Chegou o livro "O Caminho da Sabedoria", da Editora Alaúde - Tomo Literário

Chegou o livro "O Caminho da Sabedoria", da Editora Alaúde

Compartilhe
Chegou por aqui o livro “O Caminho da Sabedoria”, de Christophe André, Alexandre Jollien e Matthieu Ricard. O livro foi publicado pela Editora Alaúde em 2016, com tradução de Eric Heneault. Já estou lendo e, assim que concluir, publicarei resenha aqui no blog. Enquanto isso, conheça o livro:

Sinopse

Em O caminho da sabedoria, o monge Matthieu Ricard, o filósofo Alexandre Jollien e o psiquiatra Christophe André, amigos de longa data, se reúnem para “falar com o coração” sobre diversos assuntos que perpassam a existência humana: desde aqueles que os apaixonam e inspiram até os que os preocupam e atormentam. Em doze capítulos que abordam temas diferentes, como o altruísmo, o ego, a culpa e o perdão, os autores discorrem sobre suas trajetórias pessoais e compartilham as lições aprendidas ao longo do caminho. Assim, do encontro entre diferentes experiências e pontos de vista emerge o que parece ser essencial ao homem para conduzir sua existência de modo a conquistar uma vida genuinamente melhor.

Sobre a obra

O caminho da sabedoria é um livro escrito a três vozes. Amigos de longa data, o monge budista Matthieu Ricard, o filósofo Alexandre Jollien e o psiquiatra Christophe André, que têm prestigiadas carreiras e diversos livros publicados em seus respectivos campos de atuação, há muito tempo desejavam se unir para “falar com o coração” sobre diversos assuntos que perpassam a existência humana: desde aqueles que os apaixonam e inspiram até os que os preocupam e atormentam. Para concretizar essa vontade, os três se reuniram por nove dias em uma casa na Dordonha, França. Os debates lá realizados deram origem aos doze capítulos que compõem a obra:

1. Quais são as nossas aspirações mais profundas?
2. O ego, amigo ou impostor
3. Aprender a viver com as emoções
4. A arte da escuta
5. o corpo: fardo ou ídolo?
6. As origens do sofrimento
7. A coerência: uma questão de fidelidade
8. Altruísmo: todo mundo sai ganhando
9. A escola da simplicidade
10. A culpa e o perdão
11. A verdadeira liberdade: do que posso me libertar?
12. Nossas práticas cotidianas

Trata-se, portanto, de um projeto muito pessoal para os autores, baseado na diversidade de experiências por eles adquiridas. Sem a intenção de pregar verdades absolutas e fórmulas prontas, ao longo das conversas os autores refletem sobre questões universais de uma perspectiva pessoal. Destacando as lições mais importantes que retiraram de suas trajetórias, eles compartilham suas aspirações mais profundas bem como sua relação com o ego, sentimentos, emoções e angústias, e os seus esforços para viver de maneira autêntica em relação à própria verdade.

Durante a conversa ocorre um cruzamento fértil de pontos de vista sobre assuntos que interpelam o ser humano quando ele reflete sobre a maneira como conduz a própria existência, mas, como o caminho se faz ao caminhar, os amigos sempre se encontram nas encruzilhadas essenciais. Enquanto acompanhamos o desenvolver da reflexão sobre a jornada percorrida por eles, cada um de nós pode aprender um pouco sobre as nuances da arte de viver e, dessa forma, ser impelido a pensar em formas de conquistar uma vida genuinamente melhor.

Sobre os autores

Christophe André é psiquiatra, pioneiro na introdução da meditação na psicoterapia.
Alexandre Jollien é filósofo. Por conta de sua paralisia cerebral, passou dezessete anos em um instituto para pessoas com deficiência.
Matthieu Ricard é monge budista há mais de quarenta anos e é considerado o homem mais feliz do mundo. Vive no Nepal, onde se dedica aos projetos humanitários da Associação Karuna-Shechen.


Ficha Técnica
Título: O Caminho da Sabedoria
Escritor: Christophe André, Alexandre Jollien e Matthieu Ricard.
Editora: Alaúde
ISBN: 978-85-7881-367-3
Edição: 1ª
Número de Páginas: 357
Ano: 2016
Assunto: Desenvolvimento pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages