Donnie Darko - Richard Kelly - Tomo Literário
A Intro do livro fala sobre o filme Donnie Darko, que pode ser considerado um dos primeiros cult movie do século XXI. Explicita ainda que Richard Kelly escreveu Donnie Darko e produziu suas novas versões, na medida em que o projeto caminhava, até concluir o roteiro. No livro da Darkside publicado em 2016, vamos mergulhar no roteiro tratado em seu estágio último.

Antonio Tibau escreve que “o livro é o filme”. No prefácio, Jake Gyllenhaal fala do que se trata Donnie Darko e menciona não fazer ideia. Há diversas interpretações e caberá a cada um buscar a sua resposta. Interessante observar esse ponto, posto que desperta a curiosidade do leitor em chegar a sua própria conclusão sobre a história que vai se apresentar adiante. 

Perguntas Cósmicas é uma parte do livro que traz entrevista com Richard Kelly,  em que ele fala do filme, de suas inspirações (entre elas o escritor Stephen King), do seu processo de formação e sobre o seu método de escrita.

“... o filme teria desmoronado e se transformado numa pretensão inassístivell se déssemos a ele uma solução única. Existem pessoas na plateia que vão ao cinema e querem saber exatamente o que tudo significa. Infelizmente para elas, meu filme jamais será um desses.” Essas são palavras do autor do roteiro.

28 dias, 6 horas, 42 minutos, 12 segundos (28:06:42:12). Eis o tempo que falta para o mundo acabar. Donnie Darko é um jovem que aparenta ter algum distúrbio mental. Em certo momento ele se depara com Frank, um coelho de 1 metro e 80 de altura. É Frank quem dá a Donnie a informação sobre o tempo para o fim do mundo.

Uma turbina de avião cai sobre a casa de Donnie, mais precisamente sobre o seu quarto, mas o jovem não estava lá. Sorte? Acaso?

Passagem de tempo, fantasia, loucura, morte e terror são elementos que estão presentes na história criada por Richard Kelly e publicada pela Darkside. O livro é roteiro final do filme, tal qual como ele se apresentou aos atores.

Donnie Darko é um livro que apresenta certa estranheza. Os elementos utilizados para compor a história misturam uma série de coisas. Essa estranheza, atrevo-me a dizer, é o ponto alto do livro.

O rapaz, sua família, os conflitos, a misteriosa Vovó Morte, um diretor escolar acusado de pedofilia, uma psicóloga enigmática, um coelho de 1 metro e 80 de altura, viagem no tempo, queda de turbina de avião, esquizofrenia. Isoladamente todos esses recursos parecem não fazer sentido, ou melhor produzem seu sentido único, mas unidos por Richard tornam a história de Donnie Darko estranhamente interessante. Utilizo o adjetivo ‘estranho’, sem medo, sem forma de depreciar a história. Donnie Darko é um livro interessante.

Há certas discussões sobre a história. As pessoas ora interpretam como complicada, ora interpretam como fácil, outros entendem se tratar de uma obra pura e simples sobre viagem no tempo. Que bom que as visões são diferentes, o que corrobora o que foi anunciado pelo próprio autor ao frisar que não há uma “solução única”. Cada leitor terá sua interpretação sobre a história.

Como já dito anteriormente o texto é em formato de roteiro e no final temos o livro “A Filosofia Da Viagem do Tempo”, que é citado na história e de autoria de um dos personagens. Fotos do filme e a lista de músicas de Donnnie Darko fecham a admirável publicação da Darkside.

Não deixe de ler!

Sobre o autor
Richard Kelly nasceu nos Estados Unidos em 28 de Março de 1975. É cineasta e escritor do roteiro de Donnie Darko, filme que foi lançado em 2001.


Ficha Técnica
Título: Donnie Darko
Escritor: Richard Kelly
Editora: Darkside
ISBN: 978-85-666636-99-4
Edição: 1ª
Número de Páginas: 240
Ano: 2016
Assunto: Roteiros Cinematográficos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages