#LendoDomQuixote – Semana 1 – até capítulo V - Tomo Literário

#LendoDomQuixote – Semana 1 – até capítulo V

Compartilhe

Dia 16 de Maio de 2016 foi iniciada a leitura coletiva do tomo I da obra de Miguel de Cervantes Saavedra, Dom Quixote. Na primeira semana do projeto o cronograma prevê a leitura até o capítulo V, o que corresponde até a página 107 do livro publicado pela Editora 34, edição de bolso, que é o que estou lendo.

No primeiro bloco de leitura inclui-se a apresentação, a nota dada à edição, a dedicatória, o prólogo e os versos preliminares. Nessa etapa, tomamos contato com o universo criado por Miguel de Cervantes. Dom Quixote assim se torna, elege a senhora de seus pensamentos (Dulcineia), toma seu cavalo Rocinante e parte em busca de sua primeira aventura de cavaleiro, além de assim ser armado.

Interessante observar que as notas de rodapé, apresentadas da publicação da Editora 34, nos traz muitas referências que se tornam importantes para o conhecimento da obra do autor. É altamente recomendável que sejam lidas, não só para esclarecer alguns termos e verbetes, mas para se aproximar ainda mais de Cervantes e seu fantástico personagem.  Curiosidade, por exemplo, o fato de que a dedicatória do livro publicado originalmente em 1605 não teria sido escrita por Cervantes, mas sim pelo impressor daquela edição. Outrossim, também é curioso e ainda os pesquisadores permanecem sem saber o real motivo, foi a adoção do sobrenome Saavedra.

Nos capítulos iniciais é possível sentir o clima que teremos adiante e em toda a jornada de Dom Quixote. Leitor voraz, que é, teria ele enloquecido. E, nós, queremos enlouquecer com ele.

“Enfim, tanto ele se engolfou em sua leitura, que lendo passava as noites de claro em claro e os dias de sombra a sombra; e assim, de pouco dormir e muito ler se lhe secaram os miolos, de modo que veio a perder o juízo.”

As primeiras impressões da leitura foram positivas. A leitura de clássicos é sempre bem-vinda e possibilita tomarmos contato com uma atmosfera da literatura, que nos faz compreender a literatura da contemporaneidade. Dom Quixote é, sem dúvida, um dos maiores personagens da literatura mundial, e não é difícil que o engenhoso fidalgo conquiste ainda mais leitores ao longo do tempo.

Observação: durante a leitura vou comentar as etapas, mas não vou dar “spoiler”. 

Nessa segunda-feira, dia 23/06/2016 demos início ao segundo bloco da jornada de leitura.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages