Dois Andares: Acima! - Pedro Gonzaga - Tomo Literário

Dois Andares: Acima! - Pedro Gonzaga

Compartilhe
“Dois Andares: Acima!”, escrito por Pedro Gonzaga é um livro de contos que foi publicado pela Editora Novo Século em 2007.

Ana, uma jovem desejada por três garotos. Um escritor que vira cafetão de uma acompanhante. Um homem que sofre de monomania e tem paixão por uma mulher de sombrancelhas perfeitamente delineadas.

Outro dos contos fala de um cinquentão que tenta mudar sua jovem ‘namorada’, acreditando que ela deseja seus filmes, aulas e conhecimento sobre vinho. Ele não quer passar vergonha diante dos amigos. Em outro conto, uma aluna que faz uma proposta irrecusável para um escritor numa oficina literária. Um contista fracassado.

Em ambientes distintos e às voltas com suas agruras os personagens dos contos chegam ao leitor de maneira aberta. Com drama, comédia, com farsas e cercados de absurdos do cotidiano, os contos são independentes, mas parecem remontar a uma história maior.

Na orelha do livro lemos: “Cantor dos dilemas da vida nas grandes metrópoles provincianas, Pedro Gonzaga pertence a uma geração de escritores que trocaram a denúncia direta pelo cinismo direto, um cinismo que neste caso, no entanto, é capaz de enternecer, um cinismo quase romântico – se é que pode utilizar essa categoria -, que revela o caráter fantasmagórico escondido na insólita segurança dos cotidianos banais das personagens deste livro, e que expõe, à luz do sol a pino, a solidão e a fragilidade que, no fundo, talvez definam a todos nós.”

Os personagens dos contos carregam as características que todos nós temos. Cada um a seu modo, cada um a partir de seu ponto de vista, cada um com sua própria história, vivem suas mazelas e seus sonhos, ou simplesmente vivem e deixam-se tomar pelo que a vida lhes apresenta.

O livro é dividido em duas partes: Primeiro Andar e Segundo Andar. A primeira parte apresenta dez contos e a segunda traz oito contos. Alguns são bem curtos e o livro, que tem 127 páginas, pode ser lido numa única vez.

Bons contos!


Sobre o autor
Pedro Gonzaga é músico, tradutor e escritor. Já verteu para a língua portuguesa nomes como Conan Doyle, Patrícia Highsmith, Raymond Chandler e Charles Bukowski. É autor do livro de contos Cidade Fechada, publicado em 2004. Participou ainda de coletâneas digitais e impressas.

Ficha Técnica
Título: Dois Andares: Acima!
Escritor: Pedro Gonzaga
Editora: Novo Século
Edição: 1ª
Número de Páginas: 127
Ano: 2007
Assunto: Contos brasileiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages