#LendoDomQuixote - Semana 2 - Capítulo VI ao X - Tomo Literário

#LendoDomQuixote - Semana 2 - Capítulo VI ao X

Compartilhe

A segunda semana do projeto #LendoDomQuixote compreendeu a leitura do capítulo VI até o capítulo  X (inclusive).

Nessa etapa da leitura vemos o padre e o barbeiro fazendo uma averiguação nos livros de Dom Quixote, com o intuito de queimá-los.  Na relação de livros há um de publicação do próprio Miguel de Cervantes, La Galetea. Trata-se de uma novela pastoril que foi publicada em 1585. Existia a promessa de uma continuação, no entanto isso nunca aconteceu. Alguns livros de Dom Quixote foram queimados, outros mantidos e o quarto foi vedado.

Bem sabemos da existência de Sancho Pança, e é no capítulo VII que ele aparece. Um lavrador, vizinho de Dom Quixote, e homem de bem. Ele torna-se o escudeiro do fidalgo cavaleiro.

Interessante observar os dois personagens juntos. Dom Quixote, carregando sua loucura e o seu olhar “quase ingênuo” diante das coisas que lhe aparecem e Sancho Pança aparentando certa lucidez. Mas, em certos aspectos, os dois tem comportamentos e ações que parecem levá-los a uma troca de posição no quesito lucidez/loucura. Espera Sancho Pança a recompensa que o fidalgo lhe prometeu.

Na jornada de Dom Quixote e Sancho Pança eles se deparam com moinhos, que são tratados como gigantes e, certos de que os são, eles os enfrentam. Esse episódio relatado no livro, possivelmente seja um dos mais conhecidos quando falamos da obra de Cervantes.

No final do capítulo VIII, temos a informação do autor de que não havia mais escritos sobre a história de Dom Quixote. A Segunda Parte do livro começa no capítulo IX, em que o autor  relatada que algum sábio deveria tomar para si o encargo de escrever as façanhas dos cavaleiros. Num mercado ele se depara com cartapácios (grandes livros) com a história de Dom Quixote, que continua.

A segunda semana da leitura coletiva fluiu bem e, com o cronograma montado, dividindo o livro em dez semanas, é possível que façamos outras leituras em paralelo, sem prejuízo do entendimento.

Deixo aqui a dica do blog Companhia de Papel para que postem seus vídeos, fotos, comentários utilizando a hastag #LendoDomQuixote. E aproveito também para lembrar que no Facebook há um evento, que pode ser encontrado pela mesma hastag, no qual podemos deixar nosso comentário, acompanhar os vídeos, debater e conversar mais sobre a obra.

Hoje, 30 de Maio, começa a terceira semana de leitura e vamos até o capítulo XV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages