E descobre coisas que também causam angústia em seus amigos.

A construção psicológica dos personagens os conduzem na história de maneira intrigante e provocadora. Há vezes em que notamos a passividade diante da necessidade de reação, outras em que há reação, mas que é impedida por questões de foro íntimo. Nos faz refletir sobre as ações, sobre a submissão de quem é coagido diante da violência, sobre os traumas que são guardados e pesam no cotidiano, sobre a imposição do dinheiro como solucionador de problemas e para minimizar verdades que fazem sofrer.

Bella Nine conclui um bom livro, o volume 1 de uma série. O texto suga-nos para as questões que envolvem o personagem central, bem como seus amigos Pedro e Carla e, com suavidade ou de forma mais direta, trata de temas humanos. Devorei o livro, tal qual como a história pedia, prendendo o leitor a cada acontecimento, a cada página a cada novo capítulo. A história desperta para a continuidade da trama. O que vem por aí?

Demônios existem e eles são reais. E o livro é altamente recomendado!

Foto: Reprodução -
Criptografando Sonhos
Boa leitura!

Sobre a autora
Bella Nine é caiçara da cidade de Santos/SP. Formada em jornalismo pela Universidade Católica de Santos fez da escrita seu vício. As palavras sempre fizeram parte de sua vida. Inventar enredos sempre a fascinou fossem nas FanFics que publicou, ou em seus diários, os quais ninguém nunca tocou. Bloqueira do Criptografando Sonhos, seus textos podem ser lidos e suas resenhas apreciadas em seu canal no Youtube. “Onde os Demônios Habitam” é seu romance de estreia, surgido de uma brincadeira quando seus personagens estavam presos em seu subsconsciente.

Ficha Técnica
Título: Onde os Demônios Habitam
Escritor: Bella Nine
Editora: Autografia
ISBN: 978-85-5526-593-8
Edição: 1ª
Número de Páginas: 234
Ano: 2016
Assunto: Ficção brasileira

3 comentários:

  1. Estou louca pra ler esse livro! ADOREI a resenha, me deu mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
  2. Estou louca pra ler esse livro! ADOREI a resenha, me deu mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages