Agatha Christie From My Heart - Uma Biografia de Verdades - Tito Prates - Tomo Literário

Agatha Christie From My Heart - Uma Biografia de Verdades - Tito Prates

Compartilhe
“Agatha Christie From My Heart – Uma Biografia de Verdades”, do escritor Tito Prates, foi publicado pela Editora Illuminare em 2016. Uma das biografias mais aguardadas do ano, considerada a primeira biografia brasileira sobre a escritora inglesa. E temos que, logo de início, mencionar o subtítulo que nos aponta o que entrega: uma biografia de verdades.

O autor é profundo conhecedor sobre a Rainha do Crime e, sem dúvidas, é o maior especialista em Agatha Christie no Brasil. No livro, Tito relata os fatos da vida de Agatha e desmistifica algumas passagens apresentadas em outras tantas biografias da escritora, além de retificar equívocos publicados por outros autores. Mas, mais do que isso, Tito fez um livro repleto de verdades que foram pesquisadas, avaliadas e confirmadas. Tudo que é apresentado passou pelo crivo e olhar aguçado do fã Tito Prates que, unido ao pesquisador Tito Prates, se ateve aos acontecimentos e não a interpretações abstratas sobre a biografada.

O leitor conhecerá Agatha profundamente, passando por suas características pessoais (como o traço da timidez), a genealogia de sua família, a fase da juventude, o encontro com Archie, o casamento, o nascimento da filha Rosalind, o rompimento com o marido, o novo relacionamento, a vivência com os outros membros da família e seus momentos de dificuldade e felicidade. Naturalmente, o leitor vai conhecer também aspectos curiosos da carreira de Agatha Christie como escritora, detalhes de suas publicações e contratos, sua visão e atuação no universo literário. As várias faces de Agatha estão presentes: a mulher, a mãe, a esposa, a escritora.

Sobre questões pessoais e seu polêmico desaparecimento, que carrega dados controversos, datas trocadas e manipulações de informações Tito Prates lança luz sobre os acontecimentos. É, sem dúvida, um capítulo intrigante da vida de Agatha que ainda suscita todo tipo de especulação. O autor da biografia diz que não teria feito o capítulo sobre esse episódio, não fossem as inverdades contadas por outros biógrafos. Ainda bem que o fez, posto que tem elucidações importantes sobre o evento.

O surgimento de personagens que povoam o imaginário dos leitores dos livros de Agatha e daqueles que assistiram suas peças teatrais, também são descortinados ao longo da obra de Tito. Hércule Poirot, Jane Marple, Tuppence e Thommy, Parker Pyne, entre outros. Há personagens que carregam traços de gente que conviveu em torno de Agatha, bem como há locais nos livros que foram inspirados em lugares por quais Agatha passou.

Durante o período da Segunda Guerra Mundial a escritora produziu mais de dez livros, um dos seus vários grandes feitos ao longo da carreira. O período em questão foi fértil, embora vivenciando os horrores da guerra que assolava os ingleses, como destaca o trecho da autobiografia reproduzido na página 175:

“O tempo passava e agora não parecia um pesadelo, mas algo muito antigo, que sempre existira. De fato, agora era natural esperar morrer de súbito, e isso também poderia acontecer às pessoas que mais amávamos, pois estávamos sempre escutando notícias da morte de amigos queridos. Janelas quebradas, bombas lança-minas e, mais tarde, as bombas e foguetes voadores, todas essas coisas eram realidade e ninguém as encarava mais como algo extraordinário, mas como se fossem perfeitamente naturais. Depois de três anos, a guerra tornou-se um acontecimento de todos os dias. Nem sabíamos como seria mais tarde um tempo sem guerra.”

“Agatha Christie From My Heart” foi uma grata e admirável surpresa. A biografia mais esperada do ano não deixou de surpreender. Tito elucida fatos, apresenta detalhes e clarifica muitos pontos da vida da escritora. Mesmo para quem já conhece Agatha Christie, o livro, de certo, há de agradar muito, justamente por fugir do lugar comum. É um excelente livro. Fãs de Agatha Christie e de literatura policial devem lê-lo e os que não são fãs também o devem, com o propósito de conhecer a escritora inglesa (referência indelével de seu gênero literário), que é a  mais publicada em todo mundo, depois da Bíblia. 

Tito Prates fez um excelente trabalho e nos entrega um livro rico em detalhes que faz com que o leitor se aproxime ainda mais do universo da escritora Agatha Christie e de toda sua obra. Trata-se de uma biografia esclarecedora e, sobretudo verdadeira, que se torna desde já grande fonte de pesquisa.

Um capítulo específico trata de tudo que aconteceu em relação a Agatha depois de 1978. Por aí já dá pra imaginar o alcance da obra da escritora e sua atemporalidade. Seus livros que retratam a evolução social inglesa, embora sejam de ficção, permanecem conquistando leitores até a presente data. E por muitos anos continuará, sem dúvida. Livros como esse ajudam a manter a chama que move os leitores que carregam Agatha no coração e a trazer a tona o nome da escritora para aqueles que a desconhecem.

Tito nos presenteia, ao final de sua obra, com uma lista de livros recomendados para leitura complementar, uma lista das primeiras exibições das séries de TV adaptadas dos livros da escritora, disponibiliza ainda uma tabela com a cronologia da obra de Agatha, outra com as publicações na Inglaterra e no Brasil e a linha de tempo da obra da Dama do Crime em território brasileiro, bem como a relação de títulos nacionais e os originais.

“Agatha Christie From My Heart” é uma obra consistente. Um guia para ler, reler e consultar.  A biografia mais aguardada do ano chegou com louvor.

Sobre o autor

Tito Prates é leitor de Agatha Christie desde os 9 anos de idade. Aos 18, já tinha lido e relido toda a obra da escritora. Desde então tinha planos de um dia escrever sobre ela. Formado em Odontologia e administrador de empresas. conseguiu publicar seu primeiro livro Viagem à Terra da Rainha do Crime em 2013. Finalmente em 2016 publica o livro pelo qual esperou mais de trinta anos : Agatha Christie From my Heart - Uma Biografia de Verdades. Paralelamente, escreve contos e livros policiais, tendo dois publicados pela Amazon e cinco contos em antologias diversas. É responsável pelo grupo Agatha Christie Brasil e pelas páginas Agatha Christie Brasil & Língua Portuguesa do Facebook.

Ficha Técnica
Título: Agatha Christie From My Heart – Uma Biografia de Verdades
Escritor: Tito Prates
Editora: Illuminare
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-68904-32-9
Número de Páginas: 373
Ano: 2016
Assunto: Biografia

Um comentário:

  1. Estou louco para ler essa biografia. Adorei tua resenha!
    Agatha Christie é fascinante.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages