10 livros sobre esportes - Tomo Literário

Hoje (05 de Agosto de 2016) é o dia oficial da abertura das Olímpiadas, que ocorre aqui no Brasil. Os Jogos Olímpicos apresentarão disputas em 42 modalidades esportivas, em 19 dias de competição e com 306 provas que valerão medalhas. São 136 provas femininas, 161 masculinas e 9 mistas.

Entre os esportes olímpicos temos: atletismo, badminton, basquete, boxe, hipismo, remo, natação, luta olímpica, nado sincronizado, ginástica artística, voleibol, vela, futebol, esgrima, entre outros.

No período de 07 a 18 de Setembro acontece a edição dos Jogos Paralímpicos.

Por falar em esportes, assunto bastante falado nos últimos dias e, aproveitando o clima olímpico que tal conferir uma lista com dez livros que tratam de esportes? Logo abaixo temos 10 títulos e suas respectivas sinopses.

Corpo Ativo Mente Desperta
Autor: John R. Ratey e Eric Hagerman
Editora: Objetiva
Número de páginas: 296         

A nova ciência do exercício físico e do cérebro. Sabe-se que a atividade física traz uma sensação de bem-estar. Presume-se que os motivos sejam a diminuição do estresse e da tensão muscular aliada à produção de endorfina. Pesquisas recentes demonstram que o exercício aeróbico transforma fisicamente o cérebro humano para que ele alcance o desempenho máximo. 

Nos últimos cinco anos, neurocientistas realizaram descobertas instigantes sobre a relação biológica entre o corpo, o cérebro e a mente. O exercício aeróbico prepara e estimula o cérebro para inúmeras atividades, entre elas o aprendizado, a regulação do humor e da atenção, além de diminuir o estresse e a ansiedade e controlar os efeitos indesejáveis das mudanças hormonais e do envelhecimento. Ele ajuda a combater, por exemplo, distúrbios de humor e atenção, vícios, Alzheimer e os efeitos da menopausa.

O cérebro funciona exatamente como os músculos: cresce com o uso e atrofia com a inatividade. Ratey atenta também para o envelhecimento saudável da mente que é proporcionado pela constante atividade física, bem como para a importância, no processo de aprendizagem na infância, de se exercitar com regularidade.

Tendo como base ciência de ponta e estudos de caso, John Ratey demonstra e explica, com linguagem acessível, como e por que a influência do exercício físico é fundamental no modo de pensar e sentir.

Maracanã 60 anos
Autores: Eduardo Bueno, Fernando Bueno, João Máximo, Roberto Assaf, Rogério Reis e Ruy Castro
Editora: Leya
Número de páginas: 324

Não existe no mundo do futebol templo maior e mais importante do que o Maracanã, até porque não existe campeonato maior do que o Brasileiro, nem futebol tão vencedor e consagrado como o nosso. Maracanã 60 anos não é o primeiro livro feito sobre esse prodígio arquitetônico, mas é o mais completo deles todos e o único a privilegiar os maiores momentos que os 20 integrantes do clube dos 13 viveram neste gramado. Escrito por craques da literatura nacional e ilustrado com belíssimas fotos, este livro celebra o melhor futebol do mundo em seu principal palco. 

A Rainha de Chuteiras
Autor: Marcos Alvito
Editora: Apicuri
Número de páginas: 316

Em prol da boa relação com o leitor, sejamos honestos: ainda não conseguimos descobrir se a rainha da Inglaterra calça mesmo chuteiras ou se bate uma bolinha em seu palácio de verão. Mas sabemos outras coisas sobre o futebol inglês. Por mais que o Brasil seja o país do futebol, precisamos admitir que esse esporte nasceu do outro lado do Atlântico. 

A terra da rainha foi a arena dos primeiros passes, dos primeiros dribles, das primeiras regras e, hoje, é palco da liga de futebol mais famosa do planeta ¿ a Premier League. Com a marca do gênero híbrido, que oscila entre a história, a antropologia e o relato jornalístico, o livro de Marcos Alvito encanta e informa. Em suas páginas, você acompanha uma temporada inteira de futebol inglês - apresentada em divertidíssimas crônicas - com todos os detalhes: os jogos, os times, os hooligans, os torcedores, fish and chips, os campeões, aqueles clubes que não ganham nunca.. E, como não poderia deixar de ser, há espaço para o rúgbi, o críquete, opiniões perspicazes e até um passeio a Gales.

História dos Esportes
Autor: Orlando Duarte
Editora: Senac
Número de páginas: 559

O objetivo do autor Orlando Duarte - jornalista esportivo de treze mundiais de futebol, nove olimpíadas, torneios de tênis, Fórmula 1, basquetebol, pugilismo, beisebol, atletismo, voleibol, entre tantos esportes - é transmitir a informação, a história e, inevitavelmente, a 'estória' dos esportes. Este livro traz tudo aquilo que se quer saber sobre os esportes conhecidos e as curiosidades daqueles sobre os quais temos pouca ou nenhuma informação.
  
Correr - o Exercício, A Cidade e o Desafio da Maratona
Autor: Drauzio Varella
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 216

Drauzio Varella é oncologista, autor de best-sellers, voluntário numa prisão, pesquisador do uso medicinal de espécies amazônicas e ainda celebridade na TV. Mas consegue há mais de vinte anos conciliar esse atribulado dia a dia com a prática regular de exercício físico. Para ele, correr não é só um hobby: é o que lhe dá o equilíbrio para enfrentar os desafios da vida. Em seu novo livro, Drauzio conta como e por que decidiu espantar o sedentarismo; relata o desafio da primeira maratona; nos dá um panorama da história das corridas desde sua suposta origem na Grécia antiga; oferece informações médicas sobre a prática; e, de quebra, nos leva de “carona” num passeio sensível pela alma humana. Leitura indispensável para corredores e futuros corredores.

Por um Triz
Autor: André Ilha
Editora: Valentina
Número de páginas: 264

A escalada, incluídas todas as suas modalidades, é de longe o esporte que rendeu o maior número de livros em todo o mundo. Contam-se aos milhares os relatos publicados de viagens, expedições e escaladas avulsas, e há até prêmios específicos para este florescente gênero literário. No Brasil, a produção é ainda bem modesta, e quase toda centrada em expedições ao Everest ou a algumas poucas outras grandes montanhas geladas no exterior.

Por Um Triz, no entanto, reúne uma impressionante coletânea de histórias vividas por um dos mais experientes escaladores do país nas suas montanhas domésticas, com belezas e dificuldades próprias que em nada ficam devendo, em termos de emoção, às vividas pelos escaladores de maciços rochosos mais famosos, embora sejam certamente diferentes em muitos aspectos. Assim, os relatos das famosas ascensões invernais aqui se veem substituídos por escaladas sob um calor debilitante, e a travessia de paredes instáveis de gelo e neve dá lugar a passagens igualmente precárias em vegetação. E há ainda, no caso do Rio de Janeiro, o maior centro de escaladas urbanas do mundo, situações tensas típicas (e, às vezes, bizarras) decorrentes de encontros na mata ou no acesso a elas com bandos de traficantes ou outros tipos portando uma arma em suas mãos.

É um livro, portanto, que deve agradar tanto a praticantes dedicados, que se identificarão com as situações nele descritas, quanto a leigos, que terão a chance de conhecer as peculiaridades de um esporte fascinante, que cresceu muito no Brasil nas últimas duas décadas. 

O Guia dos Curiosos – Esportes
Autor: Marcelo Duarte
Editora: Panda Books
Número de páginas: 556

Mais um livro da coleção 'O Guia dos Curiosos', de Marcelo Duarte, completa 10 anos e ganha uma edição totalmente reformada e atualizada. Você vai curtir milhares de curiosidades sobre jogos olímpicos, grandes competições, atletismo, esportes coletivos, futebol, basquete, vôlei, esportes de raquete, esportes terrestres, esportes aquáticos, esportes aéreos, lutas, velocidade e também de esportes que talvez você nunca tenha ouvido falar.

Correria – Histórias do Universo da Corrida
Autor: Sérgio Xavier Filho
Editora: Arquipélago
Número de páginas: 176

Ao longo dos últimos cinco anos, o jornalista Sérgio Xavier Filho uniu em seu blog a paixão pela corrida ao seu talento para contar histórias. Dessa mistura surgiram textos inspirados e inspiradores. São relatos emocionantes de provas mundo afora e insights sobre variados aspectos do universo da corrida de rua: o gosto do brasileiro pelos revezamentos, as aventuras dos ultramaratonistas, as melhores maratonas, as inevitáveis lesões, a busca por desempenho. O blog Correria tornou-se um ponto de encontro de corredores — sejam eles iniciantes, experientes e até mesmo profissionais — e suas histórias. “Conversar sobre treinos e provas é tão essencial quanto colocar os tênis e partir para a rua”, acredita o autor. É justamente esse espírito de conversa informal — porém bem informada — que guia este livro do começo ao fim.

Guia Politicamente Incorreto do Futebol
Autores: Leonardo Mendes Júnior e Jones Rossi
Editora: Leya
Número de páginas: 416

 “Guia Politicamente Incorreto do Futebol” marca um golaço nas velhas ideias sobre o esporte. O jeito mais fácil de parecer especialista em futebol é repetir ideias com as quais quase tudo mundo concorda. Seleção brasileira de 82? Basta dizer que “foi a melhor que já tivemos, apesar de não ter conquistado o Mundial” e pronto: a turma do sofá vai te passar uma latinha e te olhar com respeito durante o jogo. Também é assim quando se fala sobre o Ricardo Teixeira (“Frio, mesquinho, sem escrúpulos!”) ou o Galvão Bueno (“Esse não entende nada de futebol!”). O problema é que, no meio dos clichês futebolísticos repetidos a cada escanteio, há teses cambaleantes e frangos historiográficos. São esses mitos o alvo do Guia Politicamente Incorreto do Futebol.

Com coragem e conhecimento para defender opiniões divergentes, os jornalistas Jones Rossi e Leonardo Mendes Júnior repassam quase tudo o que sabemos sobre futebol. A Seleção de 82 tinha talentos acima da média? É verdade, mas era ingênua e autoconfiante a ponto de mal se preocupar em estudar os adversários. Ok, Galvão Bueno pode não ser um mestre da técnica, mas sua capacidade de transformar o futebol numa novela dramática torna o esporte muito mais divertido. E lembra aquela história da Democracia Corintiana? Bobagem: a Democracia Corintiana era uma ditadura. Depois da história do Brasil, da política da América Latina e do Mundo, é hora de continuar o trabalho. É hora de jogar tomates nas verdades politicamente corretas sobre o futebol.

Almanaque Olímpico Sportv
Autores: Armando Freitas e Marcelo Barreto
Editora: Casa da Palavra
Número de páginas: 304

Este livro traz um conteúdo completo sobre o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos. Desde a Antiga Grécia até os dias de hoje - e já na expectativa para Rio 2016 -, os jornalistas esportivos Armando Freitas e Marcelo Barreto reuniram nesta segunda edição do Almanaque Olímpico um conteúdo renovado, cheio de curiosidades, recordes atualizados e diversas informações sobre os Jogos Londres 2012 e Rio 2016. 
A segunda parte do livro traz detalhes sobre todas as modalidades olímpicas, desde as mais populares, como futebol, até as mais desconhecidas para o público brasileiro, como tiro com arco. São 30 edições olímpicas, momentos inesquecíveis do esporte mundial e mais de 100 anos de histórias de homens e mulheres notáveis. De leitura leve e agradável, é um livro perfeito para os amantes do esporte e dos Jogos Olímpicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages