10 livros que falam de amizade - Tomo Literário


Hoje é Dia do Amigo e Internacional da Amizade.

O Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade, celebrado em 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, através de um Decreto. No Brasil também comemora-se o Dia do Amigo em 18 de Abril e o Dia Internacional da Amizade no dia 30 de Julho.

A data de 20 de Julho, aos poucos passou a ser comemorado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países festejam esta data, que foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, que considerou a chegada do homem à lua um símbolo de união entre os seres humanos.

Os amigos nos fazem refletir sobre nossos defeitos, respeitam nossas opções de vida, auxiliam-nos em momentos dos mais diversos e mais estranhos em que nos metemos, puxam nossa orelha quando é preciso, nos abraçam quando precisamos de um ombro amigo, são ouvidos atentos quando precisamos contar nossos problemas e também lançam sobre nós os seus relatos. Ser amigo é muito mais que se conhecer, é respeitar a diferença do outro, é estar junto mesmo que esteja distante.

Salve, amizade! Confira 10 livros que também tratam do tema em suas páginas.


Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca

Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. 

A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira

O romance narra a tocante história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos que vivem no Afeganistão da década de 1970. Durante um campeonato de pipas, Amir perde a chance de defender Hassan, num episódio que marca a vida dos dois amigos para sempre. Vinte anos mais tarde, quando Amir está estabelecido nos Estados Unidos, após ter abandonado um Afeganistão tomado pelos soviéticos, ele retorna a seu país de origem e é obrigado a acertar as contas com o passado.

O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer.

Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga.Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo
dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O Menino do Pijama Listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: Intrínseca

Vencedor do Printz Award, da American Library Association, e estreia de John Green como uma das vozes mais cativantes e inovadoras da ficção contemporânea, Quem é você, Alasca? retrata brilhantemente o impacto indelével que uma vida pode exercer sobre outra.

Miles Halter estava em busca de um Grande Talvez. Alasca Young queria saber como sair do labirinto. Suas vidas se colidiram na Escola Culver Creek, e nada nunca mais foi o mesmo. 

Mas antes, um breve resumo de como tudo aconteceu:  Miles Halter vivia uma vidinha sem graça e sem muitas emoções (ou amizades) na Flórida. Ele tinha um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história. Uma dessas personalidades, François Rabelais, um escritor do século XV, disse no leito de morte que ia em “busca de um Grande Talvez”. Para não ter que esperar a morte para encontrar seu Grande Talvez, Miles decide fazer as malas e partir. Ele vai para a Escola Culver Creek, um internato no ensolarado Alabama. 

Lá, ele conhece Alasca Young. Ela tem em seu livro preferido, O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: “Como vou sair desse labirinto?” Inteligente, engraçada, louca e incrivelmente sexy, Alasca vai arrastar Miles para seu labirinto e catapultá-lo sem misericórdia na direção do Grande Talvez. Miles se apaixona por Alasca, mesmo sem entendê-la, mesmo tentando sem sucesso decifrar o enigma indecifrável de seus olhos verde-esmeralda. 

Amigas Para Sempre
Autora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro

Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. 

Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família.

Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena.

As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. 

Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
Autor: Dale Carnegie
Editora: Companhia Editora Nacional

Com mais de 50 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, 'Como fazer amigos e influenciar pessoas' é considerado um dos principais livros no genêro, influenciando com ótimos conceitos a todos no âmbito pessoal e profissional.


Extraordinário
Autora: R. J. Palácio
Editora: Intrínseca

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

A Memória de Uma Amizade Eterna
Autora: Gail Caldwell
Editora: Globo

Uma sabia nadar. Outra, remar. As duas escritoras queriam trocar experiências e, por anos, Gail e Caroline remaram juntas. Esta é a história de duas amigas inseparáveis que só se desligaram fisicamente com a morte de Caroline Knapp, e que a autoraGail Caldwell, vencedora do Prêmio Pulitzer, conta em seu livro A memória de uma amizade eterna, um dos próximos lançamentos da Editora Globo. Eleito um dos 10 melhores livros de 2010 pelos jornais The New York Times, USA Today, pela revista Time e pelo site Salon.com, ficou meses na lista dos mais vendidos. Segundo a revista Time, trata-se de “Um livro de memórias perfeito: bonito, simples, emocionante e repleto de poderosos insights. Escrito para ser saboreado e dividido com os amigos”. Íntimas, com um passado coincidentemente perturbador – ambas foram alcoólatras –, as amigas tinham outro ponto de intersecção: Caroline havia passado por um período de anorexia aos vinte anos e Gail havia tido paralisia infantil, mancando um poucopor conta disso. Em comum, tinham a literatura – Caroline era escritora e colunista do The Boston Phenix e Gail, crítica literária do The Boston Globe –, e o amor pelas cadelas, Lucille e Clementine respectivamente. Logo no primeiro encontro, um passeio de quatro horas em uma floresta no final do verão, que teve a companhia das cachorras, ambas começaram a trocar confidências. O afeto que sentiam ficou ainda mais sólido quando conversaram sobre seus trabalhos, sobre “o mundo da inveja e da rivalidade, sobre as inseguranças e as diferenças de poder”.

Presentes da Vida - Nem Sempre o Que Queremos É o Que Realmente Precisamos
Autora: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito

Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.

Os Quatro Amores
Autor: C. S. Lewis
Editora: WMF Martins Fontes

Os quatro amores que C.S. Lewis distingue neste livro são a Afeição, a Amizade, Eros e a Caridade. Examina como cada um se combina aos demais, sem perder de vista a diferença necessária e real entre eles. Lewis nos adverte também dos enganos e distorções que podem tomar os três primeiros amores - os amores naturais - perigosos sem a graça suavizante da Caridade, do amor divino que deve constituir a somatória e o objetivo de todos os demais.

2 comentários:

  1. Já li o caçador de pipas! Linda história, gostaria de lê mais livros que falam de amizade....

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages