O Quinze - Rachel de Queiroz - Tomo Literário

O Quinze - Rachel de Queiroz

Compartilhe


“O Quinze”, de Rachel de Queiroz é uma narrativa enxuta e simples que se coloca em dois planos. A história da família de Chico Bento, retirante que vai de Quixadá a Fortaleza, e a relação amorosa dos primos e herdeiros Conceição e Vicente.

O casal vive agruras que podem influenciar no relacionamento. Vicente se engraça com uma cabocla e Conceição vem a saber. Tomando conhecimento do fato a moça passa a tratar Vicente com indiferença. Há falta de comunicação entre eles e o que poderia ser apenas um problema torna-se um grande obstáculo.

Já na história de Chico Bento, ele tem de tomar uma decisão: ou fica no sertão e corre o risco de morrer de fome ou parte em busca de um novo lugar. Parte em viagem com a família e uma mula.

O título do livro é referência a uma grande seca ocorrida em 1915, que ficou conhecida como “O Quinze”. O livro de Rachel de Queiroz é considerado um romance social, embora não tenha sido elaborado com o propósito de sê-lo. É por isso que Adolfo Casais Monteiro, na orelha do livro da 62ª edição, publicada pela Editora Siciliano, reforça: “ (...) por não ser um romance social, O Quinze é o mais notável, se não o único verdadeiro romance social brasileiro – porque as classes não existem em fórmulas sublinhadas pelo romancista, mas no irremediável das coisas, na espontaneidade dos próprios fatos (...)”.

Ao tratar de uma situação do nordeste brasileiro, poderíamos olhar para o livro como um romance regionalista, mas não o é.  É mais do que isso, é um livro que, depois de passado tanto tempo, ainda é capaz de mostrar o desconforto que é viver num ambiente hostil. E toca, possivelmente, pelo fato de não ser um livro dramático, cheio de sentimentalismos ou usado como uma bandeira política. O tema pode ser sofrido, mas não é composto de histórias lamuriosas, como pode imaginar o leitor desavisado. É história de gente. De gente que vive o problema e busca sobreviver diante das dificuldades que aparecem.

Ler Rachel de Queiroz (a primeira mulher a ingressar na Acadêmica Brasileira de Letras) é apaixonante. O Quinze é uma ótima pedida para adentrar o universo da escritora.

Ficha Técnica
Título: O Quinze
Escritor: Rachel de Queiroz
Editora: Siciliano
ISBN: 978-85-267-0527-X
Edição: 62ª
Número de Páginas: 149
Ano: 1993
Assunto: Literatura brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages