Simon vs a Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli - Tomo Literário

Simon vs a Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli

Compartilhe
Simon é um jovem de 16 anos, filho de uma psicóloga, de um pai que adora fazer piadas, de uma irmã politicamente correta e de outra bem calada, e tem um cachorro chamado Bieber. O que há de interessante na vida de um jovem como esse? A juventude, por si só, é interessante e daria centenas, milhares de livros, dependendo do aspecto que seja abordado.

Da escritora Becky Albertalli, “Simon Vs a Agenda Homo Sapiens”, publicado pela Intrínseca em 2016, conta a história do jovem que se corresponde por e-mail com outro garoto (de codinome Blue). Para Blue, Simon é Jacques. Na troca de e-mails com Blue eles tratam não só sobre a homossexualidade, mas falam de relações familiares, amigos, acontecimentos cotidianos. Tais e-mails apresentam passagens muito bem humoradas no livro. E com certeza vai dar vontade de comer Oreo. Falam de tudo isso, sem saberem suas reais identidades.

Simon, no entanto, é chantageado por Martin. Este último teve acesso ao e-mail de Simon e sabe sobre sua homossexualidade e suas correspondências com Blue. Em troca do segredo, Martin exige que Simon o ajude a se aproximar de Abby (garota por quem ele é apaixonado).

O jovem Simon vive dilemas que surgem na sua adolescência, e não deseja, prioritariamente, revelar sua homossexualidade para a família, para os amigos, para a sociedade. Mas se vê ameaçado diante da maneira com que é abordado por Martin.

E, o mistério é: quem será Blue na vida de Simon? Eles estudam no mesmo colégio, mas sonegam informações que podem revelar a sua identidade. Essa brincadeira que eles tem talvez os aproxime, justamente porque por e-mail eles podem revelar-se sem interferências externas.

Becky fez um livro que aborda diversas facetas: a aceitação do outro, independente de sua sexualidade, a relação entre pais e filhos, o acolhimento de amigos nos momentos em que é preciso, preconceito, invasão de privacidade, bullyng, entre outros. Mas os assuntos são tratados de maneira agradável. É uma história de amor e que pode inspirar muitos jovens que se sentem do mesmo modo como Simon. 

"Aí, você ouve também sobre pais que não se incomodam nem um pouco com a homossexualidade, mas não conseguem aceitar quando seu próprio filho se assume. Eles são uma caixinha de surepresa mesmo." (Trecho de e-mail que Blue enviou a Simon).

Os personagens do livro são jovens, vivendo sua juventude e, certamente, não será difícil você, leitor, se identificar com um ou outro personagem. Ou ainda, identificar alguma situação similar que tenha vivido ou esteja vivendo em sua adolescência.
 
Foto: Intrínseca
Vi a apresentação do livro na Turnê Intrínseca. No momento em que foi citado, os leitores presentes aplaudiram. Ao ler o livro compreendi o porquê. É bem escrito, de leitura leve, aborda um tema extremamente necessário ser discutido, tem bons personagens, a escritora demonstra conhecer bem o universo jovem (possivelmente pelo fato de ser psicóloga e lidar com jovens e familiares), é cativante. Enfim, recomendo que leiam!

Sobre a autora:

Becky Albertalli é psicóloga e por sete anos foi orientadora de um grupo de apoio em Washington para crianças com não conformidade de gênero. Mora em Atltanta, é casada e tem dois filhos. Simons Vs a Agenda Homo Sapiens é seu primeiro livro.

Ficha Técnica
Título: Simon Vs a Agenda Homo Sapiens
Escritor: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-892-8
Edição: 1ª
Número de Páginas: 272
Ano: 2016
Assunto: Ficção americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages