As Águas-vivas Não Sabem de Si - Aline Valek - Tomo Literário

As Águas-vivas Não Sabem de Si - Aline Valek

Compartilhe
"Acabavam descobrindo tanto sobre aqueles com quem compartilhavam o confinamento, que não escapavam nem mesmo as coisas mais inconvenientes e profundas a respeito de alguém com quem tinham em comum apenas a solidão, os medos e o hábito de vestir pés de pato, uma máscara de mergulho e um cilindro de misturas gasosas nas costas.”

As pessoas começavam a assustar Corina, a protagonista do livro “As águas-vivas não sabem de si”, da escritora brasileira Aline Valek, que foi publicado pelo selo Fantástica Rocco em 2016.

A cerca de três mil metros de profundidade, numa estação chamada Auris, Corina e outros companheiros participam de uma pesquisa nos arredores de uma zona hidrotermal. O objetivo da pesquisa é testar um traje especial de mergulho.

Ao lado de seus companheiros eles estão cercados da imensa escuridão do oceano e de vidas e espaços inexplorados, longe da terra firme. Aos poucos vamos descobrindo cada um dos participantes da pesquisa, suas características e descobrimos também que eles tem algo a esconder.

A pesquisa que realizam é para testar trajes de mergulho, como dito anteriormente, mas um dos cientistas tem um objetivo que vai além disso: quer encontrar vida inteligente nas profundezas do mar. Um livro que o especialista escrevera chama a atenção pelo que narra e as possibilidades do que podem encontrar. O que eles enfrentarão nos abismos profundos do oceano?

Um som misterioso captado pelos aparelhos instalados pela equipe pode ter algum significado e intriga-os a partir de um problema que enfrentam na estação. O som tem um papel fundamental na história e os chama para a descoberta de segredos que podem ou não estar ligados as suas suspeitas.

“Pense no oceano como um sistema nervoso, em que a vida desempenha o papel de células nervosas; cada uma delas transmitindo impulsos, embora sonoros em vez de elétricos, contendo informações e mensagens, quem  sabe até comandos e ações.”


Aline Valek tem uma narrativa agradável, leve, fluída e o enredo do livro é de tirar o fôlego. Somos realmente absorvidos para o fundo do oceano. Nesse ambiente, de certo modo claustrofóbico, a autora nos coloca em contato com  uma personagem solitária, mas cheia de coragem. Corina é uma mulher que enfrenta seus medos, incluindo uma doença que ela tem, e persegue seu objetivo na expedição.

Ao mesmo tempo em que os personagens exploram as profundezas do oceano, com a instalação de sondas que captam o som e com os testes dos trajes, nós, leitores, mergulhamos em suas particularidades. Os segredos que eles guardam, a forma com que conduzem a relação dentro da estação subaquática, os dramas que vão viver ao enfrentarem problemas que podem colocar um ponto final na missão, as descobertas que fazem uns dos outros e, sobretudo, os ruídos que captarão, prendem o leitor na história.

“As águas-vivas não sabem de si”, é um livro de ficção científica que agrada, inclusive pelo ambiente inóspito a que somos levados. Vale a pena mergulhar nesse oceano e deixar-se envolver pela história de Corina e os segredos do fundo do mar. O título do livro é instigante, posto que se as águas-vivas não sabem de si, do que será que elas sabem?

Sobre a autora
Foto: Leon Rodrigues
Aline Valek é escritora e ilustradora. Nasceu em Minas e vive em São Paulo. Na internet, publica textos, escreve em seu blog e é autora da newsletter Bobagens Imperdíveis, além de colunista da Carta Capital. ‘As águas-vivas não sabem de si’ é o seu primeiro romance, mas já lançou de forma independente dois livros de contos: Hipersonia crônica (2013) e Pequenas tiranias (2015).

Ficha Técnica
Título: As águas-vivas não sabem de si
Escritor: Aline Valek
Editora: Fantástica Rocco
ISBN: 978-85-68263-33-4
Edição: 1ª
Número de Páginas: 293
Ano: 2016
Assunto: Ficção brasileira

Um comentário:

  1. Olá!
    Quero muito ler, super me interessei pelo livro no evento geek da Rocco. Fiquei me imaginando no fundo do mar, dentro dessa estação. Eu odeio espaços fechados. Parece ser um livro que promete me agoniar rs
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do ANIME FRIENDS <3

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages